Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Empórios paulistanos: tradição e inovação à disposição da classe A

Cristina Souza de Cristina Souza
2 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Empórios paulistanos: tradição e a inovação à disposição da classe A

Os anos de 2020 e 2021 foram positivos para o varejo alimentar. No ano de 2020, o setor supermercadista acumulou alta real (deflacionada pelo IPCA/IBGE) de 9,36%, em relação ao ano de 2019; e em 2021, alta real de 3,04% em relação ao ano de 2020, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Em 2020, esses números são justificados pelo período crítico de pandemia, que levou a maximização do preparo e consumo de alimentos em casa. Em 2021, quando ainda ocorreu períodos de lockdown, mas, principalmente, pela remodelação do consumo de alimentos fora do lar, que foi fortemente influenciado pelo trabalho híbrido e por uma nova organização casa, família e relações sociais.

Sem dúvidas, esses números foram animadores para o setor de maneira transversal e atingiram todos os segmentos, especialmente os de classe A. E, talvez, esse contexto seja positivo para o recém-inaugurado, na capital paulistana, Empório Fasano.

O Empório Fasano nasce em uma vizinhança com um concorrente estabelecido há mais de 90 anos. A Casa Santa Luzia, desde 1926, abastece consumidores fiéis, turistas e até empresas com produtos sazonais (cestas, kits etc).

O bairro dos Jardins tem o quarto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo, com 0,957. O bairro é um berço do consumo premium na cidade. Grandes marcas, ótimos hotéis, apartamentos de alto padrão e alguns negócios, pérolas da região, convivem com um movimento constante de reconfiguração.

São menos de 10 minutos de caminhada entre um estabelecimento e o outro. A família Fasano tem muitos negócios no bairro e, sem dúvida, é uma grande referência no mercado de gastronomia e hospitalidade, ampliando sua autoridade para uma iniciativa desse tipo.

O Empório Fasano destaca-se em modernidade e design impecáveis, como de costume. São 4.500 itens distribuídos em 3 pisos, que totalizam 1.000 m². Essa oferta dirigida assegura um ambiente clean e um fluxo muito fluído.

O Santa Luzia, com seus 2.200 m2 entre loja e mezanino, oferece algo como 32 mil itens, em um ambiente em que tudo foi se “encaixando” e tornando os corredores da loja apertados para expor tanta coisa.

São propostas diferentes. O Empório Fasano assegura recortes dos produtos desenvolvidos, curados ou chancelados pela marca e a Casa Santa Luzia segue apostando no know how de varejo, que agrega produção própria, curadoria e importação, tudo para encantar seus clientes oferecendo soluções segundo o que entendem que seus precisam, uma filosofia desenvolvida por nove décadas.

Ambos apostam na conveniência oferecendo produtos prontos para levar e consumir em casa. Vendas por WhatsApp, serviço de concierge e vendas por aplicativos. Cada um, à sua maneira, traz a digitalização, mas, nada muito intenso, o que sem dúvida é uma grande janela de oportunidade. Para um café rápido? Ambos oferecem oferta e espaço.

Chama a atenção, em ambos os empreendimentos, a baixa aposta no consumo em loja. É certo que durante a pandemia esse conceito de loja sofreu pela ausência de clientes, porém, especialmente para público A experiência está no topo da lista.

A experimentação de produto é possível, mas a permanência do cliente na loja e a vivência de experiências como ocorre, por exemplo, nas lojas do Empório Santa Maria, Eataly e iniciativas internacionais, que intensificam o modelo, não são o forte do Empório Fasano ou da Casa Santa Luzia.

A decisão sobre o melhor modelo é sempre do consumidor e ambas as empresas têm qualidade técnica para fazer acontecer, possivelmente, nesse momento, freados por objetivos e foco desse momento, talvez, no futuro, vejamos a pivotagem dos modelos atuais dessas marcas para construção de conceito que integrem produto e experiência em loja de forma mais ambiciosa, afinal, varejo é transformação.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Editora D’Plácido inaugura sua primeira livraria no Conjunto Nacional

Próxima Postagem

Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.