Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Direct to consumer como estratégia da liderança expansionista

Cristina Souza de Cristina Souza
31 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Direct to consumer como estratégia da liderança expansionista
[the_ad id="169690"]

O termo expansionismo define uma atitude política que preconiza a expansão de um país, além dos limites do seu território. Trazendo isso para o contexto dos negócios, sem dúvida, esta é a mentalidade do líder que constrói empresas perenes.

[the_ad id="138406"]

Além de mentalidade pró-crescimento, é necessário compreender cenários, pressões e competências que teremos pela frente. E a NRF 2023 trouxe algumas respostas.

Segundo Kate Ancketill, CEO and Founder da GDR Creative Intelligence, o cenário mundial pode ser resumido em 3 C´s: clima, conflitos e covid.

Adicionando algumas camadas a essa interpretação temos:

Clima – Todas as intervenções históricas produzidas pela humanidade vêm gerando mais e mais desequilíbrios que causam catástrofes intensas como seca, inundações, incêndios, nevascas, entre outras. As questões climáticas interferem fortemente na vida, saúde e sobrevivência das pessoas e das empresas. Assim, a agenda de soluções sustentáveis para produtos e serviços torna-se imperativa.

Conflitos – Além da Guerra da Ucrânia, existem outros sete conflitos sangrentos distribuídos pelo mundo: Haiti, Iêmen, Mianmar, Etiópia, Síria, Afeganistão, além de países africanos tomados por grupos de militantes islâmicos que invadem Mali, Niger, Burkina Faso, Somália, Congo e Moçambique por identificar fraqueza política nesses países. Os conflitos geram um importante movimento de imigração e, claro, esse tema exige tratativas dos governos e também das empresas.

Covid – O medo pelo retorno do horror vivido com as mortes e o lockdown causados pela pandemia de covid-19 persiste, mas a boa notícia é que a Organização Mundial da Saúde sinaliza que 2023 pode ser o ano do fim da pandemia. Essa superação virá com a vacinação, vigilância e conscientização. Claro que não haverá tranquilidade absoluta, uma vez que novos vírus, como o mpox, podem surgir.

Além dos 3 C´s, a inflação mundial traz grande instabilidade, especialmente para economias maduras que não estão acostumadas a conviver com esse cenário. No contexto americano, identificamos uma resposta dirigida a questões essenciais, como a eficiência operacional, tanto no varejo de valor quanto no varejo de luxo. E mesmo em lados tão extremos, ambos enaltecem a importância da experiência a partir do olhar da jornada da vida do consumidor.

Dentre os aprendizados sublinhados da fala dos grandes líderes que estiveram nos palcos da NRF 2023 e que culminam com o contexto de erosão dos conceitos da nossa sociedade contemporânea podemos destacar:

Fé – Tudo o que enfrentamos deve ser encarado com resiliência e visão de longo prazo. (James Cash)

Família – Buscar o equilíbrio entre o trabalho e a família. (Domenico de Sole)

Perseverança e inspiração – Acreditar e assumir sua responsabilidade em inspirar outras pessoas é a atitude esperada para quem teve sucesso na vida. (Simone Biles)

Flexibilidade é a nova moeda do local de trabalho – Traduzir essa afirmação, assim como ouvir os colaboradores e construir uma empresa com propósito, te leva a atingir resultados superiores. E a Pepsico está fazendo isso consistentemente na Europa, nos Estados Unidas, na América Latina e no Brasil. (Steven Williams)

Acolhimento – Quando oferecemos um trabalho a um refugiado, ele deixa essa condição e passa a ser um cidadão. Isso transforma empresas e a humanidade. Desde a fundação da empresa, a Chobani se compromete com essa causa. (Hamdi Ulukaya)

Responsabilidade – Comunicação franca e constante mantém a liderança conectada com os times. (Rodney McMullen)

A partir de uma visão realista de contexto, somada a competências repaginadas, podemos eleger a estratégia Direct to Consumer (DTC) como um dos caminhos para que as empresas possam alcançar o crescimento em diferentes níveis. É um modelo virtuoso por permitir reduzir o custo ao cliente e aumentar a margem de lucro do fabricante.

Vale lembrar que muitos varejistas estão fazendo o caminho contrário, investindo em marcas próprias ou verticalizando seu modelo, mas esse é tema para um outro artigo.

Ilustrativamente, cabe citar alguns cases de empresas que foram apoiadas pela Gouvêa Ecosystem em sua jornada DTC.

ArcelorMittal – Uma empresa cujo faturamento é superior a 76 bilhões de dólares (como indústria) e que, em 2021, inaugurou sua primeira loja. Hoje são 11 operações próprias ou com parceiros e há uma previsão de abertura de outras 7 unidades em 2023. Um projeto desenvolvido pela Gouvêa Consulting.

Pampili – Com o projeto desenvolvido pela Bittencourt, a marca de lifestyle para meninas, após amadurecer o conceito com 12 lojas próprias, começou a operar com franquias no segundo semestre de 2022. E já são 5 unidades nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná, e Piauí.

Casa La Pastina – O projeto foi desenvolvido pela Gouvêa Consulting e pela Gouvêa Foodservice, que apoiaram a La Pastina a construir sua estratégia para implementar a primeira flagship da marca, em novembro de 2022, em São Paulo. Se haverá expansão, os formatos e modelos de operação em breve saberemos. O fato é que o primeiro passo foi dado e a receptividade dos clientes foi espetacular.

Cases muito maduros e pujantes de DTC deram mais um salto e, há alguns anos, seguem acelerando sua estratégia expansionista através da Internacionalização.

Havaianas faz isso com muito sucesso e crescimento consistente, cuja participação da operação internacional já responde por 32% do tamanho do negócio.

Lupo, com mais de 800 unidades, cresce em número de unidades, receita e lucro líquido, além de focar em soluções cada vez mais sustentáveis em seu processo produtivo.

Por fim, Bauducco, que, além de crescer com a venda de produtos, tomou a decisão de expandir a casa Bauducco, almejando atingir 400 lojas entre operações brasileiras e internacionais.

Se as lideranças a frente das empresas citadas estão 100% conectadas com os desafios identificados na NRF2023 ou possuem todas as competências sublinhadas pelas lideranças as quais pudemos nos inspirar, não sabemos. O fato é que estão trilhando um caminho inspirador para todos nós e fazendo suas empresas maiores e melhores para seus colaboradores e clientes.

Para finalizar, gostaria de registrar que dentre os vários desafios para o sucesso do DTC há a construção de novos times, mudança da mentalidade interna e o gerenciamento de conflitos com os canais. Mas o principal deles é o entendimento da indústria de que o decisor não é mais uma outra empresa, e sim o consumidor, cujos drivers, apelos e expectativas são bem diferentes. Parece óbvio, mas nem sempre é simples de realizar na prática.

A expectativa de resultados de curto prazo pode influenciar negativamente essa nova vertical de negócios. A maturação em termos de resultado financeiro depende da assertividade do planejamento, mas, principalmente, da entrega da experiência perfeita para o consumidor. Entender que a loja é um OmniPDX é o que fará a diferença.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Vendas pelo e-commerce crescem 77,6% e puxam faturamento da Buddha Spa em 2022

Próxima Postagem

Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.