Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios das indústrias de alimentos para mitigar a inflação nos custos de produção

Cristina Souza de Cristina Souza
26 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Os desafios das indústrias de alimentos para mitigar a inflação nos custos de produção

A indústria de alimentos e bebidas é a maior do Brasil. Ela processa 60,9% de tudo o que é produzido no campo, reúne mais de 41 mil empresas, gera dois milhões de empregos diretos e representa 10,7% do PIB do País.

Em 2023 o faturamento da indústria de alimentos e bebidas cresceu 7,2% em relação a 2022, atingindo R$ 1,161 trilhão. Devido ao crescimento da exportação de alimentos, a expectativa é que 2024 novamente seja apurado crescimento, uma vez que em 2023, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de alimentos industrializados – em volume, com 72,1 milhões de toneladas. (Fonte: ABIA)

Porém, nos últimos anos, a indústria de alimentos tem enfrentado desafios sem precedentes devido à inflação global, impulsionada por complexidades geopolíticas e mudanças climáticas. Relatórios da FAO e FMI destacam como esses fatores contribuem para a volatilidade nos preços dos alimentos, pois, impactam diretamente nos custos de produção.

Somado ao aumento nos preços dos insumos, temos energia e logística que achatam as margens das empresas. Nesse artigo exploro algumas estratégias que podem ser adotadas para mitigar esses impactos e garantir a sustentabilidade do setor.

A primeira é focar em estratégias de impacto na eficiência operacional, investindo em tecnologia e automação. O uso de Inteligência Artificial para otimizar processos e minimizar desperdícios é uma alavanca para acelerar a competitividade.

O segundo ponto é que o resíduo deve ser pauta da estratégia e integrar o movimento de economia circular se transformando em novo recurso, o que não apenas reduz custos, mas também atende às crescentes demandas dos consumidores por sustentabilidade.

O terceiro elemento é a diversificação de fornecedores. Torna-se crucial ampliar o acesso a novos players para mitigar riscos associados a flutuações de preços. Parcerias estratégicas podem assegurar a estabilidade dos preços e a segurança do fornecimento. Essas práticas podem manter a resiliência nesse período de incerteza.

Investir em pesquisa e desenvolvimento estimula a criação de alternativas mais acessíveis e sustentáveis, claro, sem comprometer a qualidade do produto. Assim, identificar novas preferências do consumidor e conectá-las com alternativas que entreguem: sabor, saudabilidade, aplicação e preço pode abrir novas oportunidades de mercado.

O quinto tópico é realmente atacar a precificação. O monitoramento dos concorrentes e a atuação dinâmica sobre a precificação permitirá às empresas ajustarem seus preços em tempo real, atendendo melhor às flutuações do mercado. Fácil não é, gera desafios para o time comercial, porém, protege a rentabilidade do negócio.

A expansão para novos mercados que permitam aumentar as vendas ou praticar melhores margens também é uma forma eficaz para driblar a corrosão das margens.

A revisão de despesas é prática comum na gestão estratégica das indústrias, mas, neste momento, migrar para a aquisição de energia proveniente de fontes limpas é imperativo, ampliando esse olhar para a alimentação da produção/armazenamento, mas, também para parceiros logísticos com práticas sustentáveis que permitam mitigar seus custos e, portanto, evitem o repasse de preços oriundos do aumento de combustíveis, por exemplo.

Por fim, pressionar o governo, através das associações para buscar subsídios e incentivos fiscais pode ser necessário para amortecer os impactos da inflação, sabendo que a indústria de alimentos e bebidas tem essa força. E, quando verticalizada, participar de programas que incentivem práticas agrícolas sustentáveis que trarão benefícios de longo prazo.

Esses são caminhos para as empresas não apenas sobreviverem à tempestade da inflação, mas emergirem mais fortes e preparadas para os desafios futuros.

Dada a proporção da indústria, ações enérgicas são importantes neste momento, pois seu peso irá contribuir para a sustentação de toda cadeia de alimentos e bebidas no país: varejo alimentar (venda B2C) e foodservice: atacado e/ou distribuidor (venda B2B) e operador.

É mais do que uma opção: é RESPONSABILIDADE!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Jack Daniel’s inaugura suas primeiras lojas pop-up exclusivas em São Paulo

Próxima Postagem

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.