Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Pix pode ajudar lojista a diminuir inadimplência e conquistar público mais jovem no crediário

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Pix dispara no e-commerce e deve decretar fim de pagamentos de compras
[the_ad id="169690"]

Hoje não dá para imaginar o Brasil sem o Pix. A forma de pagamento eletrônica não poderia ter obtido um sucesso maior entre os brasileiros, como comprovam as estatísticas do Banco Central (BC). Segundo dados da instituição, a ferramenta alcançou 126,6 milhões de usuários em abril deste ano, sendo 9 milhões de empresas e 117,5 milhões de pessoas físicas. Já no dia 6 de maio, o meio de pagamento atingiu um recorde de mais de 73 milhões de transações.

[the_ad id="138406"]

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que o setor varejista não pode deixar de ignorar a nova realidade, ainda que no início desconfiasse da novidade.

O grande motivo para essa suspeita inicial foi de que o Pix poderia não ser de uso universal. Além disso, em um primeiro momento a modalidade dificultou a vida dos varejistas de pequenos e médios negócios que eram menos adeptos às tecnologias bancárias – vale observar que boa parte do êxito do formato se deve à ampliação dos bancos digitais no País.

[the_ad id="99067"]

Esses lojistas também tinham alguma relutância por já estarem adaptados ao uso de dinheiro vivo nas suas operações, que era considerado um facilitador para gestão de pequenos pagamentos.

Contudo, a mudança de postura dos integrantes do setor foi praticamente instantânea, uma vez que todas as plataformas disponíveis detém o canal para a ferramenta eletrônica ser utilizada. Com isso, grande parte dos varejistas passaram a usar o Pix de alguma maneira no seu dia a dia, incluindo nas vendas aos consumidores.

Porém, em relação ao crediário, a recomendação para os lojistas é usá-lo como uma certa dose de inteligência. Por exemplo, o Pix é ideal para alcançar um público mais jovem, que prefere fazer pagamento remoto, em vez de retornar à loja todos os meses para quitar seus débitos.

Para este perfil, o uso da tecnologia é muito positivo porque eles já estão mais familiarizados com a solução, ajudando a rede varejista a incrementar a carteira com clientes que antes não comprariam pela modalidade por não disponibilizar uma facilidade de pagamento.

Outra vantagem para o varejista é a possibilidade de reduzir a inadimplência dos consumidores que atrasaram o pagamento. Nestas circunstâncias, a equipe de crédito tem a chance de propor um acordo via WhatsApp, permitindo que o acerto ocorra de uma maneira mais ágil.

Quando converso com lojistas dos segmentos de vendas com maior recorrência, como é o caso de vestuário e calçados, percebo uma certa resistência (e muito prudente) de implantar o Pix para recebimento de vendas do crediário.

O pagamento na loja sempre foi, e continuará sendo, a essência do crediário, tendo em vista que os clientes pagam as suas parcelas e acabam realizando novas compras na mesma ocasião.

Em linhas gerais, não há como as lojas – que têm o crediário como um pilar fundamental em seu modelo de negócio – deixar de lado o Pix. Entretanto, utilizá-lo a seu favor é a forma de garantir a sustentabilidade da operação.

Jeison Schneider é sócio-fundador e CEO do Meu Crediário.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Grandes marcas reforçaram a luta da comunidade LGBTQIAP+ durante o mês de junho

Próxima Postagem

O foodservice e os desafios sociais do País

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
O foodservice e os desafios socias do País

O foodservice e os desafios sociais do País

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.