Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Conversando com os nem-nem da política

Momentum 980

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Conversando com os nem-nem da política

Temos ficado particularmente surpresos com o número de pessoas bem preparadas e esclarecidas, que dizem que não vão escolher nenhum candidato caso os dois líderes das pesquisas atuais sigam para o segundo turno. Os chamados nem-nem.

Logicamente, é um direito inalienável pessoal, mas votar branco ou nulo é se omitir e uma forma simplista de transferir os problemas para outros e deixar que decidam por quem se omite.

Talvez um pouco pior.

É resolver seu problema pessoal de consciência (eu não escolhi!) e deixar que os problemas sociais, econômicos, de segurança, saúde, educação e sustentabilidade do País sejam resolvidos por quem decidiu por você quem será eleito. Porque alguém será.

É, de certa maneira, muito egoísmo em relação à sociedade, com sua família, amigos e com o País.

Normalmente, temos percebido esse comportamento em pessoas com ótimo nível de educação e que estão bem financeiramente. Que podem escolher onde e com quem vão jantar hoje. Podem viajar e conhecer o mundo. Que tem acesso a tudo que o moderno e atual pode oferecer em termos de tecnologia.  Que tem inúmeras opções de lazer e entretenimento e que tem o direito adquirido de escolher o que é melhor para si.

Mas, ao se omitirem, já fizeram uma opção pelo lavar as mãos e deixar que tudo o mais se arrume por si.

Toda discussão ligada a opções políticas é na sua essência uma discussão difícil pois envolve sentimentos, percepções, crenças e convicções.

E como é sabido, nada mais complexo do que discutir preferências.

Mas num momento crítico como o que vivemos no País, com seus crescentes desafios e oportunidades, quando o mundo vive o intenso drama envolvendo inflação, acesso à energia, alimentos e combustíveis, não deveria ser assim.

Com tanta desigualdade e carências nas áreas de educação, saúde e segurança.

Com contingentes de brasileiros que não têm o que comer.

Com os desafios envolvendo os temas sustentabilidade e crescimento sustentável.

Com tudo isso, se omitir é um direito, sim, mas é egoísta demais.

Não importa se seu candidato ou candidata, que mais representa suas ideias e visão do mundo não for para o segundo turno. Isso não deveria significar lavar as mãos e ficar fora da continuidade do processo, simplesmente optando pelo voto nulo ou em branco.

Como parte do processo legal, teremos um segundo turno com duas opções dentre os mais votados no primeiro escrutínio.

Uma opção deve ser melhor do que outra, considerando o momento e o futuro do País. E entre essas alternativas haverá uma que será eleita. Com ou sem esse voto indeciso. Mesmo que ambas as alternativas não sejam suas opções de preferência.

Na reta final, entre os dois eleitos para o segundo turno, quem levará a eleição deveria ser aquele que possa contribuir da melhor forma para transformar positivamente nossa realidade num momento que as vantagens estruturais têm se mostrado positivas ante o cenário global adverso.

E que poderia ser significativamente diferente fosse o País mais bem conduzido pelos representantes dos poderes Legislativo e Executivo. E com menos ativismo político no setor Judiciário.

E escolher deveria uma responsabilidade indelegável.

E isso só acontecerá se todos, em especial quem tem o privilégio de uma visão ampliada, ajudar a escolher o que possa ser melhor. Mesmo não sendo a ideal na percepção individual.

Omitir-se não deveria ser uma opção.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Postagem anterior

Meses após lançar assistente virtual, Telhanorte já registra crescimento de vendas

Próxima Postagem

WeClever aposta no marketing conversacional para aumentar conversão nas vendas online

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
WeClever

WeClever aposta no marketing conversacional para aumentar conversão nas vendas online

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile