Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
18 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Tenho 3 convites para te fazer ao ler esse artigo:

  • Conhecer o framework Metaretail 3D, que é uma ferramenta poderosa de análise de operações de consumo e varejo;
  • Fazer o download gratuito do report do Metaretail 3D, que detalha quais são os varejistas líderes em cada aspecto e por que eles estão nessa posição;
  • Preencher gratuitamente o assessment do Metaretail 3D para saber como a sua empresa está posicionada se comparada aos principais varejistas do mundo.

Vamos lá?

Em um cenário de tamanha complexidade, incerteza e com incontáveis variáveis é importante ter um modelo que permita a organização da nossa visão estratégica. Por isso, a Gouvêa vem desenvolvendo e evoluindo um robusto modelo de análise de operações de consumo e de varejo modernos, que permite analisar de forma ampla a proposta de valor, posicionamento, pontos fortes e oportunidades.

O Metaretail 3D é um framework de análise de operações de consumo e varejo modernos. O modelo tem esse sufixo, pois contempla o metaconsumidor – novo consumidor que emerge do pós-pandemia e recebe o sobrenome de 3D, pois sintetiza os novas componentes fundamentais para as empresas de consumo e varejo: digital, diverso e dinâmico.

A partir de agora irei decompor os componentes do Metarerail 3D, explicando brevemente cada uma deles, bem como apontando as empresas varejistas que são referência em cada quesito. Lembrando que o detalhamento de cada case das empresas em destaque pode ser acessado no report gratuito no final desse artigo.

Customer centric

O núcleo do modelo é o consumidor. Ele é a bússola do mercado de consumo. Para onde ele se move, o varejo direciona suas estratégias, porém, o consumidor está se movimentando mais rápido do que a maior parte dos negócios consegue acompanhar.

Todas as empresas dizem ser focadas no seu consumidor, mas poucas delas, de fato, conhecem os seus clientes. E um número ainda menor considera o consumidor em todas as suas decisões estratégicas.

Empresa referência:

Propósito

O propósito é o motivo pelo qual a sua empresa não pode deixar de existir​. É a sua contribuição para a sociedade. Sem ele, a empresa simplesmente não tem razão de existir. ​

Empresas com propósito forte criam identificação e fidelidade dos seus consumidores e alto engajamento dos seus colaboradores.

Cada vez mais, as empresas estão desenhando o seu modelo de negócio com base no seu propósito.

Empresa referência:

Digital

Acelerado pela pandemia de covid-19, o digital passou a ser a maior das commodities nas operações de consumo e varejo.

É impossível discutir qualquer aspecto do Metaretail 3D sem abordar também as componentes digitais que alavancam e exponenciam o resultado de cada uma delas.

Alinhado com o conceito do MetaRetail 3D, o digital passou a ser uma camada que permeia tudo e todos.

Empresa referência:

Operação

Subdividido em produto, eficiência e tecnologia, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a execução da estratégia, a qualidade, regularidade e o nível de serviço que provê para todos em sua cadeia de valor.

Empresas referências:

Relacionamento

Subdividido em experiência, pessoas e storytelling, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a conexão emocional gerada com os consumidores e avalia como a empresa conquista, engaja e se relaciona com seus clientes.

Empresas referências:

Solução

Subdividido em omnichannel, serviços e ecossistema, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados à competência da empresa em resolver demandas e necessidades dos seus clientes.

Empresas referências:

Report Metaretail 3D

A atual conjuntura do ambiente de negócios exige um constante repensar das nossas empresas. O Metaretail 3D pode te ajudar nessa missão. Baixe o report gratuito com todos os cases mencionados acima. 

Assesment Metaretail 3D

Além disso, te convido a fazer o assessment simplificado para avaliar a sua empresa comparada aos principais varejistas globais. O questionário leva apenas 2 minutos e você receberá um relatório customizado para a sua empresa. Acesse o assessment.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock, Divulgação e Reprodução

Postagem anterior

Tubarões e baleias, a silenciosa “guerra de egos e estratégias”: os novos desafios para os negócios

Próxima Postagem

Z11 leva ESG para as empresas na prática, para além da sopa de letrinhas

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Z11 leva ESG para as empresas na prática, para além da sopa de letrinhas

Z11 leva ESG para as empresas na prática, para além da sopa de letrinhas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.