Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Empórios paulistanos: tradição e inovação à disposição da classe A

Cristina Souza de Cristina Souza
2 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Empórios paulistanos: tradição e a inovação à disposição da classe A

Os anos de 2020 e 2021 foram positivos para o varejo alimentar. No ano de 2020, o setor supermercadista acumulou alta real (deflacionada pelo IPCA/IBGE) de 9,36%, em relação ao ano de 2019; e em 2021, alta real de 3,04% em relação ao ano de 2020, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Em 2020, esses números são justificados pelo período crítico de pandemia, que levou a maximização do preparo e consumo de alimentos em casa. Em 2021, quando ainda ocorreu períodos de lockdown, mas, principalmente, pela remodelação do consumo de alimentos fora do lar, que foi fortemente influenciado pelo trabalho híbrido e por uma nova organização casa, família e relações sociais.

Sem dúvidas, esses números foram animadores para o setor de maneira transversal e atingiram todos os segmentos, especialmente os de classe A. E, talvez, esse contexto seja positivo para o recém-inaugurado, na capital paulistana, Empório Fasano.

O Empório Fasano nasce em uma vizinhança com um concorrente estabelecido há mais de 90 anos. A Casa Santa Luzia, desde 1926, abastece consumidores fiéis, turistas e até empresas com produtos sazonais (cestas, kits etc).

O bairro dos Jardins tem o quarto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo, com 0,957. O bairro é um berço do consumo premium na cidade. Grandes marcas, ótimos hotéis, apartamentos de alto padrão e alguns negócios, pérolas da região, convivem com um movimento constante de reconfiguração.

São menos de 10 minutos de caminhada entre um estabelecimento e o outro. A família Fasano tem muitos negócios no bairro e, sem dúvida, é uma grande referência no mercado de gastronomia e hospitalidade, ampliando sua autoridade para uma iniciativa desse tipo.

O Empório Fasano destaca-se em modernidade e design impecáveis, como de costume. São 4.500 itens distribuídos em 3 pisos, que totalizam 1.000 m². Essa oferta dirigida assegura um ambiente clean e um fluxo muito fluído.

O Santa Luzia, com seus 2.200 m2 entre loja e mezanino, oferece algo como 32 mil itens, em um ambiente em que tudo foi se “encaixando” e tornando os corredores da loja apertados para expor tanta coisa.

São propostas diferentes. O Empório Fasano assegura recortes dos produtos desenvolvidos, curados ou chancelados pela marca e a Casa Santa Luzia segue apostando no know how de varejo, que agrega produção própria, curadoria e importação, tudo para encantar seus clientes oferecendo soluções segundo o que entendem que seus precisam, uma filosofia desenvolvida por nove décadas.

Ambos apostam na conveniência oferecendo produtos prontos para levar e consumir em casa. Vendas por WhatsApp, serviço de concierge e vendas por aplicativos. Cada um, à sua maneira, traz a digitalização, mas, nada muito intenso, o que sem dúvida é uma grande janela de oportunidade. Para um café rápido? Ambos oferecem oferta e espaço.

Chama a atenção, em ambos os empreendimentos, a baixa aposta no consumo em loja. É certo que durante a pandemia esse conceito de loja sofreu pela ausência de clientes, porém, especialmente para público A experiência está no topo da lista.

A experimentação de produto é possível, mas a permanência do cliente na loja e a vivência de experiências como ocorre, por exemplo, nas lojas do Empório Santa Maria, Eataly e iniciativas internacionais, que intensificam o modelo, não são o forte do Empório Fasano ou da Casa Santa Luzia.

A decisão sobre o melhor modelo é sempre do consumidor e ambas as empresas têm qualidade técnica para fazer acontecer, possivelmente, nesse momento, freados por objetivos e foco desse momento, talvez, no futuro, vejamos a pivotagem dos modelos atuais dessas marcas para construção de conceito que integrem produto e experiência em loja de forma mais ambiciosa, afinal, varejo é transformação.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Editora D’Plácido inaugura sua primeira livraria no Conjunto Nacional

Próxima Postagem

Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile