Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A jornada de renovação do foodservice vai além do gelo gourmet

Cristina Souza de Cristina Souza
30 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A jornada de renovação do foodservice vai além do gelo gourmet

Eu trabalho em foodservice desde 1997, quando me formei, e adoro ver a evolução das relações das pessoas com os alimentos e bebidas.

Uma pesquisa publicada em junho de 2021 pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostrou que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19.

Junto com esse aumento de consumo se estabeleceu um movimento de sofisticação na forma de consumir drinks e a mixologia passou a ganhar espaço, ou melhor, ganhar importância para os consumidores, como ocorreu com a gastronomia no passado. Elementos como o copo perfeito, a combinação de ingredientes e, principalmente, o gelo adequado passam a ter valor adicional para os consumidores.

Gelo gourmet? Sim! Gelo que derrete mais lentamente. Gelo com formato especial segundo o tipo de drink. Gelo que recebe uma marca sinalizando a assinatura do bartender ou do bar e alguns que aprisionam ingredientes adicionais que, aos poucos, são incorporados às bebidas amplificando a experiência dos clientes.

Durante a pandemia, o setor de alimentação mostrou-se altamente preocupado sobre a volta dos clientes presencialmente e muitas questões foram debatidas: Por que investir em arquitetura se o cliente preferia o delivery? Por que investir em louças e apresentação se o cliente estava feliz em receber os produtos na caixinha em sua casa? Por que investir em um conjunto de elementos (produto, serviço, tecnologia) para compor uma experiência presencial se o cliente estava feliz em receber tudo na sua casa?

Nenhuma dessas afirmações se confirmou na totalidade. O cliente incorporou o delivery como hábito para atender sua necessidade de conveniência, porém, nunca esteve tão ávido por viver experiências completas em suas visitas a bares e restaurantes.

Em 2019, o consumo no delivery era de 9%; em 2020, de 20%; em 2021 foi de 21%. Em 2022 segue em queda, mas deve fechar o ano na casa dos 15% ou16%, segundo dados Mosaiclab para o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

A jornada de renovação do setor tem sido espetacular. A retomada dos festivais, inauguração de novos restaurantes, inovação em ingredientes, harmonia entre o bar e a cozinha, tudo combinado para assegurar ao cliente o melhor. E ainda temos novos formatos em tamanho e fluxo operacional, tecnologias e, principalmente, uma mentalidade nova.

Dizemos aqui na Gouvêa Foodservice que o restaurante não é mais um restaurante. Ele  evoluiu e se tornou um hub para solucionar desejos e necessidades de alimentar, conviver e viver experiências.

Nesse espírito iremos apresentar as direções do Restaurante do Futuro na 7ª. Edição do Latam Retail Show que ocorrerá de 13 a 15 de setembro, no Expo Center Norte. Com acesso gratuito, uma operação viva e com a combinação de tecnologias que incluem desde a rastreabilidade de produto, atividades interativas, IOT a presença de um robô para o atendimento ao cliente.

O mercado mudou, vamos nos transformar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Rock in Rio une marcas para campanha de conscientização de descarte correto

Próxima Postagem

AliExpress aposta na ampliação de vendedores locais para alavancar Black Friday e Single’s Day

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
AliExpress amplia vendedores locais para alavancar Black Friday e Single's Day

AliExpress aposta na ampliação de vendedores locais para alavancar Black Friday e Single's Day

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.