Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo resiliente

Jean Rebetez de Jean Rebetez
22 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo resiliente

Como se aproximadamente dois anos de covid-19 não tivessem sido suficientes para obrigar o consumo e o varejo a se transformarem, agora soma-se a isso uma guerra, inicialmente distante, porém com efeitos diretos na nossa economia real – e por que não em nós mesmos, que vemos diariamente pessoas sofrendo perdas incomensuráveis, ao vivo e online como nunca antes transmitido e vivenciado?

É preciso ser resiliente em todas as nossas capacidades, nos negócios mais que nunca.

O cenário que o varejo e consumo enfrentam é singular. Taxa Selic abaixo apenas da taxa da Rússia (em guerra), desemprego que persiste em se manter na casa dos 12 milhões de pessoas à mercê da própria sorte, inflação na ordem de 12% corroendo todos e todas, promovendo ainda mais desigualdade, ou seja, o consumo como impulsor do crescimento resiste a tudo isso como pode.

Esse é o pano de fundo de um país em que um ícone democrático como o carro popular (Gol 1.0 0 km custando R$ 70 mil) tornou-se item de luxo e tudo o que gira em torno dele também (combustível, seguro, estacionamento, manutenção, impostos, multas decorrentes). Empobrecemos e não há dúvida disso.

Nas organizações, o que estamos vendo é um sentimento de crise constante impulsionando ações que ganham cada vez mais espaço na priorização dos tomadores de decisão. São aquelas voltados a:

Revisão da atuação comercial

Entre elas, o DTC (Direct to Consumer) por parte das indústrias com ferramentas de apoio permanente de mensuração dos resultados (OKR’s e KPI’s), revisão da atuação regional e canais.

Transformação digital (TD)

Uma forte aceleração na digitalização dos negócios visando produtividade e eficiência, com ênfase especial na distribuição, aproximando como nunca fornecedores e consumidores, diminuindo a distância entre as pontas, desta maneira preservando margens para quem produz e proporcionando maior capacidade de compra para quem consome.

Em transformação digital, chama muito a atenção iniciativas que impactam a produtividade e a eficiência, tais como: hiperautomação e RPA’s (Robotic Process Automatization), Digital Twins, Inteligência Artificial e Machine Learning, Analytics e Big Data.

Plataformas digitais de aproximação

No que envolve aproximação entre fornecedores e consumidores, além do DTC já mencionado acima, vimos o uso das plataformas digitais suportando essa aproximação entre as pontas.

Uma dessas plataformas mais interessantes e recentemente surgida na China é a Community Buy Group (CBG), onde distribuidores realizam venda nos volumes e preços de atacado para um determinado líder de comunidade que repassa para um determinado grupo o fracionamento desta compra a preços competitivos e gerando ganhos para todos nessa cadeia.

Varejo resiliente

Incorporação de serviços no varejo

Outra iniciativa que consegue avançar além da relação compra e venda é a oferta de serviços no varejo. Entregar soluções completas incorporando serviços à oferta de produtos que venham ao encontro da demanda emergente de omniconsumidores faz com que o varejo se diferencie e ao mesmo tempo aumenta sua receita e margem. Tudo o que esse omniconsumidor não tem à sua disposição é tempo; os produtos já se tornaram commodities.

Planejamento compartilhado ou JBP

Cada vez mais próximos, varejo e indústria estão se apoiando na evolução do planejamento compartilhado ou JBP (Joint Business Plan). Por meio do planejamento conjunto e compartilhado, visando interesses comuns e “sell out”, ambos os lados se apoiam e investem em estratégias de obter maior proximidade e aumento de vendas junto ao mercado.

No quadro abaixo apresentamos como indústria e varejo se organizam com o objetivo comum de ganho de mercado e aumento de receita.

Varejo resiliente

Diversas são as alternativas para enfrentar os desafios que se apresentam diante de nós e dos nossos negócios. Neste momento com muitas possibilidades e diversas ameaças, o olhar externo, sem viés, agnóstico e imparcial pode fazer toda diferença para se alcançar o maior potencial de resultado, enfrentando e afrontando (por que não?) a não linearidade, incompreensão e ansiedade.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejistas revisam valores e adotam agenda ESG para atender exigências do consumidor

Próxima Postagem

Pedro Ivo, da Dito: “O varejo precisa começar a pensar como mídia”

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pedro Ivo, da Dito: "O varejo precisa começar a pensar como mídia"

Pedro Ivo, da Dito: "O varejo precisa começar a pensar como mídia"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.