Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mindset digital no foodservice: o equilíbrio entre pessoas e tecnologias

Cristina Souza de Cristina Souza
31 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
customer

Com o intuito de otimizar processos, aumentar a utilização de dados na tomada de decisão, desenvolver novos produtos ou acelerar vendas, a transformação digital passou a ser uma expressão comum aos elos da cadeia do foodservice.

Tecnologias que antes eram tidas como sofisticadas passaram a ser democratizadas e entendidas como necessárias.

Ainda no campo, por exemplo, agricultores controlam umidade do solo, previsão de chuvas, quantidade de substrato para o solo, mapeamento de animais vacinados com o uso da tecnologia e muito mais, ajudando na otimização de custos e potencialização de resultados.

A indústria, que sempre se esforçou para conhecer consumidores a partir de pesquisas, tem investido fortemente em Inteligência Artificial para capturar dados de consumo, opiniões em mídias sociais e estilo de vida dos seus clientes e, dessa forma, predizer mais do que produtos – soluções.

Quando vemos a profusão de produtos plant based, ela responde ao cruzamento de informações que indicam os desejos por um mundo mais sustentável. Certamente essa não é a única resposta, mas é uma delas.

Os elos da distribuição, sejam operadores logísticos, sejam distribuidores, lutam avidamente por maior previsibilidade para assegurar estoques e evitar rupturas no atendimento aos seus clientes.

O máximo desejo é ter informações just in time dos seus clientes, mas, como ainda não é possível, além de capturar dados a partir das suas plataformas de vendas, eles passam a buscar informações junto a startups sobre o perfil dos negócios de foodservice por região e culinária, entre outros aspectos.

Na ponta da cadeia existem os operadores, dos quais podemos destacar dois perfis distintos: as grandes redes, com um altíssimo poder de conhecimento dos seus clientes, especialmente as que possuem aplicativos próprios ou programas de fidelidade já amadurecidos; e os operadores independentes, que possuem uma gestão quase que dirigida por indústrias que têm grande peso em seu negócio ou, ainda, utilizam o feeling e soluções simplificadas para gerir.

Os operadores são o elo mais forte em termos de conexão com os clientes. Porém, com a pulverização existente e a fraca digitalização desse elo, abriu-se oportunidade para o crescimento dos aplicativos de delivery, que estruturaram o seu negócio de forma a conhecer o cliente com profundidade e, portanto, influenciar no seu consumo.

Os negócios menores necessitam do apoio das grandes associações e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acena com um conceito chamado de “open delivery” que visa devolver aos bares e restaurantes o poder para conhecer mais sobre os seus clientes. A plataforma será lançada ainda em 2021 e tem o apoio de grandes players para assegurar o sucesso.

Esse novo mindset precisa ser disseminado com maior velocidade para mitigar todos os desafios vividos pelo setor no último ano e trazer de volta ao foodservice seu potencial de exponencialidade.

Pedidos digitais, pedidos por voz, atendimento robotizado, preparação com equipamentos controlados como computadores, tudo isso apoiará na maximização dos resultados. É preciso ter pessoas ainda mais engajadas e tecnicamente preparadas para que a tecnologia seja invisível aos olhos dos consumidores e a experiência seja maximizada.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Envato

Postagem anterior

iFood Mercado vê número de parceiros crescer 1.329% em um ano

Próxima Postagem

AliExpress e Shopee ampliam disputa pelo e-commerce no Brasil

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro corresponde a 11,6% do varejo nacional

AliExpress e Shopee ampliam disputa pelo e-commerce no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.