Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Cristina Souza de Cristina Souza
13 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Desde 2020 vemos profundas mudanças nos hábitos de consumo ao redor do mundo e o setor de alimentação não ficou imune a essas transformações. As tendências registradas durante a apresentação de Renata Cabral, Vice-presidente de Research do Citibank, em nossa reunião pré-embarque para a National Restaurant Show 2025, oferecem uma visão detalhada dessa nova realidade, destacando os desafios e oportunidades neste cenário em constante evolução.

O mercado de snacks e alimentos preparados

Um dos principais destaques foi a queda de 12% no consumo de snacks, abrindo espaço para comidas preparadas, frequentemente chamadas de “comida de verdade”. Essa mudança reflete um desejo crescente por refeições mais substanciais e nutritivas, impulsionadas por uma consciência maior sobre saúde e bem-estar.

Além disso, o crescimento de marcas próprias nos EUA mostra uma diversificação das ofertas e torna o mercado mais competitivo, proporcionando maior variedade e opções acessíveis para os consumidores.

No México, a cadeia de conveniência Oxxo está priorizando o conceito de “comida de verdade”, alinhando-se com uma mudança comportamental mais ampla que se observa em diversas regiões. Essa tendência é potencialmente um empurrão necessário para a transição de uma dieta baseada em snacks para refeições mais completas e nutritivas.

O impacto do delivery e das tarifas

O desejo por comodidade mantém o delivery em alta, embora existam riscos associados, como a pressão sobre as embalagens, especialmente com a China como um dos grandes fornecedores. A pandemia também gerou um persistente cenário de inflação global dos alimentos. Embora existam diferenças culturais entre países como o Brasil e os EUA, as tendências são semelhantes, com tarifas sobre produtos como café e chocolate liderando o movimento de “premiumnização”.

Tendências alimentares: proteína de frango e bebidas zero açúcar

O aumento na preferência por produtos à base de proteína de frango deve-se à rapidez do ciclo de produção em comparação com o gado, além dos menores custos. Já as bebidas zero açúcar continuam crescendo a um ritmo de dois dígitos, impulsionadas por consumidores mais jovens e saudáveis, que estão redefinindo hábitos alimentares.

A resiliência do mercado brasileiro de carnes

O Brasil mantém sua posição única no mercado global de carnes, sendo responsável por 35% da exportação mundial de frango. Internamente, 75% da carne produzida é consumida, evidenciando a força do mercado doméstico.

Uma mudança global nos hábitos alimentares

Apesar das pressões econômicas, como as taxas de juros que afetam tanto o Brasil quanto os EUA, o consumidor continua a buscar inovações e abraçar novas tendências. Identificar os vencedores no cenário atual depende de criatividade e adaptabilidade. O mercado de alimentos está em um momento de transformação e as empresas que souberem aproveitar essas oportunidades certamente sairão na frente.

Esse aquecimento deve dirigir parte do nosso olhar durante os próximos dias, especialmente em nossas visitas técnicas que incluem restaurantes, centros de inovação, varejo alimentar, flagships e muito mais.

Se você não sabe para onde os ventos sopram não pode tomar decisões estratégicas para o seu negócio.

Em tempo: dia 26/05 temos o Connection Foodservice Day com todos os aprendizados vivenciados nesse, que é o maior evento de foodservice das Américas. Ainda dá tempo. Inscreva-se.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Envato

Postagem anterior

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Próxima Postagem

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile