Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Nunca é tarde para revisar sua estratégia de comercialização e distribuição

Redação de Redação
11 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Logística
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Luiz Alexandre de Paula Machado*

[the_ad id="138406"]

Se o título desse artigo lhe chamou atenção, vou iniciá-lo com uma outras provocações:

A. Sua empresa tem sido impactada pelo aumento do poder dos varejistas e atacadistas?
B. Os custos de fornecimento têm crescido para os grandes clientes?
B. O nível de exigência tem crescido para os clientes considerados médios e não somente para os key accounts?
D. A realidade da multicanalidade está tornando seu modelo de distribuição cada vez mais complexo?
E. Os canais indiretos continuam não atendendo toda a gama de clientes-alvo?
F. As margens estão cada vez mais espremidas?
G. A verticalização e criação de canais diretos e exclusivos pela concorrência têm impactado seus negócios?

[the_ad id="99067"]

Faz sentido para você? Se a resposta foi sim, vamos em frente com a leitura, caso contrário, você já está no “oceano azul”.

Fato é que o cenário atual de crescente competitividade, retração recente de consumo e crédito cada vez mais controlado pelas instituições financeiras e as mudanças no cenário político econômico têm forçado as indústrias a repensarem sua estratégia de atuação no mercado e é essa a realidade da maioria das empresas que estão atuando no Brasil.

Vale lembrar que em um cenário de extrema competição, para alguns competidores o único elemento de distinção é preço. Contrariamente ao que se pensa, a melhor estratégia nem sempre é preço para competir diretamente, mas parar de competir com uma única arma, repensando seu modelo de atuação.

Ao invés de tentar superar a concorrência, buscando um mercado já existente, por que não repensar sua distribuição para atingir um mercado que ninguém ou poucos estão atuando e com potencial de crescimento?

Dado todo este cenário, cada vez mais as empresas devem garantir que os principais objetivos dos canais de distribuição sejam atendidos, buscando assim alguns pontos importantes:

• Pulverizar a distribuição;
• Garantir e reforçar a melhor presença de imagem nos pontos de venda;
• Alinhar todo o composto de marketing – portfólio de produtos, preço, comunicação e distribuição;
• Estabelecer um fluxo de informações rápido e contínuo entre todos os participantes do processo comercial;
• Buscar, de forma integrada, oportunidades para:
• Aumentar cobertura;
• Aumentar eficiência na relação com os clientes;
• Melhorar a exposição dos produtos nos PDV’s;
• Capturar rentabilidade em toda a cadeia.

De forma não exaustiva esses são alguns dos objetivos que devem pautar as prioridades nesta nova fase do mercado e do consumo.

E se essa é sua realidade, a hora de repensar a comercialização e distribuição dos seus produtos chegou.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre@gsmd.com.br) é head de Consultoria da GS&AGR Consultores

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Criador de primeiro e-commerce brasileiro participa do LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Presidente da ABRASCE confirmado para o LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Logística

Nordeste e Sul-Sudeste lideram movimentação de pacotes no Brasil

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Presidente da ABRASCE confirmado para o LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.