Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eu, tu, nós – Protagonismo para um mundo melhor

Cristina Souza de Cristina Souza
7 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Este é meu último artigo inédito para a Mercado&Consumo em 2021. Tem muito mais por vir em 2022, incluindo esperança, trabalho, força e muita energia positiva para nosso futuro no foodservice. Mas meu objetivo nesse texto é te provocar a fazer um balanço e um planejamento para além do budget, do crescimento das suas vendas ou do dia a dia dos negócios.

Quero te convidar a refletir sobre os impactos do seu negócio em nosso país e como podemos ressoar diferente do que temos feito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, para 2030, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ilustro abaixo.

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Em uma consulta rápida a este link, temos um panorama da evolução do desenvolvimento desses indicadores no Brasil. Faltam menos de dez anos para fecharmos esse ciclo e ainda há muito a ser feito. Não só em termos de mapeamento e informação dos indicadores, mas, principalmente, na evolução deles em nossa sociedade.

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Me acompanhe que quero te estimular a navegar item a item nesse link que indiquei. Ao clicar, temos informações preciosas que nos ajudam a compreender o país no qual realmente vivemos e não num recorte parcial da nossa micro área de atuação.

Minha provocação é para que você reflita como é possível atuar como empresárias (os) e protagonizar as mudanças que aumentarão nossas barras verdes não no cenário de “temos o dado mapeado”, mas numa barra verde que sinalize ao mundo e a nós que estamos fazendo mais pelo nosso país.

Vou trazer alguns indicadores que acho fundamentais:

Indicador 1.1.1 – Proporção da população vivendo abaixo da linha de pobreza internacional, por sexo, idade, condição perante o trabalho e localização geográfica (urbano/rural):

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Esse gráfico é estarrecedor! Nos últimos oito anos reportados só pioramos no que tange ao número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Essa medida inclui pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, ou seja, menos de R$ 10 por dia. Certamente um número agravado durante a pandemia.

O tema da fome sensibiliza o brasileiro para doações pontuais, mas a cada refeição doada caberia a pergunta sobre como podemos criar novos postos de trabalho, uma vez que em nove anos (2012-2021) nunca tivemos uma taxa de desemprego tão elevada – 13,2% (IBGE) -, o que, além da desonra pessoal, provocada em homens e mulheres, cria condições para a deterioração de todos os indicadores relacionados e nossa evolução como sociedade.

Navegando um pouco mais na ferramenta, e cada um terá seu olhar dirigido para os temas com os quais mais se identifica, destaco positivamente o crescimento de 89,4% para 96,5% da presença de meninos a partir de 5 anos nas escolas e de 90,3% para 97,5% da presença de meninas a partir de 5 anos nas escolas (2012-2019), certamente com importante impacto de redução no ano de 2020 causado pela pandemia, mas o fato é que esses números sinalizam que culturalmente os pais entenderam a importância de as crianças irem para a escola. E todos ganhamos como sociedade, uma vez que a educação é a alavanca para a evolução humana.

No último dia 4 de dezembro, a Campus Party realizou a edição Campina Grande (PB) do evento, levando conteúdo e interação com a tecnologia para os jovens dessa região do Nordeste brasileiro. Numa discussão informal com Tonico Novaes, CEO da empresa no Brasil, ele sinaliza que a Campus tem objetivos cada vez mais ambiciosos em sua presença nacional como um modelo organizado para envolver os jovens num saudável movimento de construir um futuro pessoal melhor e um futuro maior para o país.

Eu poderia fazer tantos outros recortes que me chamaram a atenção, mas paro por aqui. Te convido a revisar o seu planejamento para 2022 e projeções para os próximos cinco anos e considerar os impactos da sua empresa sobre cada um dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Só faremos a diferença com protagonismo. Esse palco é nosso!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Projeto de expansão pelo Brasil é foco da Estação Turma da Mônica

Próxima Postagem

Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.