Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodtech: o melhor caminho é integrado ou solo?

Cristina Souza de Cristina Souza
22 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Foodtech: o melhor caminho é integrado ou solo?

Segundo o mapeamento da Startup Scanner, existem 496 foodtechs distribuídas em 140 cidades brasileiras. Quando surgiu a primeira? E a última a nascer? Realmente não importa, pois o papel delas é muito maior. Há algum tempo elas são as responsáveis por provocar e liderar as discussões sobre o futuro da alimentação.

Falar de inovação aberta está na moda. Para quem ainda não conhece o conceito, a inovação aberta é caracterizada por uma forma estruturada de conectar as organizações a um ecossistema que as apoie a resolver problemas ou buscar novas oportunidades de negócios. E grandes empresas incorporaram o tema e colocaram no topo das suas áreas de inovação.

A evolução, ou melhor, a revolução da alimentação é a alavanca para o surgimento e crescimento de foodtechs focadas em produto. Já a necessidade de aceleração da profissionalização do foodservice impulsionou o crescimento de foodtechs focadas em solução.

Ser um startupeiro requer competências de empreendedorismo, capacidade de construir times, resiliência e, principalmente, ter visão e competência comercial aguçadas. Esse último é, sem dúvida, o principal desafio, que se traduz em driblar as dores comuns como captação de investimento e ganho de escala.

A startup pode se integrar a uma comunidade ou hub e buscar formas de acessar investidores. Essa é uma jornada extremamente positiva porque ajuda na redução da curva de aprendizagem, oferece suporte emocional e, principalmente, é referencial dos movimentos do olhar dos investidores e da melhor forma de abordagem. Especialmente no B2C, algumas foodtechs são aprovadas pelo consumidor pela conexão emocional, verdade e propósito.

Algumas startups nascem com maior investimento disponível, porém, isso não é chancela de sucesso garantido. Elas precisam efetivamente atender aos desejos e necessidades do seu cliente target, seja ele B2B ou B2C.

Quando a decisão é seguir sozinha, a startup deve ter um pitch forte e lideranças capazes de propagar e seduzir investidores a estarem a bordo, já que a captação via crowdfunding é exaustiva e, por vezes, desfoca as lideranças do negócio.

Para não citar exemplos específicos, fecho esse artigo registrando que cada foodtech construirá sua jornada. Destaco que participar de um ecossistema em nossa visão é, sem dúvida, o conceito mais positivo, mesmo que seja uma startup capitalizada, pois as sinergias e oportunidades promovidas em um ecossistema são únicas.

Empreender tornou-se a saída para muitos jovens entrarem no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver maturidade na gestão de pessoas, processos e principalmente negócios é fundamental. Somos muito orgulhosos de frequentemente mentorarmos foodtechs em diferentes momentos do seu desenvolvimento.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Celulares lideram intenções de compra para a Black Friday

Próxima Postagem

PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.