Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O consumidor irá banir o açúcar do foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
25 de junho de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O consumidor irá banir o açúcar do foodservice

Em 2016 foi cunhada a seguinte expressão: “o açúcar é o novo tabaco”. E essa é uma verdade por todas as questões de saúde pública que o consumo de açúcar pode levar! Em excesso, ele aumenta os níveis de glicose no sangue e dificulta a produção da insulina, podendo levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Ainda na esteira do excesso, o açúcar é o responsável por muitos casos de obesidade, o que gera um risco aumentado para o câncer, por levar ao crescimento e multiplicação celular desordenada. Ele também aumenta os níveis de ansiedade e depressão, levando à piora geral da qualidade de vida.

Grave, não é? Com o estímulo para a participação do consumo de alimentos preparados fora do lar a responsabilidade dos negócios do setor é pressionada pelos consumidores.

Não é moda, nem tendência. É responsabilidade. Desde outubro de 2022 a indústria de alimentos implementou a lupa de sinalização de ingredientes em excesso na composição dos produtos e isso os pressionou a fazer mudanças em formulação, tamanho de porção e processos produtivos.

No foodservice essa regulamentação ainda não existe e o que assistimos são dois grandes movimentos. O primeiro de ofertas com composição e porções em excesso e o segundo de redes que investem na transformação do seu menu ou novas redes que surgem para entregar ofertas mais saudáveis.

Segundo pesquisa proprietária promovida pela Ingredion, mundialmente 64% dos consumidores estão tentando reduzir a sua ingestão de açúcar por motivos de saúde. E 42% querem reduzir o açúcar para perda de peso.

Em economias maduras como americana, alemã ou francesa o consumo de alimentos preparados fora de casa é superior a 50%. Segundo pesquisa realizada para a ABBT para a Mosaiclab em 2023, o gasto do brasileiro com alimentos preparados fora do lar é de 35%.

Então para atingir seus objetivos de saudabilidade, o consumidor tem buscado se conectar com marcas que ofereçam redução de açúcar, não tenham adição de açúcar ou que sejam totalmente livres de açúcar. Veja, o cliente continua gostando do dulçor, mas ele não quer as calorias, então está aberto a novas combinações que entreguem esse sabor.

E como os operadores podem buscar esses produtos? Em maio ocorreu a NIS – Nutri Ingredients Summit, e, na semana de 10 a 14 de junho a Natural Tech, ambas em São Paulo. Em teoria as áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) das redes estão presentes nesses eventos ou promovem desafios de inovação junto às indústrias. Porém, 78% do mercado de alimentação é de negócios independentes.

Os chefs, empresários e gestores estão atentos a esse movimento? Certamente em pequena escala e, como a porta de entrada da inovação desses negócios, geralmente, o comprador. Um perfil de profissional “juniorizado” ao longo do tempo, focado em custos e que geralmente recusa a experimentação ao novo justamente por esse foco. E assim os negócios claramente irão perder o timing da inovação, aumentando os indicadores de mortalidade do setor.

Outra questão é que o nutricionista está presente em operações de bares, restaurantes, confeitarias, cafés, entre outros, como um profissional que analisa e avalia processos e não como alguém que pode apoiar o debate da composição nutricional do menu e, junto com chefs e times de produção, inovar na direção certa.

Esse contexto gera ainda mais vantagens competitivas para grandes redes que fazem movimentos robustos (mas ainda lentos). Porém prejudica o consumidor de menor poder aquisitivo que não tem clareza sobre os riscos à saúde a longo prazo.

Na verdade, esse é um tema que exige a atenção dos empresários do setor e do Ministério da Saúde para que soluções sejam buscadas em direção ao equilíbrio. É fato que temos uma expectativa de vida cada vez mais alta, então a conta da saúde é nossa como sociedade.

Não adianta brigarmos e investirmos em tráfego. Temos de entregar o melhor para nossos consumidores.

Até o próximo!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O papel da credenciadora para aumentar as taxas de aprovação e conversão no e-commerce

Próxima Postagem

34ª edição do Febraban Tech começa hoje: Inteligência Artificial e ESG são destaques

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Febraban Tech

34ª edição do Febraban Tech começa hoje: Inteligência Artificial e ESG são destaques

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.