Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Viver, comer, comprar: o novo mantra dos shoppings

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
12 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine a cena. Sua família decide ir ao cinema e depois jantar. Em vez de entrar no carro, dirigir até lá, procurar vaga e correr para a sessão, você simplesmente pega o elevador, sai dentro do shopping, dá alguns passos e chega ao destino. Muito conveniente, não acha?  Isso será realidade, no ano que vem, para os 114 felizes proprietários de um apartamento no The Spot One, luxuoso prédio que será conectado ao Balneário Shopping, com entrada exclusiva para o mall. A ideia da Almeida Junior é construir empreendimentos semelhantes, em breve, nos outros seis shoppings que possui em Santa Catarina.

Algo parecido já acontece em lugares como o Shopping Cidade Jardim, da JHSF, e o Parque Shopping Maia, da General Shopping, que também estão conectados a edifícios residenciais. Apesar de não ser novidade, a união entre centros comerciais e empreendimentos residenciais tem ganhado impulso no Brasil, em especial após a pandemia.

Entre os motivos para esse novo ciclo estão fenômenos como o home office, a busca por conveniência, a valorização da proximidade e a necessidade crescente dos shoppings de gerar fluxo recorrente.

Para se ter ideia da força desse movimento basta dizer que 28% dos shoppings em operação no País integram um complexo multiúso, segundo dados da Abrasce, a Associação Brasileira de Shopping Centers.

Para quem não conhece o termo, multiúso é o jargão para descrever empreendimentos complementares e próximos, em geral, comércio, escritórios, moradias, escolas, hotéis e centros médicos, entre outros. Pois bem, em 2016 apenas 16% dessas áreas em shoppings contavam com condomínios residenciais – a imensa maioria era ancorada por prédios comerciais. Porém, no final do ano passado, residências já faziam parte de 25% dos complexos de uso misto.

Quando 2022 terminar, os números prometem ser ainda mais expressivos. Sabe por quê? Importantes players estão apostando alto na dobradinha entre condomínios e shopping centers.

A Multiplan é uma delas. A mais recente ousadia da companhia do trevo verde atende pelo nome de Golden Lake. Mais do que um condomínio, a Multiplan pretende oferecer um novo bairro para a população de Porto Alegre, convenientemente localizado ao lado do BarraShopping Sul. Quando concluído, o que deve acontecer até o final de 2024, haverá sete condomínios, com 18 torres e cerca de 1.200 famílias morando ao lado de um baita centro de compras.

Outro grupo que tem investido forte na construção de residências em seus shoppings é o Iguatemi. Recentemente ele fechou uma importante parceria com a Luggo, empresa especializada em edifícios residenciais com serviços (coworking, lavanderia, mercado, bicicletas compartilhadas etc.).

A Luggo construirá um prédio de 18 andares e 226 apartamentos no estacionamento do Galleria, em Campinas, que em troca fica com 16,6% do novo empreendimento. De quebra, o Galleria ainda ganha um fluxo adicional desses moradores, que frequentarão o mall por conveniência.

O apetite do Iguatemi não acaba em Campinas. Já estão em construção prédios residenciais nos shoppings de São José do Rio Preto e Sorocaba e há planos também para os centros comerciais da capital paulista.

Quer mais? A brMalls anunciou, há cerca de dois meses, um projeto ambicioso com a construtora Vitacon, também conhecida por desenvolver prédios com apartamentos pequenos e muita oferta de serviço. O acordo prevê a construção de 20 torres residenciais e centros médicos nos terrenos de sete centros da brMalls. As primeiras unidades devem ficar prontas em 2026.

Curiosamente, a movimentação dos shoppings para agregar residências e adensar o seu entorno tem estimulado também iniciativas na direção oposta. Vários empreendimentos imobiliários estão integrando polos comerciais dentro de seus projetos, para melhorar a experiência dos moradores — e agregar novas receitas.

A Helbor é uma das construtoras que tem percorrido esse caminho, juntamente com a HBR, incentivada pelo plano diretor aprovado na cidade de São Paulo, em 2016. Quem comprou um apartamento no Helbor Wide, na movimentada avenida Rebouças, ganhou junto o conveniente acesso a quatro salas de cinema Cinemark, um Outback, academia de ginástica, bons restaurantes e várias operações de serviços. Tudo isso a um elevador de distância. A ideia trouxe resultados palpáveis, entre eles o aumento significativo no valor pago pelos proprietários das unidades no Wide.

Neste momento, a Gouvêa Malls está envolvida no planejamento de alguns centros comerciais em condomínios, como o Eplenum, em São José do Rio Preto, e o Viva Park, em Porto Belo. Ambos propõem a união entre moradia, serviços e consumo, com amplo espaço para gastronomia, bem-estar e varejo de experiências.

Como dá para notar, a ideia do centro de compras tradicional ficou ultrapassada. O que prevalece agora é o conceito do live, work, play (viver, trabalhar, se divertir). Se quisermos aplicar a essa frase uma visão ampliada e adaptada ao mercado brasileiro, podemos adotar o mantra “viver, comer, comprar”. Em resumo, é preciso investir na diversificação da função dos centros comerciais, de modo a facilitar e tornar a vida dos clientes mais agradável.

Para viabilizar a evolução do seu modelo de negócio nestes tempos figitais, os shoppings precisarão propor novos motivos para as pessoas frequentarem seus espaços. Hoje, 72% dos nossos centros comerciais ainda não fazem parte de um complexo de uso misto. A conclusão é óbvia: a união dos shoppings com condomínios, centros médicos, instituições de ensino e outros empreendimentos do gênero está só começando.

O desafio será o de criar lugares onde as pessoas queiram estar e se encontrar, vivendo experiências relevantes e diferenciadas. E, ao mesmo tempo, monetizar o fluxo recorrente que residências, bares, restaurantes, áreas médicas e serviços em geral podem gerar. Esse é o caminho. Quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Divulgação/Multiplan

Postagem anterior

O poder transformador da voz do cliente

Próxima Postagem

Usaflex inaugura seis franquias em uma semana e chega em todos os Estados brasileiros

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Usaflex inaugura seis franquias em uma semana e chega em todos os Estados brasileiros

Usaflex inaugura seis franquias em uma semana e chega em todos os Estados brasileiros

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.