Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Menos choro e mais ação: é hora de adaptar seu negócio para um novo momento do consumidor.

Redação de Redação
11 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

Neste momento, a cabeça de muitos varejistas está girando, sem saber ao certo como será o comportamento do seu negócio nos próximos meses. Vendas baixas ou estagnadas, custos em alta, ambiente de indefinições…

Seguramente, o momento atual pede de uma forte reflexão sobre o seu atual modelo de negócios, afinal, os produtos e serviços que as pessoas consumiam no passado talvez não o faça a partir dos próximos meses. Comportamento mais do que esperado para um consumidor que está com dinheiro de menos no bolso, perspectivas nebulosas em relação ao seu futuro e principalmente com um estado de espírito baixo. Sim, porque as pessoas estão preocupadas, não conseguem fazer planos de médio e longo prazo, e precisam neste momento adiar sonhos e conquistas idealizadas nos últimos anos para substituir por um instinto maior de sobrevivência e de manter o que já conquistou.

Porém, o instinto de consumir faz parte do hábito das pessoas e dos brasileiros que tanto puderam comprar nos últimos anos. Fazer compras serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping center ou pela loja física, produzindo uma sensação de prazer imediato.

Se as pessoas gostam tanto de comprar, então é a hora de entender o momento deste consumidor e adaptar o seu negócio para esta nova realidade. Chegou a hora de fracionar, criar promoções, combos, simplificar produtos enfim, pensar diferente!

São muitos os exemplos. Um restaurante pode criar cardápios executivos mais acessíveis, uma loja de moda pode produzir uma coleção mais básica e portanto mais acessível, uma agencia de viagens pode criar uma ação mais ofensiva pacotes com destinos mais pertos, uma rede de cosméticos pode privilegiar itens de maior giro e diminuir a oferta de produtos C da curva ABC, um lojista pode trabalhar com fornecedores para o lançamento de produtos com embalagens menores, adentrar em novos segmentos promissores, diminuir o formato das lojas, montar uma nova politica comercial com fornecedores, treinar seus vendedores para um estilo mais ofensivo de vendas, enfim, é a hora de usar a criatividade.

Ter o produto ou serviço certo para este momento é a chave para se manter competitivo em momentos como este.

Menos choro e mais ação – líderes precisam se manter otimistas e saber enfrentar os percalços que se colocam na frente. Num país que já passou por tantas turbulências econômicas e politicas, esta crise é mais uma prova de que também temos os varejistas mais resistentes, resilientes e preparados do mundo.

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

Práticas de gestão, liderança e alta performance

Próxima Postagem

Burger King procura McDonald's para criar hambúrguer em conjunto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Burger King procura McDonald's para criar hambúrguer em conjunto

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.