Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A combinação perfeita para o sucesso dos negócios de alimentação

Eficiência na engenharia de cardápios e ofertas por tempo limitado

Cristina Souza de Cristina Souza
29 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A combinação perfeita para o sucesso dos negócios de alimentação

Consumidores exigentes e ávidos por inovação são uma realidade no mercado de foodservice, porém, o grande ponto é assegurar esses dois elementos combinados de maneira eficiente em relação ao desenvolvimento de fornecedores, treinamento da equipe, novas embalagens, timing de produção, qualidade de performance no delivery, gestão de custos, entre outros fatores.

A dicotomia entre inovar e os desafios para a implementação pressionam redes de franquias, redes independentes e negócios do segmento em geral. As grandes redes, sejam nacionais ou internacionais, possuem estruturas maduras nesse tema. Então, vamos aprofundar como é possível construir essa jornada nos demais contextos.

O primeiro grande passo é a gestão informatizada do negócio. Parece básica essa afirmação, mas, infelizmente, essa é uma realidade comum, inclusive em operações com mais de 20 ou 30 lojas.

O segundo é a engenharia do cardápio, que envolve a combinação de fichas técnicas, com percentuais adequados para garantir a rentabilidade do negócio, e uma perfeita variedade de ingredientes, número de fornecedores, complexidade de execução, e, principalmente, a otimização da oferta dos produtos que têm uma performance vencedora em vendas, combos e itens que precisam ser atualizados.

A partir do momento que essa estrutura existe e é bem gerida, o próximo passo é avançar na construção de um calendário de inovações, parte dele correlato a datas importantes do varejo, como o Natal e Dia das Mães, mas nunca em todas as datas, para o efeito não se perder. E depois em datas que são importantes para promover o seu próprio negócio a partir das especialidades da casa.

Por exemplo, para uma pizzaria, uma semana com promoções e sabores especiais; para uma confeitaria, novas variações de recheios e coberturas de bolos etc.

Outro caminho é apoiar-se nas soluções oferecidas pelas indústrias, geralmente já testadas, precificadas e de simples implementação. Por fim, a conexão com ações sociais de impacto tem sido tendência e gerado adesão pelos consumidores.

Desenhados os caminhos é necessário entender, de forma realista, que os ciclos de inovação precisam de 60, 90 ou até 120 dias para implementação. Em negócios pequenos e autorais, os prazos podem ser menores, porém, também exige planejamento.

O fator crítico de sucesso dessa estratégia é o efeito surpresa para o consumidor: a qualidade da comunicação, a execução, a experiência e, na maioria das vezes, a escassez. Ou seja, oferta por tempo limitado. Isso evita que seja desestruturado todo modelo de engenharia de menu do negócio e, somente se o produto se provar como um vencedor em vendas, ele passa efetivamente a fazer parte do menu fixo da casa.

Para fazer tudo isso acontecer de forma assertiva é necessário manter um radar contínuo sobre as tendências do mercado, desejos e necessidades do consumidor, conexão com lançamentos dos concorrentes e definir em quais canais irá desenvolver essas promoções. Vamos acelerar o foodservice brasileiro com mais e mais profissionalismo e competência.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo 4.0 e omnicanalidade: ainda é hora

Próxima Postagem

Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

Foodtech Mundo Rão lança aplicativo que reúne cardápio de 22 marcas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.