Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: o sucesso das organizações que aprendem

Cristina Souza de Cristina Souza
16 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos em 2021. Avanços, retrocessos, dúvidas, mas uma certeza é inquestionável: só passarão com sucesso por todo esse período as empresas que aprenderem.

Aprender é um processo vivo e dinâmico e que envolve a interação com o meio. Conhecimento? Temos demais! Com alguns cliques, está disponível em qualquer dispositivo eletrônico. Mas existe a opressão da dúvida sobre a seriedade das fontes, a qualidade da informação, o que aquela tendência representa efetivamente para o seu negócio. Assim, surge a tão necessária curadoria.

A curadoria do conhecimento para uma empresa não deve ser atribuição exclusiva da área de gestão de pessoas. É fundamental envolver todo o ecossistema ligado ao negócio para construir e criar um ambiente de aprendizagem.

É possível iniciar de fora para dentro, ou seja, trazendo o conhecimento explícito, editado em livros, organizado por instituições de ensino e outros materiais confiáveis para acelerar a captura de resultados. Mas, na atualidade, o que é mais valioso é organizar o conhecimento tácito. Ou seja, o conhecimento vivenciado pelo seu time, que é especialista na sua empresa, no seu cliente e no seu negócio.

As equipes aprendem todo dia e acumulam muita informação valiosa sobre como atingir e aumentar o sucesso do negócio. A transmissão desse conhecimento resumiu-se ao que chamamos no foodservice de treinamento “on the job” (no trabalho), momento em que um funcionário é apadrinhado por outro com mais experiência e treinado na prática, para que aprenda o que e como fazer.

O foodservice tem como característica ser um setor de entrada no mercado de trabalho. O turnover do segmento sempre foi elevado e, nesse período de pandemia, empresários fizeram o possível para manter os seus talentos. Mas, mas a cada nova onda de demissões, forçadas ou espontâneas, perde-se um pouco mais da riqueza e do conhecimento de cada empresa.

Para capturar o conhecimento tácito, é possível utilizar podcasts (áudio), vídeos, planilhas, resumos, modelos de apresentação, etc. Tudo isso pode ser coletado sem muita sofisticação, organizado em um drive compartilhado, validado e disponibilizado para todos.

É a tal da disseminação das boas práticas. Para os cargos administrativos, esse formato funciona parcialmente. Ele exige a construção de uma estratégia, a definição de um comitê e de um modus operandi, mas, uma vez colocado no ar, é necessário ser estimulado e zelado continuamente. Outro desafio é fazer o acesso chegar aos times operacionais e, por fim, o efetivo acompanhamento dos acessos de forma efetiva.

Todo e qualquer negócio deve sensibilizar-se a construir uma estrutura interna de aprendizagem, especialmente negócios em rede ou com grande dispersão geográfica, como franquias, restaurantes de coletividade ou indústrias com atendimento nacional. É a fundamental disseminação de boas práticas, intra equipe e inter times/unidades de negócios.

Cada vez mais, popularizam-se plataformas de ensino à distância. Mas, ao contratar, deve-se contemplar quatro pilares:

  1. Carga inicial de conteúdo de confiança;
  2. Suporte para estruturação do planejamento da sua empresa;
  3. Acesso para atualização pelo time interno da empresa;
  4. Analytics dos acessos e performance individual de cada profissional.

Na Gouvêa Ecosystem, nós da Gouvêa Foodservice e a Benkyou, plataforma especializada em ensino à distância, estruturamos a Academia Food, uma solução que cumpre absolutamente todos os requisitos citados anteriormente, além de contar com um time especialista de suporte. Já está disponível para empreendedores de do Brasil a um custo altamente competitivo para apoiar a recuperação do setor, para indústrias que desejem patrocinar acessos para seus clientes operadores e efetivamente para qualquer tipo de rede de negócio dos setores ligados à cadeia de alimentação fora do lar.

Acreditamos que a grande missão de um parceiro competente em qualquer que seja sua área de atuação não é apontar o caminho, mas ajudar o cliente a pavimentá-lo lado a lado ou, ainda, antecipar-se e entregar de fato a solução.

Também somos uma organização que aprende. Seremos a cada dia mais escaláveis e digitais. Seguimos convertendo nossas crenças em soluções efetivas. Vem com a gente!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Academia Food oferece ensino à distância para o mercado de refeições fora do lar

Próxima Postagem

Aliansce suspende funcionamento de dois shoppings em Belém

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Aliansce suspende funcionamento de dois shoppings em Belém

Aliansce suspende funcionamento de dois shoppings em Belém

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.