Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Integração, expansão e consolidação nos Ecossistemas de Negócios

Momentum nº 963

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Integração, expansão e consolidação nos Ecossistemas de Negócios

Quantas empresas tem o ecossistema Alibaba? Perto de 500. E o Tencent? Próximo a 600. E como característica interessante, existem empresas que têm participação em ambos. Assim como em outros ecossistemas.

A realidade dos negócios é cada vez mais agnóstica. A dinâmica de mercado torna todo o cenário cada vez mais fluído e mutante. Em especial, porque muitas aquisições são pagas com participações na empresa controladora. Isso faz com que outras rodadas de integrações e vendas de empresas incorporadas em ecossistemas possam ocorrer até por outros ecossistemas, superadas as questões de preferência.

No caso da Amazon, divididos em 11 núcleos (Pagamentos, Jogos, Entretenimento, Varejo, Música, Cloud, Marcas Próprias, Digital, Logística, Saúde e Mídia), são mais de 40 subsidiárias que compõem seu ecossistema. E ele tende a continuar se expandindo.

No Brasil, o ciclo de aquisições e fusões envolvendo a Magalu vive um hiato em sua trajetória por conta do cenário macro mais desafiador envolvendo o segmento focado em varejo e consumo.

O da Americanas, Carrefour e Via idem. Mas Vivo e Porto, ex Porto Seguro, menos “punidas” pela percepção cautelosa com o consumo puro, aproveitam para avançar ainda mais.

E em breve, também por aqui, teremos empresas com participação em mais de um ecossistema de negócios, assim como Meta Ecossistemas de Negócios, aqueles que expandem e integram dois ou mais ecossistemas, criando algo ainda mais relevante e dominante. Um ecossistema ligado à saúde ou educação se integrando com um outro ligado ao consumo e varejo ou ao transporte.

Essa é a emergente lógica da transformação dos negócios no mundo e que se faz mais presente também por aqui, gerando os Ecossistemas de Negócios Made in Brazil. E que estaria crescendo mais rápido se não fossem as questões momentâneas envolvendo a redução da renda real, o alto desemprego formal ou informal, massa salarial, o custo e a escassez do crédito ao consumo, a inadimplência, a elevada inflação e as altas taxas de juros, além da abalada confiança do consumidor. Todos esses fatores reduzem a valorização de ativos de negócios ligados aos setores de varejo e consumo. Momentaneamente apenas.

Estruturalmente, é apenas um soluço nesse inevitável processo que envolve a reconfiguração do ambiente de negócios pelo protagonismo de quem tem, monitora, prediz os comportamentos futuros de consumidores e faz uso desse, cada vez mais, importante ativo intangível. Eles dominarão e serão ainda mais relevantes e protagonistas.

Também é inevitável o crescimento do processo de integração, expansão e consolidação da combinação de fatores que envolvem o aumento acelerado de negócios individuais, startups e iniciativas geradas pela tecnologia e o digital com os desafios criados por um mercado cada vez mais competitivo, tributariamente desigual e que incentiva e premia iniciativas individuais, limitando as oportunidades de crescimento em voo solo. A menos que prevaleça a ideia de algo para chamar de seu.

Vale lembrar que foram 3,9 milhões de pequenas, médias ou empresas individuais abertas só em 2021, com perspectivas de crescer ainda mais com as novas propostas em aprovação no Congresso, o que deverá fazer evoluir ainda mais o número.

Esse quadro mais amplo de multiplicação de novos negócios é incentivado por questões que envolvem o espírito empreendedor combinado com contingências geradas pelas mudanças estruturais do emprego que favorecem a busca de caminhos próprios para criação de alternativas que podem, num momento seguinte, combinarem atividades entre si e se integrarem com negócios em fase mais madura, potencializando resultados.

Sem falar no efeito mais estrutural e global envolvendo a expansão da gig economia, aquela que diz respeito ao crescimento do trabalho individual na reconfiguração do emprego.

Esse admirável mundo novo é novamente tema permanente a ser explorado em múltiplas e diversas visões de raciocínios estratégicos e lembra a ideia do caleidoscópio, onde cada mínimo movimento, quase imperceptível para alguns, pode descortinar uma miríade de oportunidades para outros.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Milon, marca de vestuário infantil, planeja expansão e quer chegar a 100 lojas até 2023

Próxima Postagem

Smart Break e a aposta na conveniência “a um elevador de distância”

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Minimercado Smart Break abre 30 lojas mês em São Paulo e quer chegar a 1.500 até 2024

Smart Break e a aposta na conveniência "a um elevador de distância"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.