Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tubarões e baleias, a silenciosa “guerra de egos e estratégias”: os novos desafios para os negócios

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
18 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Com as novas possibilidades de trabalho e rentabilidades das quais o mundo tecnológico tem acentuado, nos vemos pertencer a um ambiente que tem peculiaridades que, se não forem compreendidas, podem significar riscos de perdas significativas em todo o processo de gestão, comunicação e efetivação de negócios. Uma vez que mergulhamos no “oceano” em busca de oportunidades de negócios, no mercado financeiro, ou ainda quando eles “migram” para o nosso ambiente em busca de possibilidades de investimentos.

Tínhamos certas habilidades desenvolvidas com os “tubarões”, egocêntricos, solitários e que reagem à fome ou a excitação do “sangue” – oportunidades – nas correntes marítimas, o que os tornam previsíveis, seletivos e especialistas.

Já as baleias estão sempre próximas, ainda que invisíveis. Não são incitadas a atacar, movem-se pela necessidade, seguindo as regras da oportunidade. Para o mercado, isso demonstra ser um comportamento “desapegado”, pois compram quando veem oportunidade na ação e vendem pelo conforto do menor esforço.

Ou seja, iniciamos a navegar em mares de “baleias”. Elas têm ações e estratégias insólitas, atacam em bandos, são lentas, imensas e movem muita energia à sua volta. Ainda que se alimentem, não são agressivas, o que limita grande parte das contra-argumentações de negócios. Elas são oportunistas, esperam que seus alvos estejam desapercebidos ou cansados para atacar e têm um “tempo” diferente das demais, onde preservam como regra a sua segurança. Dentro de sua própria zona de conforto, é neste ambiente que elas trazem seus oponentes para os embates.

Todas estas observações nos levam a confrontar tudo o que aprendemos sobre negócios, gestão e estratégia no mercado tradicional, já que compreendemos que as baleias têm comportamentos diferentes do corporativismo tradicional. São pessoas muito inteligentes, porém, sem a experiência de mercado, organização, processo e gestão das quais nos moldávamos em nossas interações de negócios.

Como atuar com estas pessoas, que vieram de um “mundo” do qual a lógica é seu padrão de comportamento dominante? Que são excelentes analistas, mas com “deficiências” em organização, fluxo de processos, tempo de demanda e gestão de relacionamentos? Que desenvolveram a capacidade de usar como ferramenta suas instabilidades emocionais – o que é diferente de ter equilíbrio emocional; tendo elas como ações estratégicas de comportamento que se manifestam em momentos oportunos.

Tudo isso será mais acentuado agora diante da nova realidade da tecnologia – os mundos do metaverso, onde múltiplas tecnologias uniram-se e formataram um novo ambiente de negócios, fora do convívio e da interação social.

Agora nos deparamos no terreno “deles”, ou seja, têm em seu benefício fatores dos quais determinam vantagens competitivas sobre nós. Compreender estas vantagens será a diferença entre ter ou não sucesso em negociações com eles. Pois, uma baleia espera a reunião do maior número de “possibilidades” para atacar. Ela vive em um mundo de oportunidades, com base na lei do menor esforço e totalmente isenta da influência que as emoções possam causar em suas tomadas de decisão.

Então, te pergunto: “Você, como empresário, gestor, estrategista, marketeiro ou executivo em esferas de decisão, está pronto para lidar com os comportamentos das baleias, que são as novas investidoras do mercado?”

Como manter-se vivo e fazendo negócios no oceano de baleias? Ou quais são os pontos-chaves de comportamento destas baleias, que podem redefinir os novos processos de negócios para o atual mercado? Como atualizar-se em um “mundo” que já foi online, digital, big data e que está se tornando metaverso?

Eu sei são questionamentos intrigantes, mas compreender e responder a eles pode significar teu sucesso.

Marcos Arneiro é life coach

Postagem anterior

Luccas Neto passa a vender seus produtos licenciados na Amazon

Próxima Postagem

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.