Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cafeterias se transformam em espaços de conexão e novas experiências

Cristina Souza de Cristina Souza
29 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cafeterias se transformam em espaços de conexão e novas experiências

Dia 5 de maio de 2023 se tornou uma data histórica. Nesse dia, por meio do comunicado apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi estabelecido o fim da pandemia, após três anos e três meses desde a adoção da emergência global, em janeiro de 2020.

A pandemia foi encerrada, e com o retorno às atividades presenciais de forma cada vez mais intensa nos últimos dois anos, os brasileiros passaram a buscar experiências presenciais acolhedoras e especiais.

Os recursos estão direcionados para momentos de celebração, como indicou a pesquisa realizada pela Abrasel/Sebrae em 2023, em que 76,6% das pessoas responderam que buscavam um estabelecimento de alimentação fora do lar para um momento de festa ou celebração.

Além disso, no primeiro quadrimestre de 2025, como indica pesquisa Crest, desenvolvida pela Mosaiclab, canais que entregam mais experiência, como hotéis, restaurantes fine dining e casual dining, tiveram um crescimento de tráfego de 59% em hotéis, seguida por 11 e 9%, respectivamente, nos demais canais citados.

Somado ao desejo de apreciar ambientes aconchegantes, como cafeterias, existe um comportamento do jovem da geração Z que, em comparação com gerações anteriores, tem demonstrado uma tendência a consumir menos álcool. Esse fenômeno pode ser explicado por diversos fatores, como a maior conscientização sobre os efeitos negativos do álcool, o aumento da procura por estilos de vida mais saudáveis (como menos madrugadas sem dormir) e a influência das redes sociais.

Esse comportamento dos jovens tem impulsionado um movimento de festas e celebrações em cafeterias, gerando uma transformação no uso desses espaços.

As cafeterias deixam de ser apenas pontos de consumo de café para se tornarem locais de encontros, festas temáticas, festas de aniversário, chás de bebê, noivados, eventos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros. Alguns estabelecimentos investem até em decoração, cardápios especiais, menus degustação e ativações para pequenos grupos.

Nos EUA, Europa e Ásia, as cafeterias ocupam são chamadas de “Third Place”, pois, além de casa e trabalho, a cafeteria é um lugar para se reunir, socializar e celebrar pequenas e médias ocasiões. Claro que temos lugares com essa característica no Brasil, mas, é mais do que passar horas trabalhando em uma cafeteria: é realmente se sentir à vontade nesse espaço.

Voltando às festas em cafeterias, em cidades como Londres, Nova York e Seul, existe um aumento de eventos de networking, clubes do livro, noites de jogos e workshops em cafeterias. Porém, o que realmente tem chamado a atenção é o formato fluido e divertido, com DJ´s, música, drinks (sem álcool) que entregam SMOJ (Small Moments of Joy) – pequenos momentos de alegria para essa moçada.

As cafeterias são pequenas, não dá para ficar horas por lá em uma festa; então é realmente algo para fazer a diferença para alegrar o seu dia. Tudo é registrado pelos animados participantes e vai para as mídias sociais, seja no TikTok ou no Instagram, e essa tendência ganha corações e adesões globalmente.

A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo.

Compreender movimentos globais, entender o seu consumidor, sua evolução e desejos são fundamentais para o sucesso do negócio.

Se o cliente só vai ao seu estabelecimento quando quer celebrar, não espere pelo próximo aniversário dele: crie um SMOJ que irá tornar o dia dele único e aumentar a relação de proximidade com o seu negócio.

A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos, fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo. Conte conosco!

Notas:

  • De 14 a 20 de maio, estaremos em Chicago, com nossa delegação, na National Restaurant Show 2025, onde participaremos do Brasil, destacando esse tema.
  • No dia 26 de maio, faremos o Connection Foodservice Day, com todos os aprendizados vivenciados nesse, que é o maior evento de foodservice das Américas. Ainda dá tempo. Inscreva-se.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Freepik

Postagem anterior

E-commerce brasileiro movimenta uma entrega a cada 7 segundos

Próxima Postagem

Com R$ 600 mi de impacto, Lady Gaga deve superar Madonna e impulsionar comércio no Rio

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Show de Lady Gaga no Rio deve superar o de Madonna, com impacto de R$ 600 milhões

Com R$ 600 mi de impacto, Lady Gaga deve superar Madonna e impulsionar comércio no Rio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.