Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Back to the Future

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Back to the Future

Tudo parece indicar que temos à frente um período mais positivo para a economia, o consumo e o varejo do Brasil. Nada mais natural, quando comparamos com os períodos turbulentos que ficam para trás. E isso tem muito a ver com uma obrigatória análise ampliada do cenário global e seus impactos em nossa própria realidade.

Sem ilusão ou discussão política, é preciso considerar que o quadro difícil vivido por diversas economias desenvolvidas na Europa, América do Norte e Ásia, especialmente as regiões mais dependentes da China, comparado com os fatores estruturais brasileiros em retomada pós-pandemia, criam um cenário mais positivo à frente que nos dão o direito, talvez a obrigação, de voltarmos a sonhar com um projeto mais ambicioso de futuro.

Daí, a proposta do Back to the Future. Dessa forma mesmo, em inglês, pois sua tradução talvez pudesse ensejar especulações político-partidárias.

Mas, para isso, é preciso avaliar e considerar todos os elementos estruturantes passíveis de serem organizados para a necessária criação de um projeto de futuro para o Brasil.

No cenário global à frente, o Brasil está um pouco mais isolado geograficamente de áreas sob crescente pressão no futuro próximo e tem potencial para converter um conjunto de fatores positivos em energia transformadora da nossa realidade nesse momento próximo.

Mas é decisivo que o setor privado possa se organizar para ser protagonista nesse projeto, pois o futuro é assunto sério demais para ficar só por conta dos políticos.

O conjunto da obra mostra que caminhamos aos trancos e barrancos para chegarmos neste momento com muitas feridas, carências e desigualdades, inaceitáveis se pensamos num projeto de longo prazo. Na educação, na saúde, na fome, na segurança, na sustentabilidade, para lembrar o mínimo.

Mas também é verdade que existe um Brasil, em especial o do setor privado, que cresce, expande, entende o mundo, cria o futuro, se desenvolve, pensa grande e é líder global em diversas frentes, em especial no agronegócio, nosso maior diferencial, está tecnologicamente avançado, como mostram 5G, Pix e muitas outras iniciativas, é resiliente, flexível, adaptável e, acima de tudo, está vocacionado para crescer em muitas de suas diversas áreas.

Sem esquecer nunca de tudo que precisa ser corrigido.

É um País de omniconsumidores-cidadãos, que emergiu do período tenebroso da pandemia mais consciente, preparado, conectado, tecnologicamente mais equipado e solidário.

E que no meio da tempestade mostrou virtudes que precisam ser valorizadas. E acima de tudo, precisa pensar grande e com os olhos no futuro.

A disputa política de curto prazo tende a criar uma cortina de fumaça caracterizada numa mesquinhez crônica, que valoriza mais os erros dos que os acertos, mais o curto prazo do que o futuro e onde a crítica, a visão do copo meio vazio se tornam dominantes. Sem nenhuma conexão com qualquer vertente político-partidária. Temos muitas feridas abertas para pensarmos apenas em curativos paliativos de curto prazo.

Mas o paciente tem vigor, força e está estruturalmente preparado para maiores desafios num cenário em que mundo está cambaleando.

O que não falta são diagnósticos dos problemas e suas causas.

O que nos falta é um projeto que integre as virtudes, conhecimento, visão e determinação do setor privado para promover a transformação. Insistimos. Um projeto de futuro é assunto sério demais para deixar apenas por conta dos políticos.

Essa foi uma das principais conclusões de todas e todos que participaram do Latam Retail Show 2022, presencial e virtual, que depois de 102 horas de conteúdo, 218 palestrantes nacionais e internacionais, 8 pesquisas inéditas sobre diferentes temas analisando percepções da realidade na visão de consumidores e líderes dos setores de varejo e consumo puderam observar como estamos avançados nas mais diversas áreas dessas atividades.

E, de maneira quase natural, o Back to the Future emergiu como a proposta para o tema central do evento do próximo ano, de 19 a 21 de setembro de 2023, como um caminho a ser construído, integrando mais o setor privado na transformação que continuará a acontecer no País.

Especialmente, se os líderes que inspiram líderes dos setores do varejo e consumo trouxerem sua contribuição, visão e determinação para que isso possa acontecer.

Por incrível que pareça construir o futuro depende de nós.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Piccadilly mira expansão no Sudeste e abre primeira franquia em São Paulo

Próxima Postagem

Sigavi 360° quer mudar base da pirâmide do mercado imobiliário

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Sigavi

Sigavi 360° quer mudar base da pirâmide do mercado imobiliário

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.