Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pesquisa da ABRASCE traz o panorama dos strip malls no Brasil

Redação de Redação
20 de fevereiro de 2017
no Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

O conceito de strip malls no Brasil ainda é novo, mas diante de evolução desse modelo de negócio, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou a primeira pesquisa nacional para identificar onde estão estes empreendimentos, as principais características, e serviços oferecidos.

Assim como os empreendimentos dos Estados Unidos e da Europa, aqui os strip malls, normalmente, têm mix de lojas reduzido, são abertos, possuem estacionamento amplo e gratuito. Acima de tudo isso, a ideia é estar no meio do caminho do cliente e permitir uma compra rápida. Em linhas gerais, é um centro de conveniência, e não necessariamente de compras, onde agrega-se atividades sinérgicas, com estacionamento compartilhado.

A pesquisa da Abrasce focou na região Sudeste, onde esmiuçou as características técnicas de 59 strip malls. Descobriu que 44% deles estão em cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, e a Área Bruta Locável (ABL) média por shopping é de 1.685 m2.

“Na pesquisa, realizada por meio de formulário digital, foram fornecidas as principais características dos empreendimentos, como localização, porte e número de lojas. Também foram levantadas informações sobre a abertura dos malls aos domingos, tipos de serviço oferecidos e terceirização”, comenta o coordenador responsável pelo estudo, Huayna Perez.

Segundo Perez, nos próximos anos, o levantamento deverá ganhar as demais regiões e todo o território nacional. “Estimativas iniciais indicam que existem, atualmente, mais de mil empreendimentos nesse formato no Brasil”, conta.

Outra forma encontrada pela associação para manter constantemente esse modelo de negócio sob o radar, foi a criação de uma categoria de ?liação exclusiva para o segmento.

Para atender às demandas das empresas que atuam com os modelos de strip malls, a Abrasce iniciou um trabalho com as principais companhias para estruturar esse segmento e criou a categoria Strip Malls de filiação. “Foi uma demanda vinda deles, a proposta de trabalho dará maior proximidade com o segmento”, explica Sarah Batista, da área de Relacionamento com Associados da Abrasce. A ideia, segundo ela, é conceituar o modelo, e estudar a categoria – para identificar, assim, o tamanho e o potencial desse segmento no Brasil e ajudá-lo a se desenvolver. Ela conta que estão sendo realizadas reuniões mensais, de maneira a contribuir com os empreendedores nos contatos com fornecedores e varejistas. “A proposta é desenvolver melhor esse mercado, dar espaço para o debate dos grupos e colocar o segmento em evidência”, conta. “O modelo veio para fortalecer o setor”, avalia Sarah.

Principais dados levantados pela pesquisa sobre os strip malls:

* possuem características em comum que os definem: fileira de lojas voltadas ao comércio varejista; administração centralizada; estacionamento localizado em frente às lojas; ausência de corredores cobertos que interligam as lojas; espaços que podem ser con?gurados em linha reta, em forma de “L” ou de “U”; ABL menor que 5.000 m2.

* são, geralmente, ancorados por um grande varejista, e possuem no mix uma forte oferta de serviços, como salão de beleza, loja de calçados, drogaria, papelaria, livraria, lanchonete, floricultura, pet shop, ótica e cafeteria.

  • Têm, em média, 16 lojas
  • Possuem estacionamento (em média com 63 vagas)
  • Não costumam ter áreas de lazer ou quiosques
  • Têm funcionamento similar aos shoppings convencionais, 90% abrem aos domingos

Confira mais aqui. A pesquisa completa é divulgada exclusivamente aos associados da Abrasce

Postagem anterior

A evolução do setor de pessoal à gestão do capital humano

Próxima Postagem

Ecossistemas Competitivos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Ecossistemas Competitivos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.