Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: Nós não queremos a terceira onda

Cristina Souza de Cristina Souza
11 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice: Nós não queremos a terceira onda

Dúvida.

Essa foi a palavra que nos angustiou como pessoas, gestores e empresários. Levamos tempo para compreender como a Covid-19 nos afetaria pessoal e profissionalmente. Mas agora já sabemos. Ao menos em curto prazo. Do ponto de vista pessoal, certamente no futuro poderemos observar outros efeitos, especialmente psicológicos, mas a unanimidade é que vivemos um período de aprendizados.

Aprendemos a mudar os rumos com rapidez, a conviver com a situação incontrolável de perdas, a esperar os ciclos da ciência, a nos cuidar para autoproteção e preservação do outro, a importância de humildade, resiliência e união.

Quero lembrá-los de que tudo o que conhecemos temos mais chances de vencer, e é importante destacar a eficiência dos protocolos estabelecidos, porém, também dependemos de ações fortes e consistentes do governo brasileiro no controle de novas ondas. A estratégia segue fortemente focada em prover leitos hospitalares, tratamentos aos já contaminados, vacinas, mas ainda pouco no controle preventivo, ou seja, não testamos com frequência para intervir e isolar as pessoas portadoras do vírus.

O setor de alimentação fora do lar está entre os mais afetados, mas também foi um dos que mais se transformou, evoluiu, criou e se conectou com os consumidores. O abismo inicial deu lugar ao desejo e intenso empenho para ouvir, trocar, surpreender e se conectar ao contexto dinâmico que os consumidores seguem vivendo.

A situação extrema de lockdown em março, seguida da reabertura gradual em abril, demonstrou novamente a potência da recuperação do setor. Com o lockdown em alguns Estados brasileiros, em março houve queda de 40% em relação ao mesmo período em 2020. Com a reabertura parcial, abril cresceu 63% em relação ao mesmo período em 2020 – é válido lembrar que estávamos com mais restrições neste mês no ano passado. De qualquer forma, o otimismo volta a crescer, especialmente com os avanços do cronograma da vacina (Fonte: Mosaiclab).

Penso que a resposta que devemos buscar não é quando voltaremos aos patamares de 2019 ou à vida que tínhamos antes do início da pandemia. Devemos nos perguntar que vida construiremos a partir dos novos elementos que temos à disposição.

No ano passado, economistas diziam que a recuperação da economia seria em V, ou seja, com o controle da pandemia haveria uma ampla e rápida recuperação. Hoje os especialistas da Gouvêa Analytics sinalizam que a recuperação será em formato K, ou seja, partindo do mesmo ponto, empresas que estavam bem no início da pandemia seguirão sua rota de crescimento e as que entraram frágeis correm sério risco de efetivo fechamento, especialmente se houver uma terceira onda.

Como citado anteriormente, a estratégia de saúde pública no Brasil está focada na redução dos efeitos da doença (vacina e tratamentos) e em questões estruturais (hospitais), mas o fato é que a maior força virá da atitude da sociedade. Estamos cansados de dizer: “proteja-se”, “use máscaras”. E, a cada reabertura, vemos euforia, festas clandestinas e a exponencialidade no número de contaminados.

A recuperação da economia depende de acesso ao crédito, de controle da inflação, de medidas coesas e coordenadas entre governo federal, Estados e municípios, etc., mas, para os pequenos, não há como resistir a um novo lockdown.

A decisão do fechamento definitivo dos pequenos negócios de foodservice está nas mãos da sociedade, que, com atitude espartana, disciplinada e consistente, impedirá o tsunami final sobre os negócios de alimentação fora do lar.

Convido a todos os elos da cadeia do foodservice a protagonizarem esse movimento. Ainda não acabou! Vamos utilizar nossos meios de comunicação para propagar mensagens de proteção e reforçar a continuidade dos cuidados em prol da vida e dos negócios.

Siga protegido.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Shoppings da Multiplan isentam estacionamento em troca de alimentos

Próxima Postagem

Dois terços dos brasileiros querem usar Pix para compras no varejo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pix no varejo: sistema de pagamentos instantâneos ganha terreno nas compras

Dois terços dos brasileiros querem usar Pix para compras no varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.