Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Supermercado – O restaurante dos sonhos dos consumidores

Cristina Souza de Cristina Souza
16 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

É fato que os hábitos de consumo de alimentos mudaram, a presença da mulher no mercado de trabalho provocou uma nova divisão das tarefas de casa, as famílias se tornaram menos numerosas, a expectativa de vida aumentou e a classe média deixou de ter empregadas domésticas fixas que faziam também o papel de cozinheiras da família. Ou seja, o ato de se alimentar em casa mudou na cena brasileira e deve mudar ainda mais.

[the_ad id="138406"]

Nesse artigo eu não pretendo falar de delivery. Ele existe, cresce na casa dos 23% no foodservice brasileiro (fonte: CREST GS&NPD), mas o meu objetivo é falar sobre o que o consumidor espera de fato dos supermercados e da indústria de alimentos.

Em pesquisa realizada pela Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em 2017, com três mil entrevistados em 14 cidades brasileiras, 38% dos respondentes concordaram total ou parcialmente com a afirmação: “com a vida que levo não tenho tempo para cozinhar em casa”.

Em meados de 2014 as vendas de mercearia nos supermercados americanos foram superadas pelas vendas de serviços caracterizados como restaurantes e a curva continua ascendente nos dias de hoje. (Fonte: Nielsen Homescan Acct Shopper – 52 WKQ3 2015, 52WK Q4 2006-2014)

Vejam, as pessoas deixam de ir ao supermercado para comprar ingredientes e passam a buscar soluções. Entre Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, o Whole Foods tem mais de 450 lojas, todas com serviço de restaurante como uma premissa e como estratégia de diferenciação.

O Mariano´s é uma rede regional de Illinois com algo perto de 50 lojas e que também oferece soluções para seus clientes: Bar de Ostras, Sushi bar, Estação de sucos naturais, grelhados que o cliente escolhe e pede para preparar na hora, extenso buffet de saladas e uma área de rotisserie com assados e outros itens prontos realmente atrativos.

No Brasil, existe o potencial, mas as redes supermercadistas fizeram ações tímidas, ainda não conseguiram se reinventar suficientemente para assumir esse business ou não encontraram o apoio que necessitam da indústria e de parceiros para a operação.

Não estou falando de rotisserie ou da praça de alimentação que reúne de 3 a 5 players, fica mal localizada e parece não receber a atenção que merece. Estou falando sobre encarar o fluxo já existente na loja e oferecer serviço de restaurante com a qualidade que o consumidor deseja/espera em oferta, tecnologia e ambiente.

Do ponto de vista da indústria, intensificar soluções que apoiem aos supermercados nessa direção é imperativo. Legumes e grãos cozidos como a Vapza fornece, carnes/pratos prontos Swift, Seara, Sadia migrarem da versão individual para formatos adequados ao foodservice. Além disso, são necessárias cozinhas centrais com produtos customizados, como os produzidos pela CuisinePro e outras empresas especializadas em catering.

Enfim, usar a potencialidade disponível de consumo e fornecimento, redesenhar o business e envolver stakeholders será um salto para a relação entre supermercados e seus consumidores. Parece-me que em pouco tempo não fará sentido para a indústria pagar por espaço de gôndola e sim por espaço no restaurante do supermercado.

Algumas redes têm histórias ruins para contar a respeito. Parcerias mal sucedidas, falta de adesão do consumidor… Bom… Se fosse fácil não seríamos desafiados a fazer mais e melhor sempre. Para cima!

Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra – Estratégia & Gestão para Foodservice
A executiva participará do LATAM Retail Show, que acontece de 27 a 29 de agosto d, no Expo Center Norte. Ela será a mediadora do painel “Alimentação, a cola social da era digital”.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #restauranteemsupermercado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Pernambucanas inicia a venda de produtos Avon

Próxima Postagem

Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.