Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança no foodservice: a resposta para a inovação está em você

Cristina Souza de Cristina Souza
3 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Liderança no foodservice: a resposta para a inovação está em você

Todos os dias, somos desafiados sobre os caminhos para gerarmos inovação em nossos negócios a fim de nos mantermos interessantes para os clientes e perenes no mercado. Muitas vezes, buscamos freneticamente “coisas” que representem a inovação para incorporarmos ao negócio. Porém, a inovação deve ser parte da cultura, curadoria e, principalmente, atitude como líder.

Mas porque inovar é tão importante? O mercado de alimentação fora do lar por muitos anos padeceu de mesmice, da falta da tecnologia e de processos arcaicos. Nos últimos 20 anos, vivemos um período de evolução. Comer bem está entre as top 5 prioridades das gerações mais jovens. E comer bem não está ligado a sofisticação, mas a origem, composição, qualidade e experiência proporcionada pelas marcas.

No ano de 2019 o segmento de alimentação fora do lar teve a melhor performance em faturamento dos últimos 10 anos, atingindo R$ 215 bilhões de faturamento. Mas 2020 e 2021 devem ficar marcados como os anos de maior reinvenção do setor.

Esses dados contextualizam o macro cenário, mas gostaria de te convidar a colocar a lupa no seu negócio. O que você tem feito em termos de inovação para conectar-se efetivamente com os seus consumidores?

Para apoiar essa reflexão, trago alguns tópicos importantes para que você possa refletir a respeito:

  • Sua marca tem presença digital e dialoga com o seu cliente frequentemente?
  • O cliente consegue acessar o seu negócio em todos os seus canais de venda de maneira fluida e efetivar o seu pedido?
  • Seu negócio transmite transparência sobre a origem e a preparação dos alimentos, evidenciando fortemente a segurança dos alimentos?
  • Em seu cardápio há produtos frescos e sazonais, além de produtos locais, globais e plant based?
  • Sua oferta combina opções do dia a dia às tradições e ocasiões especiais, levando o cliente a “viajar” na descrição?
  • O quanto o seu negócio possui e pratica conceitos de sustentabilidade na operação e no design do restaurante?
  • A contratação de equipe ou funcionários extras é digital?
  • O abastecimento do negócio é feito digitalmente com o uso de plataformas ou aplicativos?
  • O sistema de produção ou venda atual exige menos mão de obra do que há 5 anos?

Poderíamos elencar milhares de perguntas, mas o fato é que para cada uma delas é possível construir um ranking que elucide “onde estou agora e onde desejo estar no futuro”.

Um líder com mindset inovador não tem medo de encarar a realidade e desconstruir sua visão. Ele compreende a necessidade de pivotar o negócio com maturidade, sem vaidades ou amarras. Há uma grande diferença entre manter a essência e a autenticidade de uma empresa e permanecer “parado no tempo”.

Empresas que tomaram a decisão de resistir à inovação foram “atropeladas” por empresas mais inovadoras, foram abandonadas pelos clientes, tragadas pelo novo contexto de mercado ou, simplesmente, sumiram.

A resposta e a decisão estão em você!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Novo marketing para eventos: experiência, usabilidade e jornada do cliente

Próxima Postagem

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile