Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice | Resiliência à Toda Prova

Cristina Souza de Cristina Souza
30 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos
Sete em cada dez bares e restaurantes têm dificuldade em contratar funcionários

Passados mais de 100 dias da quarentena no Estado de São Paulo o mercado de alimentação fora do lar que vinha dando sinais de melhora (discreta e ainda em base negativa) voltou a apresentar queda na semana entre 14 a 20 de junho.

Ainda aguardamos a publicação dos dados da Cielo, fonte do comentário supra citado e gráfico ilustrado abaixo, mas o fato é que esse setor que tradicionalmente é resiliente e que num processo de retomada de crise reinventa-se, atualmente sofre muito com a sufocação causada pela incerteza.

graf1

Fato é que não há decisão fácil para os governantes de forma definitiva já que que a propagação do vírus ainda não está sob controle da ciência. Olhando ao redor do mundo as dúvidas ainda persistem. Alguns Estados americanos retomam o isolamento, alguns países europeus desaceleram as medidas de liberação e outros tanto na Europa, Ásia e Oceania parecem retomar a vida quase que normalmente. No Brasil seguimos num sistema que parece ser o mais inteligente, no qual cada Estado organiza e coordena a retomada. Somos continentais e não é possível esperar o controle Estado a Estado para agir.

Temos boas práticas a observar em nosso país e fora dele, ouvir colegas do setor e amigos de outros países tem nos inspirado e demonstrado que há oportunidades. Assim, divido um pouco da visão e dos aprendizados quem sabe para lhe assegurar mais uma dose de otimismo para seguir em frente.

  • Apoio do Governo – quando os recursos financeiros foram de fato destinados houve intensa adesão às medidas propostas, evitou-se o desemprego e a ansiedade e risco de falência dos negócios foram controladas.
  • Quando na retomada das operações realizar atividades promocionais com apoio das indústrias de alimentos têm se mostrado uma combinação vitoriosa. E várias delas sinalizam estarem preparadas para tal no Brasil.
  • A Maturidade Digital dos países permitiu a aceleração do uso de plataformas, pagamentos digitais e interação entre negócios e consumidores. No Brasil ocorreu algo como uma grande explosão, mas de fato, sairemos mais digitais dessa pandemia. A familiaridade e facilidade com que os brasileiros estão integrados às mídias sociais e o uso do whatsapp acenam como fenômeno para o setor nessa pandemia.
  • Ampliação de modelos Drive Thru para assegurar acesso fácil aos clientes, incentivando os estabelecimentos a manterem seus serviços a partir da criação de áreas e bolsões em regiões específicas, reduzindo o gasto do consumidor com frete, por exemplo, ou oferecendo conveniência para quem retomou suas atividades profissionais.
  • Permissão para utilização de espaços públicos para consumo de alimentos evitando confinamento das pessoas em áreas restritas. No hemisfério norte estão na primavera então essa sem dúvida é uma ótima possibilidade. Para alguns Estados brasileiros pode fazer sentido e nos Estados mais frios a combinação de aquecedores nas calçadas e proteção com umbrelone pode funcionar também.
  • Integração com varejo alimentar como novo canal de vendas. Estruturação de conceitos “store in store” ou reedição dos produtos em formato que permitam atender aos requisitos do varejo.

A caminhada é longa, o desafio maior ainda. Aglutine-se a outros elos da cadeia, busque novas parcerias, respire fundo e siga! Muitas pessoas e setores dependem da resiliência e da força de cada um dos líderes do foodservice e você é um deles!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Estamos sediados na cidade de São Paulo e com a liberação do isolamento seguimos em atendimento misto com todos os cuidados para encontros presenciais, mas ainda dando preferência ao atendimento pelas plataformas de conexão virtual. Se precisar de algo, nos avise! Whatsapp 11.97684 0701

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #foodservicecovid19 #resiliencia foodservice

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cliente poderá fazer pedido dentro do restaurante com solução do iFood

Próxima Postagem

Estudo da ABF indica queda média de 48,2% no faturamento das franquias em abril

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Foodservice

Milky Moo e Kit Kat fazem collab em milkshake Cherrie para o Natal

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Estudo da ABF indica queda média de 48,2% no faturamento das franquias em abril

Estudo da ABF indica queda média de 48,2% no faturamento das franquias em abril

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile