Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Re-commerce é alternativa sustentável e ainda ajuda a economizar em tempos de alta da inflação

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
10 de junho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Re-commerce é alternativa sustentável e ainda ajuda a economizar em tempos de alta da inflação

A lot of different clothes hanging in a wardrobe

Hoje, com um cenário no qual consumir bem é fazer escolhas de consumo melhores, muito tem se falado sobre os processos de recompra de produtos, originários dentro da chamada “economia circular”. A tendência, que é conhecida como “re-commerce”, tem sido adotada por grandes varejistas, em diversos segmentos – desde moda até tecnologia.

Em tempos de crise econômica, mas também de maior conscientização, a solução do re-commerce surge atendendo a anseios oriundos da geração Z: cerca de 67% dos jovens consumidores americanos afirmam terem adquirido peças usadas, compradas em sites e lojas de varejistas. Esses sites e lojas, por sua vez, também acabam comprando de seus consumidores essas mesmas peças, fazendo um círculo de revenda.

Dar acesso a produtos de qualidade, mesmo que de segunda mão, e ainda contribuir com a redução do impacto ambiental são algumas das soluções que o re-commerce traz para a nova economia.

No Brasil, já vemos movimentos desse tipo por exemplo no mercado de telefonia móvel, que acaba recebendo o celular usado e realizando o abatimento no valor de um aparelho novo. Já existem lojas como as da Motorola, por exemplo, que têm áreas específicas da loja para o recebimento de aparelhos e baterias – projeto incrível que tivemos o prazer de realizar no Grupo Bittencourt.

Outro benefício do re-commerce é driblar os altos preços que se veem em tempos de inflação mais alta e continuar a fidelizar clientes, que já conhecem a qualidade dos produtos das marcas – ele traz um produto usado, e recebe desconto na compra de um produto novo. Os varejistas que enxergam esse tipo de ciclo das mercadorias de forma mais sustentável, além de darem sua contribuição ao bolso dos clientes, acabam por adotar uma postura socialmente responsável e sustentável. E com o beneficio de que a balança se equilibra – não é apenas uma ação responsável, é também de geração de receita e incremento de resultado.

Sistemas de logística reversa para resgate de produtos usados e outros também começam a fazer parte dos planos para quem quer fazer desse mercado do re-commerce uma oportunidade, que tem tudo para continuar a ajudar a todos os stakeholders envolvidos no ecossistema e que estejam comprometidos por um consumo cada vez mais consciente.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Freepik

Postagem anterior

Resultado de curto prazo versus construção de valor de marca

Próxima Postagem

Ceratti desenvolve produtos e estratégias com foco no operador de foodservice

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ceratti desenvolve produtos e estratégias com foco no operador de foodservice

Ceratti desenvolve produtos e estratégias com foco no operador de foodservice

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.