Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Licença para falar sobre liderança para uma nova sociedade

Cristina Souza de Cristina Souza
14 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Em janeiro deste ano estive na NRF 2020 e recebi a missão de ser a curadora do tema “Liderança para uma Nova Sociedade”. Como vocês já sabem, a minha área de especialização é foodservice, porém, aprendi demais com essa missão especial que a GS&MD me deu, então peço licença para falar sobre esse assunto tão importante e que é aplicado a todos os mercados e, especialmente, às nossas vidas.

Fiz uma imersão para entender o nosso momento como sociedade e construir um paralelo sobre como a liderança pode evoluir nesse contexto. O primeiro olhar que trago é o de entendimento das pessoas como seres humanos. Incrivelmente óbvio, né? Mas não tão simples quanto parece… podemos ser classificados de várias formas… nosso tipo físico, cor, raça, pelas questões políticas e sociais, religião… mas a grande discussão desse momento é sobre gêneros.

No passado já fomos classificados somente como héteros, ampliamos para LGBT e hoje somos LGBTQIA+, essas nossas escolhas/definições individuais têm um impacto importante sobre as organizações trazendo questões de ordem essencialmente prática e outras mais complexas. Alguém transsexual que fez a transição deve usar qual banheiro? Deveríamos ter banheiros plurissexuais? Com que velocidade o RH está preparado para atualizar o nome da pessoa no crachá? O TI vai alterar o e-mail com que velocidade? Como tratamos as pessoas casadas com alguém do mesmo sexo? Bastante para pensar não é? A Organização das Nações Unidades tem nos desestimulado a rotular pessoas e tem nos incentivado à visão de seres humanos competentes para contribuir e transformar nossas comunidades. Temos aqui algumas discussões antigas, outras mais recentes, mas gosto desse olhar da ONU, na verdade, me parece incrível.

Compreendido o contexto da nossa sociedade temos o contexto dos negócios. As empresas passaram a se estruturar em ecossistemas, esse é o novo jeito para prosperar, ganhar escala e se perpetuar. Para corresponder à essas ambições o novo líder deve se dedicar a três grandes assuntos: estimular em seus times o entendimento e o espaço para a pluralidade que refere-se a diversidade dentro da diversidade, ou seja, ter times compostos por seres humanos com características, origens, crenças diversas e respeitar a individualidade de cada um.

O segundo ponto é construir ambientes de trabalho intergeracionais. Empresas compostas essencialmente por jovens ou sêniors possuem um contexto de extrema insegurança, pois há incertezas que somente a vivência pode agregar ou que somente o frescor e atrevimento da jovialidade podem provocar. A riqueza, a beleza e o sucesso estará, sempre, na composição e na troca.

Por fim, o terceiro ponto é a herança cultural. Quem diria que em 2020 o tema “refugiados” seria tão latente. Imagine a memória de sofrimento de pessoas que foram expulsas ou fugiram dos seus países, como se ressentem pela perda de referências, o quanto de incertezas, as perdas… A grande pergunta é: como essas pessoas irão se relacionar com o trabalho? Como vão fazer negócios?

A partir da somatória da primeira e segunda camada de compreensão o novo líder têm duas missões primárias: construir relações inter culturais e relações de inter confiança, não é possível impor, o grande objetivo será compor. Não há espaço para “aqui no meu país, onde fundei a empresa e tive sucesso é assim, então naquele outro país onde atuaremos vou impor o nosso jeito.” Esse não é uma atitude aceitável.

Para coroar esses pensamentos trago algumas aspas de líderes inspiradores nessa NRF 2020:

“Aqui nós contratamos pessoas de todos os tipos.” [Neela Montgomery, CEO da Crate & Barrel]

“Não devemos sacrificar o propósito por resultados.” [Kevin Plank, CEO da Under Armour]

“Temos que nos responsabilizar por tudo o que nosso negócio toca, isso é sustentabilidade nos negócios. Eu sou um ativista, mas acima de tudo respeito a escolha das pessoas e fico feliz em ter parceiros com a mesma visão.” [Seth Goldman, CEO da Beyond Meat]

“Nós fazemos duas coisas na Starbucks: trabalhamos para honrar nossas conquistas do passado, valores e conexão com as pessoas e sonhamos OUSADAMENTE o futuro.” [Kevin Johnson, CEO da Starbucks]

Fecho esse artigo dizendo que no próximo volto a falar sobre foodservice e reforço que uma das mensagens pessoalmente mais importantes e poderosas para mim foi do Ajay Banga, CEO da Mastercard “É fundamental liderar pela decência.” Não adianta fazer o seu melhor e não ser ético. Até o próximo!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Te apoiamos a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. A partir de técnicas e metodologias híbridas entregamos inovação, profundidade e assertividade.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #novofoodservice #lideranca #novolider #crosstrust #crosscultural

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Gastos com aplicativos chegam a 8% da renda

Próxima Postagem

Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.