Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma comunidade criando os códigos do futuro

Cristina Souza de Cristina Souza
11 de abril de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Uma comunidade criando os códigos do futuro

A Campus Party é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países. Ela acontece no Brasil desde 2008. Começou com Recife e São Paulo, foi expandida e anualmente ocorrem entre três a cinco edições pelo Brasil.

Entre 5 e 9 de abril aconteceu a Campus Party Brasília e tive a oportunidade de participar em dois momentos: como palestrante, falando sobre o tema “O Futuro da Alimentação”, e como curadora e jurada do espaço Printer Chef, que eu já conto o que é.

O ambiente do evento é como uma “rave” cultural. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas super bem-organizadas em 3 grandes áreas: Open Campus, Camping e Arena.

O Open Campus é um espaço que permite a qualquer pessoa, sem necessidade de credenciamento, tomar contato com os conteúdos, interagir com patrocinadores e vivenciar experiências para que se inspire a se tornar um “campuseiro”.

O Camping é algo extremamente peculiar. São jovens que decidem entrar de cabeça nesses dias de festival e não querem perder tempo indo para casa. Eles compram suas barracas e passam cinco dias do evento, literalmente, acampados por lá. Com uma infraestrutura que oferece alternativas de alimentação, conectividade, espaço adequado para as barracas e até chuveiros, os jovens e as jovens (Sim! Muitas meninas na tecnologia) vivem essa experiência incrível.

E a Arena reúne múltiplos palcos com conteúdo coordenado pela organização do evento e espaços para comunidades específicas ligadas ao segmento de tecnologia que apresentam seus próprios palestrantes. E em todo lugar há gente. Claro, predominantemente jovens, mas um convite aberto e com presença real dos interessados em se integrar a esse movimento.

Sob o genuíno desejo de amplificar seu alcance e significado, a Campus Party abriu espaço para a alimentação, trazendo impressoras 3D, desenvolvidas com tecnologia brasileira e que imprimem alimentos a partir de ingredientes vegetais. Para tornar ainda mais interessante, criou a primeira competição “Printer Chef” do País.

Os chefs tinham a missão de preparar alimentos com técnicas tradicionais de gastronomia e integrar os alimentos impressos, o que ocorreu de maneira concomitantemente.

Nós, da Gouvêa Foodservice, fomos curadores técnicos do espaço, apoiando o desenvolvimento do layout e fazendo recomendações de parceiros, que participaram de um espaço vivo, oferecendo degustação dos seus produtos, como Vapza, Bloom Brasil e Companhia Vegetal. Tivemos a felicidade de participar da banca julgadora e, claro, experimentar a printer food em primeira mão.

A base era de feijão, com temperos propostos para mimetizar o saber da carne bovina, o que realmente funcionou super bem. De acordo com a pesquisa “Plant Based Foods Poised for Explosive Growth”, da consultoria Bloomberg Intelligence, até 2023, os alimentos plant-based devem ocupar 7,7% do mercado mundial de proteínas, o equivalente a US$ 162 bilhões.

A integração entre a tecnologia destinada a proporcionar às pessoas mais saúde e qualidade de vida deve sair das mentes brilhantes dessa juventude que participa de eventos como esse.

A alimentação é um tema que exige amparo, cada vez mais intenso da tecnologia, seja pela nossa consciência ambiental, de saúde ou de novos hábitos de vida.

Fazer parte de um momento tão memorável desse repensar é muito valioso. Fica a pergunta para você: como está a integração tech + food nos seus negócios?

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Drogaria Venancio adota prateleiras infinitas em todas as unidades físicas

Próxima Postagem

Brasil ganha 36 mil novas lojas virtuais em 2022 e vendas passam de R$ 169 bilhões

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Governo diz que negocia ajustes na isenção do Imposto de Importação para compras de até US$ 50

Brasil ganha 36 mil novas lojas virtuais em 2022 e vendas passam de R$ 169 bilhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.