Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A indústria de alimentos e sua força para a inovação no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
18 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

A indústria de alimentos representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, é responsável por mais de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos no País. Esses dados foram publicados em março de 2023 pela da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), demonstrando a importância do setor. Mas, como chegamos até aí?

A indústria de alimentos surgiu há milhares de anos, quando as pessoas começaram a cultivar alimentos e domesticar animais. A agricultura permitiu que as pessoas produzissem alimentos em maior quantidade e estabelecessem uma vida ao redor daquele núcleo.

No século 19, a indústria de alimentos efetivamente iniciou a industrialização, incluindo soluções disponíveis ou desenvolvendo novas tecnologias, como o vapor e a eletricidade, assegurando maior escala na produção e oportunidade de transporte dos alimentos para distâncias maiores e, dessa forma, conseguir atender ao crescimento populacional.

No século 20, a indústria de alimentos continuou a se expandir e se diversificar. Estimulada pela elevação do padrão/expectativa de vida, globalização e desenvolvimento de novas tecnologias. A indústria de alimentos hoje é um setor complexo, globalizado e altamente tecnológico, que entrou no século 21 investindo na indústria 4.0, com o firme propósito de construção do futuro da alimentação.

Direcionando o olhar para o relacionamento entre a indústria de alimentos e o foodservice é importante sublinhar que a indústria tem um papel fundamental para o sucesso do segmento, já que ela é a provedora de ingredientes, produtos pré-preparados, produto acabado para ativação, utensílios e equipamentos.

A jornada para essa conexão de sucesso foi sendo ampliada ao longo do tempo para que a indústria entregue, além de produtos, serviços como consultoria, treinamento, marketing, pesquisas e tecnologia.

Nos dias 5 e 6 de julho, participei pela primeira vez do evento Taste Tomorrow. Promovido pela Puratos, em Buenos Aires, reuniu 600 pessoas da América Latina, 150 delas do Brasil com pautas que incluíram as novas tecnologias aplicadas às operações de alimentação, necessidades e desejos do consumidor, tendências em ingredientes, sustentabilidade, inovação e, claro, ações de ativação da marca e  relacionamento, com o firme propósito que estimular os participantes a repensarem o modus operandi e a inovação em seus negócios para os próximos anos.

Esse movimento foi desenhado para atingir distribuidores, operadores (grandes contas) e parceiros. Essa é uma prática comum no segmento, mas chamou muito a atenção a qualidade e intensidade do que foi promovido.

Um destaque especial, pois, muitas vezes, é o distribuidor o grande propagador dos serviços da indústria na ponta, uma vez que em um país como o Brasil, com mais de 1 milhão de estabelecimentos, esse elo é fundamental.

As pequenas e médias indústrias chegam ao mercado focadas em produto e precisam trilhar uma jornada de maturação do seu modelo para atingir essa plenitude em termos de serviços, uma vez que os operadores gostam das novidades, porém, são altamente dependentes dos serviços recebidos, já que esses os permitem atingir com maior velocidade seus objetivos sejam eles de escala, gestão ou custos.

Para assegurar a inovação e oxigenação em linhas de produtos, as grandes indústrias têm feito importantes movimentos e incorporação ou de investimento em startups para se manterem conectadas com consumidores e seus desejos.

Afinal, a responsabilidade de “puxar” a inovação é da indústria, porém, no final, é tudo pelo consumidor!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Jornada de impacto social

Próxima Postagem

China in Box aposta em lives com influencers para atrair público gamer

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
China in Box aposta em lives com influencers para atrair público gamer

China in Box aposta em lives com influencers para atrair público gamer

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile