Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Blockchain – Máxima transparência no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
19 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

O consumidor já decidiu: só vai comprar das marcas que compartilhem dos mesmos valores que os seus e que inspirem confiança, isso de uma maneira bastante ampla do ponto de vista de varejo. No contexto de foodservice, confiança tem importância exponencial porque o consumidor compartilha com as empresas o cuidado com a sua saúde/nutrição, já que a alimentação, no seu cerne, tem esse papel.

[the_ad id="138406"]

De maneira simplificada, blockchain é uma tecnologia de registro que permite acompanhar etapas de transações/operações e torná-las públicas. Para os alimentos em uma gôndola é possível rastrear sua origem no campo, processamento e transporte, dando aos clientes a máxima visão de transparência. O Carrefour já iniciou esse movimento no Brasil e, através do QR Code impresso na embalagem de alguns produtos, o consumidor pode acessar todas as informações daquele item.

Aos poucos, a indústria vai se organizando e se preparando para esse movimento porque o que hoje o que é uma iniciativa de diferenciação já passa a ser debatido como algo a ser incorporado como lei. Agora… como isso funcionaria num ponto de venda como uma cafeteria, restaurante, loja de açaí, sorveteria?… O mercado está preparado para dar vistas aos clientes de todo processo de rastreabilidade dos seus ingredientes? Do seu processo produtivo? Ou ainda da qualidade do que põe no prato dos clientes? Sinceramente, gostaria que a resposta fosse sim da maioria dos operadores, porém, o mercado de foodservice no Brasil ainda é extremamente pulverizado e está em ebulição no contexto de profissionalização, mas longe dos padrões ideais.

Muitos operadores independentes entram no negócio para sua subsistência e demoram a compreender os caminhos para sua profissionalização. Vemos franqueados que ingressam em algumas redes porque admiram o modelo de negócios e a marca, mas, por ainda não terem iniciado seu processo de imersão, ou por realmente não entenderem com profundidade seu papel como empresário num negócio de foodservice, questionando se equipamentos profissionais são realmente necessários e duvidando de processos operacionais padronizados.

Alguns trazem exemplos do tipo “na minha casa faço assim e nunca tive problemas”. Negligenciam passos que impactam em riscos de contaminação, compram de fornecedores não credenciados porque acreditam que economizarão alguns poucos reais… E, dessa forma, colocam em risco a reputação de uma rede que levou anos para construir sua credibilidade no mercado.

A reflexão que eu quero lhe provocar com esse artigo é que um empresário do setor de foodservice precisa, acima de tudo, compreender sua responsabilidade perante seus consumidores, se comprometer a agir com rigor em todas as etapas que envolvam o produto. O menu de um restaurante é o coração do negócio. O cuidado na seleção dos fornecedores, qualidade do sistema de transporte para abastecimento, conservação na loja e os processos para transformação do produto até que esse chegue ao prato do consumidor não são opcionais, são uma missão!

Num tempo em que falamos de iniciativas para conquistar e fidelizar os consumidores, me parece que precisamos de menos esforço fazendo “mirabolâncias” e mais foco em fazer o BÁSICO PERFEITO, estruturando os negócios para dar vistas aos consumidores de que ele pode confiar em nossa entrega. Com a velocidade em que vivemos hoje, o blockchain em breve será uma obrigação para todo e qualquer negócio de foodservice. Pense o quão longe sua rede/empresa está longe disso 😉. Até o próximo!

Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra – Estratégia & Gestão para Foodservice, participará do LATAM Retail Show, que acontece de 27 a 29 de agosto de 2019, com o painel: “Alimentação, a cola social da era digital”.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

CEO do Walmart afirma que empresa tem feito ajustes para crescer no e-commerce

Próxima Postagem

Desemprego leva brasileiro a buscar ocupação com aplicativos de varejo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Desemprego leva brasileiro a buscar ocupação com aplicativos de varejo

Desemprego leva brasileiro a buscar ocupação com aplicativos de varejo

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.