Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso, vamos desmaterializar hoje?

Episódio 1: O que é a desmaterialização no metaverso

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
7 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Metaverso, vamos desmaterializar hoje?

Estamos iniciando com este artigo uma nova série sobre o metaverso. Agora vamos entrar nos detalhes para que vocês possam conhecer os bastidores desse novo mundo.

Hoje o tema é a desmaterialização. O que é isso? A desmaterialização é o próprio metaverso!

O metaverso é a própria desmaterialização de pessoas, lugares e objetos, ou seja, quando se tornam virtuais. Quando usamos a tecnologia para recriar uma cópia digital em 3D da planta de uma indústria, por exemplo, estamos desmaterializando. Todos os equipamentos e objetos desta indústria que estarão no metâmero precisarão ser desmaterializados para se tornarem virtuais.

E chamo vocês para irem lá adiante, com o pensamento, e verem tudo que podemos fazer com essa “brincadeira” de desmaterializar. Pegando ainda o exemplo da indústria: com uma cópia digital em 3D podemos testar mudanças e simular novas disposições para ter uma assertividade maior no investimento a ser feito.

A velocidade dos avanços no campo da tecnologia vem crescendo vertiginosamente. E temos certeza de que é um caminho sem volta. Segundo a Forrester Research (Predictions 2022 Guide), aproximadamente 80% dos consumidores já veem o mundo completamente digital. A vida das pessoas está totalmente inserida no mundo digital, pois as principais barreiras culturais foram vencidas com a imersão que as pessoas foram obrigadas a fazer durante a pandemia. Esse período caótico das nossas vidas, foi o grande trampolim para os avanços da tecnologia.

E todos os setores, público e privado, estão em marcha para ficarem digitais o quanto antes e o máximo possível. Todos precisam se reinventar para estar de acordo com a nova forma de viver do mundo. Nessa reinvenção estão inclusos os processos, a interação das pessoas e a vida social, afinal, os personagens deste mundo digital somos todos nós e sabemos a importância das interações e do convívio social para sermos felizes.

Para resgatarmos um entendimento que já falamos em outro artigo, segundo Jon Radoff em “Building the Metaverse”, o melhor entendimento do metaverso é entender as diversas camadas que ele envolve.

A camada que envolve a desmaterialização, que é o tema do nosso artigo de hoje, é a computação espacial. Ela se refere como convertemos o que é real em digital, ou seja, nesta camada estão os softwares que usaremos para desmaterializar objetos e interagir com eles ao mesmo tempo, no mundo físico e no mundo virtual. Isso inclui motores 3D, tecnologias de realidade virtual e aumentada, reconhecimento de gestos, mapeamento e computação espacial, com apoio de inteligência artificial.

A tecnologia vai abrir muitas possibilidades para a interação dos consumidores com as marcas, produtos e serviços, na construção de uma experiência imersiva cada vez melhor e nas novas ferramentas que estreitarão os relacionamentos a longo prazo.

Para fechar esse artigo, trago que, de acordo com o Relatório Anual de Internet da Cisco, quase dois terços da população global terão acesso à internet até 2023, enquanto o número de dispositivos conectados a redes IP será três vezes superior ao da população total.

Estaremos todos juntos nesse novo mundo digital, onde a vida vai acontecer cada vez mais e melhor, podem acreditar. Estamos só começando, temos muito chão pela frente.

Nota: A Benkyou entrou no metaverso, e com seu time desmaterializa e cria coisas para vários mundos. Apresentaremos essa e outras novidades no Latam Retail Show, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Convido vocês a virem conhecer!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagens: Shutterstock 

Postagem anterior

Como a Inteligência Artificial vai transformar o mundo do varejo nos próximos 5 anos

Próxima Postagem

TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.