Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O tratamento correto do pedido como aliado na redução de custos e otimização das operações – Parte II

Redação de Redação
15 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Logística
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Luiz Alexandre de Paula Machado*

[the_ad id="138406"]

No artigo anterior (leia aqui), escrevi sobre um processo importante que acontece nas indústrias e é uma alavanca que permite aumentar o nível de serviço ao cliente e contribui para redução de custos. É o processo Order to Delivery (da entrada do pedido até a entrega no cliente). Finalizei o artigo dizendo que muitas empresas não possuem regras claras e processos bem definidos que dificultam a área comercial na inserção do chamado “pedido perfeito”.

E o que é o pedido perfeito? Muitas organizações discutem o pedido perfeito, porém, ainda é um conceito que gera muitas incertezas e inquietudes dentro das empresas. A definição padrão é de que o pedido perfeito é aquele que é entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem correta e com a documentação correspondente.

[the_ad id="99067"]

Além disso, a mercadoria deve chegar na quantidade correta e em condições impecáveis. Entretanto, na prática, essa denominação falha ao garantir o custo ótimo de entrega, a disponibilidade dos itens, o tempo mínimo de entrega e a capacidade da operação, alem dos recursos disponíveis para realizar a gestão e entrega do pedido conforme sua definição.

Na GS&AGR, muitas vezes nos deparamos com empresas que possuem sistemas ótimos de gestão de pedidos, contudo os processos e as regras sistémicas são pouco desenvolvidos e impróprios para alcançar melhores resultados. Alem disso, observamos que raramente os problemas decorrentes da má implantação do pedido são atribuídos e tratados com a devida prioridade em sua melhoria.

Os impactos gerados por esse desajuste de parâmetros e processos comerciais são inúmeros e acabam afetando toda a organização, desde a própria área comercial – que tem que lidar com os diversos cancelamentos ou duplicidade de pedidos, passando pela área operacional e seus índices de ruptura e complexidade de gestão até a área de distribuição que sofre com atrasos e re-entregas o que incorre diretamente nos custos.

Em empresas de serviços, esse cenário também não é muito diferente. Técnicos regressam repetidamente aos clientes devido a problemas de agendamento, falta de informação, solicitação indevida etc, demorando dias para resolver problemas simples de instalação e manutenção gerando insatisfação crescente em seus consumidores. No entanto, é importante salientar que a revisão do processo é apenas uma parte da mudança; a complexidade está na mudança cultural e na conquista do apoio dos executivos que conduzem o projeto. O processo de gestão de pedidos e serviços requer um processo maior de mudança estruturado, que leve em consideração a segmentação da demanda, seguida da definição de regras e parâmetros de atendimento, de acordo com a oferta de serviço de cada canal ou grupo de clientes. Somente ao finalizar este processo é que as alterações sistêmicas e novos procedimentos comerciais devem ser redesenhados, conforme as características do negócios e objetivos da corporação.

Apesar das áreas envolvidas na gestão do pedido (comercial, operação e logística) serem interdependentes, normalmente elas são tratadas individualmente, sem uma visão holística que garanta a coerência das atividades. A integração dos processos internos é fundamental para a estruturação do processo de OTD (Order to Delivery) e definição dos parâmetros que devem reger a operação como um todo. A realização desse processo permite que a organização desenhe sua estrutura interna e procedimentos em linha com as exigências do mercado externo e as complexidades internas da operação garantindo que o funcionamento da empresa seja mais eficiente com menor custo e maior rentabilidade.

Para que uma empresa perpetue e consiga reduzir seus custos, é imprescindível que o ajuste das atividades internas seja realizado. Arrume a cozinha. Esse processo garante não somente maior eficiência como também oferece maiores oportunidades de longo prazo para evolução de sua empresa.

Em momentos de pressão sobre a margem do negócio não basta atuar pontualmente na redução de quadro de funcionários ou no corte de orçamento. As operações são interdepartamentais, assim como os impactos e decisões de negócio. Para atingir resultados perenes, é imperativo uma atuação integral em todo o ciclo, desde a entrada do pedido até a entrega final.

Clique aqui e leia a primeira parte deste artigo.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre.machado@gsagr.com.br), é head de Consultoria da GS&AGR Gouvêa de Souza

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A reconfiguração dos shoppings e centros comerciais

Próxima Postagem

Internacionalização de franquias brasileiras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Logística

Nordeste e Sul-Sudeste lideram movimentação de pacotes no Brasil

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Internacionalização de franquias brasileiras

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.