Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Foodservice: Nós não queremos a terceira onda

Cristina Souza de Cristina Souza
11 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice: Nós não queremos a terceira onda
[the_ad id="169690"]

Dúvida.

[the_ad id="138406"]

Essa foi a palavra que nos angustiou como pessoas, gestores e empresários. Levamos tempo para compreender como a Covid-19 nos afetaria pessoal e profissionalmente. Mas agora já sabemos. Ao menos em curto prazo. Do ponto de vista pessoal, certamente no futuro poderemos observar outros efeitos, especialmente psicológicos, mas a unanimidade é que vivemos um período de aprendizados.

Aprendemos a mudar os rumos com rapidez, a conviver com a situação incontrolável de perdas, a esperar os ciclos da ciência, a nos cuidar para autoproteção e preservação do outro, a importância de humildade, resiliência e união.

Quero lembrá-los de que tudo o que conhecemos temos mais chances de vencer, e é importante destacar a eficiência dos protocolos estabelecidos, porém, também dependemos de ações fortes e consistentes do governo brasileiro no controle de novas ondas. A estratégia segue fortemente focada em prover leitos hospitalares, tratamentos aos já contaminados, vacinas, mas ainda pouco no controle preventivo, ou seja, não testamos com frequência para intervir e isolar as pessoas portadoras do vírus.

O setor de alimentação fora do lar está entre os mais afetados, mas também foi um dos que mais se transformou, evoluiu, criou e se conectou com os consumidores. O abismo inicial deu lugar ao desejo e intenso empenho para ouvir, trocar, surpreender e se conectar ao contexto dinâmico que os consumidores seguem vivendo.

A situação extrema de lockdown em março, seguida da reabertura gradual em abril, demonstrou novamente a potência da recuperação do setor. Com o lockdown em alguns Estados brasileiros, em março houve queda de 40% em relação ao mesmo período em 2020. Com a reabertura parcial, abril cresceu 63% em relação ao mesmo período em 2020 – é válido lembrar que estávamos com mais restrições neste mês no ano passado. De qualquer forma, o otimismo volta a crescer, especialmente com os avanços do cronograma da vacina (Fonte: Mosaiclab).

Penso que a resposta que devemos buscar não é quando voltaremos aos patamares de 2019 ou à vida que tínhamos antes do início da pandemia. Devemos nos perguntar que vida construiremos a partir dos novos elementos que temos à disposição.

No ano passado, economistas diziam que a recuperação da economia seria em V, ou seja, com o controle da pandemia haveria uma ampla e rápida recuperação. Hoje os especialistas da Gouvêa Analytics sinalizam que a recuperação será em formato K, ou seja, partindo do mesmo ponto, empresas que estavam bem no início da pandemia seguirão sua rota de crescimento e as que entraram frágeis correm sério risco de efetivo fechamento, especialmente se houver uma terceira onda.

Como citado anteriormente, a estratégia de saúde pública no Brasil está focada na redução dos efeitos da doença (vacina e tratamentos) e em questões estruturais (hospitais), mas o fato é que a maior força virá da atitude da sociedade. Estamos cansados de dizer: “proteja-se”, “use máscaras”. E, a cada reabertura, vemos euforia, festas clandestinas e a exponencialidade no número de contaminados.

A recuperação da economia depende de acesso ao crédito, de controle da inflação, de medidas coesas e coordenadas entre governo federal, Estados e municípios, etc., mas, para os pequenos, não há como resistir a um novo lockdown.

A decisão do fechamento definitivo dos pequenos negócios de foodservice está nas mãos da sociedade, que, com atitude espartana, disciplinada e consistente, impedirá o tsunami final sobre os negócios de alimentação fora do lar.

Convido a todos os elos da cadeia do foodservice a protagonizarem esse movimento. Ainda não acabou! Vamos utilizar nossos meios de comunicação para propagar mensagens de proteção e reforçar a continuidade dos cuidados em prol da vida e dos negócios.

Siga protegido.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Shoppings da Multiplan isentam estacionamento em troca de alimentos

Próxima Postagem

Dois terços dos brasileiros querem usar Pix para compras no varejo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pix no varejo: sistema de pagamentos instantâneos ganha terreno nas compras

Dois terços dos brasileiros querem usar Pix para compras no varejo

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.