Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A confiança e a sobrevivência dos negócios de alimentação

Cristina Souza de Cristina Souza
30 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A confiança e a sobrevivência dos negócios de alimentação

A credibilidade é um ativo intangível que tem impulsionado o sucesso dos negócios de foodservice pós-pandemia. Afirmação óbvia? Vamos aos fatos.

Durante a pandemia de covid-19, o cliente passou a se preocupar e valorizar ações que tangibilizassem indicadores de segurança dos alimentos. Como as mesas eram limpas, vídeos das áreas de produção, disponibilidade de álcool em gel, embalagem dupla para o delivery e todos os demais cuidados que todos podemos nos lembrar.

Segundo a Data Driva, entre 2020 e 2021, foram abertos 200 mil e 211 mil respectivamente novos CNPJs ligados ao setor de operações de alimentação. Do total de mais de 1,9 milhão de CNPJs de negócios de foodservice, os MEIs representam dois terços. De janeiro a março de 2024 foram encerrados 79 mil CNPJs do setor. Se usarmos a lógica de participação de mercado, temos mais de 50 mil MEIs encerradas somente nesse período.

As microempresas são negócios mais frágeis por serem menos preparadas empresarialmente, não terem marcas fortes e, mais do que isso, não terem regularidade de padrão de serviço e qualidade. Então, os consumidores experimentam, mas abandonam o consumo. Essas empresas, por fragilidade em seu caixa, perdem força e não sobrevivem.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, em 2023, o franchising brasileiro previa um crescimento geral de 9,5% a 12%. O número geral foi de 13,8%. Porém, no franchising, a performance do foodservice foi de 17,9%, ou seja, 5,9 pontos percentuais acima do máximo projetado.

Parte desse crescimento vem da expansão em número de unidades, situação comum em um contexto pós-crise, quando pessoas que perderam empregos corporativos buscam o franchising como opção de investimento, quase uma forma de compra do emprego, além, é claro, da competência das empresas em criarem novos formatos, se tornarem mais eficientes e atrairem investidores.

Outra parte vem do aumento de ticket médio. E esse aumento está composto por aumento de preços, adesão dos clientes a ações promocionais, integração de canais físicos e digitais, mas especialmente à fidelização dos clientes a marcas que realmente entregam sua promessa.

Ilustrados esses dois paralelos, é fundamental reforçar que o mercado de alimentação é altamente pulverizado. Temos 22% de redes, contra 78% de negócios independentes, ou seja, há um contexto de desigualdade em  profissionalização.

O consumidor é omnichannel, exigente ao extremo e implacável com marcas que o fazem gastar mal o seu dinheiro, principalmente, no contexto de perda do poder de compra que vivemos atualmente.

Ou seja, se o cliente for consumir um alimento preparado fora de casa, tudo precisa ser perfeito, a qualidade, o atendimento e, principalmente a experiência.

Grandes marcas como Cacau Show nasceram de pequenos empreendimentos individuais e, hoje, são referência. Apesar de os clientes serem mais rígidos em suas expectativas e padrões é fundamental que os elos do setor se mobilizem.

Uma forma de reduzir as distâncias são a organização e o protagonismo de indústrias e distribuidores de alimentos, somados a associações e entidades, para que os MEIs de hoje tenham suporte e aceleração ao seu processo de profissionalização.

Outra questão é estimularmos as pessoas a integrarem modelos vencedores. Dessa forma, cabe uma reflexão das marcas de franquias e redes buscarem formatos estruturados que permitam que os atendentes de hoje possam ter um plano de carreira e no futuro se tornem donos de lojas, permitindo que todo aprendizado ao longo de sua jornada o torne um empresário de sucesso.

Um circulo virtuoso em que todos podem ganhar. Vale a reflexão!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Grupo Soma inaugura escritório na China e segue processo de internacionalização

Próxima Postagem

Au.Migos Pets, marca do Grupo Boticário, chega em mais de 4 mil lojas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Au.Migos Pets, marca do Grupo Boticário, chega em mais de 4 mil lojas

Au.Migos Pets, marca do Grupo Boticário, chega em mais de 4 mil lojas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.