Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Direct to consumer como estratégia da liderança expansionista

Cristina Souza de Cristina Souza
31 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Direct to consumer como estratégia da liderança expansionista

O termo expansionismo define uma atitude política que preconiza a expansão de um país, além dos limites do seu território. Trazendo isso para o contexto dos negócios, sem dúvida, esta é a mentalidade do líder que constrói empresas perenes.

Além de mentalidade pró-crescimento, é necessário compreender cenários, pressões e competências que teremos pela frente. E a NRF 2023 trouxe algumas respostas.

Segundo Kate Ancketill, CEO and Founder da GDR Creative Intelligence, o cenário mundial pode ser resumido em 3 C´s: clima, conflitos e covid.

Adicionando algumas camadas a essa interpretação temos:

Clima – Todas as intervenções históricas produzidas pela humanidade vêm gerando mais e mais desequilíbrios que causam catástrofes intensas como seca, inundações, incêndios, nevascas, entre outras. As questões climáticas interferem fortemente na vida, saúde e sobrevivência das pessoas e das empresas. Assim, a agenda de soluções sustentáveis para produtos e serviços torna-se imperativa.

Conflitos – Além da Guerra da Ucrânia, existem outros sete conflitos sangrentos distribuídos pelo mundo: Haiti, Iêmen, Mianmar, Etiópia, Síria, Afeganistão, além de países africanos tomados por grupos de militantes islâmicos que invadem Mali, Niger, Burkina Faso, Somália, Congo e Moçambique por identificar fraqueza política nesses países. Os conflitos geram um importante movimento de imigração e, claro, esse tema exige tratativas dos governos e também das empresas.

Covid – O medo pelo retorno do horror vivido com as mortes e o lockdown causados pela pandemia de covid-19 persiste, mas a boa notícia é que a Organização Mundial da Saúde sinaliza que 2023 pode ser o ano do fim da pandemia. Essa superação virá com a vacinação, vigilância e conscientização. Claro que não haverá tranquilidade absoluta, uma vez que novos vírus, como o mpox, podem surgir.

Além dos 3 C´s, a inflação mundial traz grande instabilidade, especialmente para economias maduras que não estão acostumadas a conviver com esse cenário. No contexto americano, identificamos uma resposta dirigida a questões essenciais, como a eficiência operacional, tanto no varejo de valor quanto no varejo de luxo. E mesmo em lados tão extremos, ambos enaltecem a importância da experiência a partir do olhar da jornada da vida do consumidor.

Dentre os aprendizados sublinhados da fala dos grandes líderes que estiveram nos palcos da NRF 2023 e que culminam com o contexto de erosão dos conceitos da nossa sociedade contemporânea podemos destacar:

Fé – Tudo o que enfrentamos deve ser encarado com resiliência e visão de longo prazo. (James Cash)

Família – Buscar o equilíbrio entre o trabalho e a família. (Domenico de Sole)

Perseverança e inspiração – Acreditar e assumir sua responsabilidade em inspirar outras pessoas é a atitude esperada para quem teve sucesso na vida. (Simone Biles)

Flexibilidade é a nova moeda do local de trabalho – Traduzir essa afirmação, assim como ouvir os colaboradores e construir uma empresa com propósito, te leva a atingir resultados superiores. E a Pepsico está fazendo isso consistentemente na Europa, nos Estados Unidas, na América Latina e no Brasil. (Steven Williams)

Acolhimento – Quando oferecemos um trabalho a um refugiado, ele deixa essa condição e passa a ser um cidadão. Isso transforma empresas e a humanidade. Desde a fundação da empresa, a Chobani se compromete com essa causa. (Hamdi Ulukaya)

Responsabilidade – Comunicação franca e constante mantém a liderança conectada com os times. (Rodney McMullen)

A partir de uma visão realista de contexto, somada a competências repaginadas, podemos eleger a estratégia Direct to Consumer (DTC) como um dos caminhos para que as empresas possam alcançar o crescimento em diferentes níveis. É um modelo virtuoso por permitir reduzir o custo ao cliente e aumentar a margem de lucro do fabricante.

Vale lembrar que muitos varejistas estão fazendo o caminho contrário, investindo em marcas próprias ou verticalizando seu modelo, mas esse é tema para um outro artigo.

Ilustrativamente, cabe citar alguns cases de empresas que foram apoiadas pela Gouvêa Ecosystem em sua jornada DTC.

ArcelorMittal – Uma empresa cujo faturamento é superior a 76 bilhões de dólares (como indústria) e que, em 2021, inaugurou sua primeira loja. Hoje são 11 operações próprias ou com parceiros e há uma previsão de abertura de outras 7 unidades em 2023. Um projeto desenvolvido pela Gouvêa Consulting.

Pampili – Com o projeto desenvolvido pela Bittencourt, a marca de lifestyle para meninas, após amadurecer o conceito com 12 lojas próprias, começou a operar com franquias no segundo semestre de 2022. E já são 5 unidades nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná, e Piauí.

Casa La Pastina – O projeto foi desenvolvido pela Gouvêa Consulting e pela Gouvêa Foodservice, que apoiaram a La Pastina a construir sua estratégia para implementar a primeira flagship da marca, em novembro de 2022, em São Paulo. Se haverá expansão, os formatos e modelos de operação em breve saberemos. O fato é que o primeiro passo foi dado e a receptividade dos clientes foi espetacular.

Cases muito maduros e pujantes de DTC deram mais um salto e, há alguns anos, seguem acelerando sua estratégia expansionista através da Internacionalização.

Havaianas faz isso com muito sucesso e crescimento consistente, cuja participação da operação internacional já responde por 32% do tamanho do negócio.

Lupo, com mais de 800 unidades, cresce em número de unidades, receita e lucro líquido, além de focar em soluções cada vez mais sustentáveis em seu processo produtivo.

Por fim, Bauducco, que, além de crescer com a venda de produtos, tomou a decisão de expandir a casa Bauducco, almejando atingir 400 lojas entre operações brasileiras e internacionais.

Se as lideranças a frente das empresas citadas estão 100% conectadas com os desafios identificados na NRF2023 ou possuem todas as competências sublinhadas pelas lideranças as quais pudemos nos inspirar, não sabemos. O fato é que estão trilhando um caminho inspirador para todos nós e fazendo suas empresas maiores e melhores para seus colaboradores e clientes.

Para finalizar, gostaria de registrar que dentre os vários desafios para o sucesso do DTC há a construção de novos times, mudança da mentalidade interna e o gerenciamento de conflitos com os canais. Mas o principal deles é o entendimento da indústria de que o decisor não é mais uma outra empresa, e sim o consumidor, cujos drivers, apelos e expectativas são bem diferentes. Parece óbvio, mas nem sempre é simples de realizar na prática.

A expectativa de resultados de curto prazo pode influenciar negativamente essa nova vertical de negócios. A maturação em termos de resultado financeiro depende da assertividade do planejamento, mas, principalmente, da entrega da experiência perfeita para o consumidor. Entender que a loja é um OmniPDX é o que fará a diferença.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Vendas pelo e-commerce crescem 77,6% e puxam faturamento da Buddha Spa em 2022

Próxima Postagem

Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

Com o aumento do custo de vida, consumidores repensam hábitos para reduzir despesas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.