Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A revolução da terça-feira de doação, pós sexta-feira de consumo

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
30 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A revolução da terça-feira de doação, pós sexta-feira de consumo

Copa do Mundo, Black Friday, Natal. O final de 2022 está mesmo agitado. Que o digam os varejistas que vivem o período, que é historicamente o melhor em vendas. É verdade que a Black Friday deste ano não impressionou muito – afinal, o cenário econômico não é dos melhores -, mas, ainda assim, movimentou cerca de R$ 3,1 bilhões em transações no e-commerce, durante toda a sexta-feira, 25, segundo a Neotrust. Em todo o mês, o e-commerce faturou algo próximo a R$ 16,5 bilhões, segundo o Ebit.

O mês de novembro também é importante para o varejo porque, logo após a agitação da Black Friday, as marcas têm a chance de participar do Dia de Doar, que neste ano aconteceu em 29 de novembro. A ação faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação) e, como nasceu nos Estados Unidos, acontece tradicionalmente na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Por causa disso, o Dia de Doar acabou se tornando uma resposta solidária aos movimentos de consumo, como a Black Friday e a Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição oficial foi em 2013 e, no ano seguinte, o País entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação.

Neste ano, conta mais uma vez com a parceria do Instituto Mol. O principal objetivo é estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e, nos últimos anos, os participantes mostraram que as possibilidades da palavra “doação” são diversas.

A Fundação Feac, por exemplo, faz um grande movimento em Campinas (SP) e recebe doações de objetos comuns como calçados, mas também itens bem específicos, como notebooks para jovens moradores da periferia e kits maternidade com o básico que gestantes em situação de risco precisam no momento do nascimento do bebê. Outro exemplo peculiar criado por Alexandre Caruso é o Projeto Garrafa no Mar, que é uma plataforma digital que permite que pessoas paguem contas de outras pessoas em situação de vulnerabilidade, como um “tinder dos boletos”.

Algumas empresas e marcas também têm percebido a importância de se envolverem com a causa e o contexto da Black Friday pode ser uma brecha interessante nesse sentido. O aparente paradoxo entre a ideia de consumo e a necessidade de ser solidário pode levar a uma reflexão crítica e incentivar o hábito e a cultura da doação. 

Uma organização que tem protagonizado o incentivo à doação no Brasil, inclusive no Dia de Doar, é a rede Raia Drogasil. A empresa criou o Movimento Todo Cuidado Conta, que ajuda a financiar projetos coletivos de saúde integral no Estado de São Paulo. O apoio acontece por meio de um matchfunding, que é um financiamento coletivo com participação da marca. Funciona assim: a cada R$ 1 doado para os projetos selecionados pelo edital, o fundo Todo Cuidado Conta doa mais R$ 1. Na primeira fase do programa, mais de R$ 3 milhões serão disponibilizados para ações coletivas.

Outro exemplo de engajamento de marcas na causa da doação é o Movimento Arredondar, uma ONG que criou uma plataforma que permite uma microdoação no momento do pagamento de uma conta, transformando as moedinhas do troco em impacto social. Diversos varejistas são parceiros da ONG e, no Dia de Doar, costumam fazer campanhas especiais para aumentar a arrecadação.

Neste fim de ano, te convidamos a pensar novamente naqueles números da Black Friday e imaginar: e se cada compra realizada nesse período gerasse uma doação? Agora, pense a transformação que veríamos no mundo se a gente nem precisasse esperar o fim do ano pra fazer isso? É que a Black Friday tem que ser na última sexta de novembro, mas o Dia de Doar pode ser qualquer dia, inclusive hoje.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Macy’s transforma espaços de 35 lojas em mini Centros de Distribuição

Próxima Postagem

Lego, Marvel, Warner Bros., Outback e Fanlab montam lojas no CCXP

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Lego, Marvel, Warner Bros., Outback e Fanlab montam lojas no CCXP

Lego, Marvel, Warner Bros., Outback e Fanlab montam lojas no CCXP

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.