Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A reconfiguração do varejo alimentar

Transformação, conexão e tecnologia são, sem dúvida, as palavras que podem definir o varejo alimentar no Brasil nesse momento

Cristina Souza de Cristina Souza
3 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação dos formatos de loja é algo dinâmico no varejo em geral. E não seria diferente no varejo alimentar. Essas mudanças ocorrem para atender aos anseios e necessidades do consumidor.

No Brasil, a inflação dos alimentos, somada à redução do poder de compra e à necessidade de estocar a casa, para sair menos vezes durante a pandemia, levou para o atacarejo um novo público. Assim, o hipermercado, que já vinha enfraquecido, praticamente desapareceu, permitindo tração a expansão de marcas como Assaí, Atacadão, Giga, Roldão, Max, Tenda entre outras.

Em outro extremo, consolidam-se marcas que entregam conveniência. Para liderar esse segmento, a combinação entre localização, mix e atendimento são fundamentais. Minimercados de marcas consagradas, como Pão de Açúcar e Carrefour, olharam com humildade para players que jogavam esse jogo há tempos e, claro, trouxeram seu arsenal de competência e diferenciação dos seus ecossistemas para criar sua proposta de valor. Concorrentes internacionais, como a Oxxo, e nacionais, como Hirota e Dia%, também ocupam espaço.

Esses são os extremos, máximo valor e máxima conveniência, mas existe um contexto central com clientes que desejam e pagam por experiência.

A experiência pode ser caracterizada por sofisticada curadoria, arquitetura, atendimento e serviços. Marcas como St Marché, Hortifruti Natural da Terra, Oba e Mercadinhos São Luiz surfam essa onda.

A conexão com o cliente é fundamental, independentemente do formato. Levar o cliente para a loja com mais frequência é muito importante para manter a conexão. Mesmo o atacarejo, cuja premissa sempre foi produto com a menor quantidade possível de camadas que pudessem agregar custos, especialmente por áreas que possam impactar em perdas, repensou seu modelo e, em lojas novas, incluiu padaria, fatiação de frios e até açougue.

Os minimercados adaptaram padarias compactas às suas operações e os mercados premium, além de rotisserie, padaria, confeitaria, peixaria e açougue, turbinaram suas adegas e introduziram respeitáveis operações de restaurante, cafeteria e food hall.

Ainda no âmbito conexão, os programas de fidelidade, que, nos seus primórdios serviam ao propósito de captura de dados de clientes, hoje, bem mais do que cupons de descontos, oferecem cartões de crédito, carteiras digitais e uma infinidade de serviços de prestação própria ou integrados com parceiros. É a conexão amparada por tecnologia.

O varejo alimentar busca eficiência incansavelmente, e a tecnologia passou a ser a grande aliada. Sistemas de monitoramento e gestão, self check out, robôs para monitoramento de gôndolas, inteligência artificial, drones, plataformas de e-commerce, tudo em um arrojado programa de transformação digital.

No último 4 de novembro, o grupo paranaense Muffato inaugurou sua primeira loja autônoma. Em outubro de 2021, o Carrefour inaugurou também, porém, em formato compacto com menos de 20 m2. A iniciativa da Muffato tem impressionantes 250 m2 e somente sete funcionários. O acesso é feito por QR Code como ocorre em lojas como Amazon Go. O pagamento é feito diretamente no aplicativo e sem passagem por qualquer tipo de checkout.

Esse pode ser, sem dúvida, o futuro do varejo premium no Brasil. Em avanços ao experimento Amazon Go, nos Estados Unidos, a companhia integrou uma operação de foodservice em parceria com a Starbucks de forma humanizada, ou seja, com atendentes, algo que acredito ser muito assertivo.

O consumidor amplia o hábito de consumo de alimentos preparados fora de lar e o varejo alimentar pode participar dessa oportunidade. Por quê? A matemática é simples: a comercialização do insumo possui margens cada vez mais achatadas. No produto transformado, os drivers de decisão são outros: confiança, qualidade, sabor e apresentação, permitindo explorar margens de dois dígitos.

Em nossa visão, na Gouvêa Foodservice, as operações de restaurante, cafeteria, rotisserie e padaria devem consolidar-se como o mais potente motor no crescimento da rentabilidade do varejo alimentar no Brasil nos próximos anos.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Este artigo foi publicado originalmente no dia 8 de novembro. 

Postagem anterior

Após crescer 25% em 2022, Amvox investe em nova sede para dobrar a produção

Próxima Postagem

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile