Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice em destaque na NRF Big Show 2024

Cristina Souza de Cristina Souza
9 de janeiro de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice em destaque na NRF Big Show 2024

Ano a ano, a National Retail Federation Big Show vinha apresentando o tema foodservice como um pequeno recorte dentro do evento. Porém, nesta edição, a estrutura está mais ambiciosa e promete muito mais.

Esta será a minha quinta participação no evento e, estudando o material do que iremos encontrar na área de feira, duas frases me chamaram a atenção: “Como o foodservice está remodelando a experiência de varejo” e “Qualquer espaço comercial pode ser um espaço para foodservice.”

A primeira frase é uma confirmação de muitos conteúdos que já compartilhei nessa coluna, falando sobre as operações integradas desde o varejo alimentar a livrarias, moda, móveis, entre outros, e sua importância para as estratégias ligadas à hospitalidade, relacionamento com o cliente e consolidação de ecossistemas de negócios.

A segunda, para mim, é extremamente provocativa. Será que isso é uma verdade? Uma operação de foodservice é tão simples que qualquer um consegue operar com sucesso?

Claro que essa é uma máxima e cabe reflexão sobre complexidade, modelo de negócios, sistema de abastecimento, dentre outros. Muitos varejistas querem modelos exclusivos, porém, outros estão abertos à criação de collabs e esse pode compor um novo caminho de expansão para redes independentes, especialmente para redes de franquias. Mas, isso fica para outro artigo.

E por que os varejistas americanos têm achado fácil operar foodservice? Eles estão usando dados da sua base para entender comportamentos de compra de alimentos e aprender mais sobre seus clientes. Ou seja, toda sua potência de big data para ampliar seu entendimento da jornada da vida dos clientes, uma vez que a frequência de consumo de alimentos é maior do que itens regulares da maioria das operações de varejo. Os clientes que ainda não faziam parte do big data, e entram a partir da alimentação, passam a ter o seu perfil estudado para consumo dos demais produtos da empresa.

Entre os destaques do que veremos na feira estão o uso de robótica e a automação de sistemas para checkout, equipamentos inteligentes para a preparação dos alimentos, robôs para controles de estoque, robôs preparando saladas ou montando pizzas.

Antes que alguém grite que isso gera despersonalização, falta de alma, impacta na qualidade do produto etc, é fundamental destacar que o varejo tem outros objetivos estratégicos ligados ao foodservice. A premissa é trazer a alimentação em espaços de varejo não apenas como uma novidade, mas, como um farol de modernidade eficiência e inovação. Forte não?

Operadores, indústrias e distribuidores do segmento devem ficar atentos e ampliar sua proatividade sobre tecnologia, pois esse movimento do varejo encanta cada vez mais os consumidores e torna os restaurantes, cafés, bares tradicionais, entre outros, mais vulneráveis em termos de atratividade, o que pode impactar o tráfego das operações.

O mercado de foodservice tem vivido intensas transformações: entrada de fundos de investimentos nos negócios, superação de inflação, evolução tecnológica durante a pandemia, redefinição do olhar sobre a alimentação saudável, além de tantos outros desafios. Mas, o fato é que o consumidor é dinâmico e somente a contínua evolução dos modelos de operação do foodservice é irá garantir sua perenidade.

As expectativas são enormes sobre a NRF Big Show não só em relação à feira, mas também sobre o congresso que trará grandes nomes de empresas como Pepsico, Five Guys, Magic Johson Enterprises, PF Changs, Amazon, dentre outras gigantes.

Agora é ouvir, aprender e transformar em conhecimento estruturado para dividir com vocês em breve.

Até o próximo!

Cristina Souza é CEO Gouvêa Foodservice
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Compra Agora cresce 224% em vendas por WhatsApp impulsionado pela Black Friday

Próxima Postagem

Natura alcança metas de salário digno para colaboradores no Brasil e na América hispânica

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Natura &Co América Latina alcança metas de salário digno para colaboradores na região

Natura alcança metas de salário digno para colaboradores no Brasil e na América hispânica

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.