Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A colaboração indústria e varejo entrega resultados superiores

Rodrigo Catani de Rodrigo Catani
23 de setembro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Há uma semana, na 10ª edição do Latam Retail Show, tive o privilégio de compartilhar um painel sobre Eficiência Comercial com Gabriela Pontin, VP Comercial da Química Amparo-Ypê; e Luciano Bortolini, diretor comercial do Tenda Atacado. Abordamos como a colaboração entre as indústrias e seus canais de venda pode de fato gerar resultados acima da média, quando bem planejada e executada.

Discutimos como ampliar a visão meramente transacional, em que se discute preços, descontos, prazos de pagamento, verbas, promotores de venda, pontos extra e muitos outros itens que certamente sempre estarão na agenda de negociação entre os canais de venda e seus fornecedores.

Porém, é possível que essa relação evolua para ser mais estratégica, mais focada na geração de demanda e capaz de gerar resultados para ambos de modo sustentável. Alguns pontos foram elencados como fundamentais para que isso possa acontecer:

O ponto de partida deve ser o consumidor final, considerando suas diferentes missões de compra e suas jornadas de consumo;

A relação precisa ser “ganha-ganha” entre indústria e varejo, o que passa por um alinhamento de metas, objetivos e KPIs;

A virada de chave é pensar sempre no sell-out, ou seja, nas vendas efetivamente realizadas ao consumidor final. Com o sell-out feito, o próximo sell-in está garantido;

  • A execução do que foi acordado entre as lideranças é um enorme desafio, pois são muitas lojas, áreas e pessoas envolvidas. A comunicação e os planos de incentivos são muito importantes;
  • É fundamental planejar e monitorar a execução, corrigir rotas e medir o retorno de cada iniciativa;
  • A visão precisa ser de médio prazo; não dá para ficar “preso” ao atingimento de metas do mês vigente;
  • As altas direções das empresas devem estar envolvidas e alinhadas com os objetivos, investimentos e resultados esperados;
  • O compartilhamento de dados é imprescindível, e não se limita apenas a vendas, mas inclui previsão de demanda, estoque e efetividade das ações promocionais;
  • Cada cliente indústria requer um olhar específico, considerando características de tamanho, perfil, formato, regionalidades, competição e cultura de negócios.

Uma das ferramentas que ajudam a construir o caminho para entregar esse resultado é o JBP (Joint Business Plan), também chamado em algumas organizações de One P&L. E o que se espera com a sua efetivação?

Mais efetividade no abastecimento, ou seja, estoques mais balanceados e a menor ruptura possível, algo extremamente sensível para a satisfação do consumidor e para as vendas:

  • Ações promocionais mais efetivas, mais relevantes e com maior ROI;
  • Execução impecável no PDV, garantindo exposição adequada dos produtos-chave, o planograma correto para cada PDV e o respectivo shelf space tanto no ponto natural quanto pontos extra que gerem vendas incrementais;
  • Sortimento ajustado a cada loja, considerando perfis de demanda e porte;
  • Precificação correta, considerando o posicionamento de cada marca ou produto e os concorrentes;
  • Maior proximidade entre fornecedores e clientes, gerando novos negócios;
  • Aumento do sell-out de modo consistente;
  • E, por fim, embora o mais importante, uma experiência de compra superior.

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Drink pronto da Johnnie Walker ganha ativação imersiva em loja da BR Mania

Próxima Postagem

Live! acelera expansão internacional com primeira loja na Ásia

Rodrigo Catani

Rodrigo Catani

Minibio: Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Catani atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida atuação na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do Go-to-Market, D2C, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Varejo

Natura lança programa para transformar consultoras em criadoras de conteúdo

30 de setembro de 2025
Varejo

Deloitte pede falência da Valdac e encerra ciclo das marcas Siberian e Crawford

29 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Live! acelera expansão internacional com primeira loja na Ásia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile