Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodtech: o melhor caminho é integrado ou solo?

Cristina Souza de Cristina Souza
22 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Foodtech: o melhor caminho é integrado ou solo?

Segundo o mapeamento da Startup Scanner, existem 496 foodtechs distribuídas em 140 cidades brasileiras. Quando surgiu a primeira? E a última a nascer? Realmente não importa, pois o papel delas é muito maior. Há algum tempo elas são as responsáveis por provocar e liderar as discussões sobre o futuro da alimentação.

Falar de inovação aberta está na moda. Para quem ainda não conhece o conceito, a inovação aberta é caracterizada por uma forma estruturada de conectar as organizações a um ecossistema que as apoie a resolver problemas ou buscar novas oportunidades de negócios. E grandes empresas incorporaram o tema e colocaram no topo das suas áreas de inovação.

A evolução, ou melhor, a revolução da alimentação é a alavanca para o surgimento e crescimento de foodtechs focadas em produto. Já a necessidade de aceleração da profissionalização do foodservice impulsionou o crescimento de foodtechs focadas em solução.

Ser um startupeiro requer competências de empreendedorismo, capacidade de construir times, resiliência e, principalmente, ter visão e competência comercial aguçadas. Esse último é, sem dúvida, o principal desafio, que se traduz em driblar as dores comuns como captação de investimento e ganho de escala.

A startup pode se integrar a uma comunidade ou hub e buscar formas de acessar investidores. Essa é uma jornada extremamente positiva porque ajuda na redução da curva de aprendizagem, oferece suporte emocional e, principalmente, é referencial dos movimentos do olhar dos investidores e da melhor forma de abordagem. Especialmente no B2C, algumas foodtechs são aprovadas pelo consumidor pela conexão emocional, verdade e propósito.

Algumas startups nascem com maior investimento disponível, porém, isso não é chancela de sucesso garantido. Elas precisam efetivamente atender aos desejos e necessidades do seu cliente target, seja ele B2B ou B2C.

Quando a decisão é seguir sozinha, a startup deve ter um pitch forte e lideranças capazes de propagar e seduzir investidores a estarem a bordo, já que a captação via crowdfunding é exaustiva e, por vezes, desfoca as lideranças do negócio.

Para não citar exemplos específicos, fecho esse artigo registrando que cada foodtech construirá sua jornada. Destaco que participar de um ecossistema em nossa visão é, sem dúvida, o conceito mais positivo, mesmo que seja uma startup capitalizada, pois as sinergias e oportunidades promovidas em um ecossistema são únicas.

Empreender tornou-se a saída para muitos jovens entrarem no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver maturidade na gestão de pessoas, processos e principalmente negócios é fundamental. Somos muito orgulhosos de frequentemente mentorarmos foodtechs em diferentes momentos do seu desenvolvimento.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Celulares lideram intenções de compra para a Black Friday

Próxima Postagem

PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile