Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Mais que vender, é preciso vender bem

Redação de Redação
22 de setembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Barista and his customer discussing something with smile while sitting at bar counter at cafe

Barista and his customer discussing something with smile while sitting at bar counter at cafe

[the_ad id="169690"]

Por Fernando Lucena*

[the_ad id="138406"]

Já faz muito tempo, desde o início da década de 90 (a chamada “década dos serviços”), que se prega a importância de uma cultura voltada para o cliente dentro de uma empresa. Ou seja, uma empresa que seja atenta à qualidade de seus produtos, de seu atendimento e dos serviços que oferece.

Infelizmente, tantos anos depois, algumas empresas e profissionais insistem em manter os níveis baixos de serviço e qualidade. Elas vivem em um mundo fantasioso onde não é necessário vender. Já outros, fizeram e fazem bem seu trabalho, buscando melhorar a cada dia e a cada atendimento.

[the_ad id="99067"]

Tão simples quanto esta premissa para o sucesso – que se traduz na sincera intenção de satisfazer clientes e oferecer soluções completas ao invés de simples produtos -, é a trabalhosa a rotina de quem se dispõe a cumpri-la.

Comprometer-se em servir é mais difícil do que se dispor a atender. Normalmente, os profissionais da área comercial dizem que os clientes abusam e ficam mal acostumados, querendo sempre mais por menos. E como bem sabemos, os clientes têm sempre razão!

Cabe, sim, ao profissional, conseguir uma forma de satisfazer este cliente, dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa. Uma forma de satisfazer a si mesmo pelo negócio fechado, à empresa pelo cumprimento do trabalho proposto, e ao cliente, pela entrega da solução.

Com certeza é muito mais simples esperar o cliente comprar do que tentar vender. O único problema é que, para o cliente, existem muito mais opções para adquirir algo, muito mais empresas se dispondo a servi-lo e, neste sentido, corre-se o risco do vendedor ficar esperando. Esperando sentado!

Demonstrar segurança e preparo para um cliente, estando pronto para responder seus questionamentos, geralmente agrada e transmite confiança. Mas esta competência exige constante atualização e busca de aprimoramento por parte do profissional de vendas. Dá trabalho, mas vale muito a pena!

Melhor do que ficarmos indo e voltando em nossas reflexões, talvez devêssemos  examinar o que definiu e ainda define o sucesso de tantas empresas de diferentes setores.

Primeiramente, é uma questão de zelar pelo relacionamento com os clientes, mantendo a imagem sempre brilhando a seus olhos, seja a imagem pessoal ou da empresa. É fazer com que clientes venham e voltem para sua empresa. E, principalmente, que façam isso por prazer.

Em segundo lugar, tentar sempre vender mais para um mesmo cliente, ao mesmo tempo em que conquistamos novos. Uma questão de quantidade e qualidade.

Um mesmo cliente pode oferecer muito mais retorno para uma empresa, desde que o vendedor saiba conduzir este processo. Basicamente, através do entendimento de suas necessidades e da apresentação de soluções de valor facilmente reconhecido pelo cliente.

Se mantemos um bom relacionamento com os clientes, será mais fácil por meio deles, conseguir indicações de novos. Nada melhor do que a propaganda verbal favorável. Clientes se sentem confiantes quando outras pessoas indicam produtos e serviços de uma empresa.

Mas fique atento, pois da mesma forma funciona a propaganda negativa. Um cliente insatisfeito é capaz de propagar rapidamente esta experiência, e mais e mais clientes se sentirão inseguros em fazer negócios com você.

Ou seja, na prática, ou você se torna diferente para o seu cliente ou se ele torna indiferente com você.

Se clientes novos representam novos caminhos a serem explorados, clientes antigos representam fidelização, além de possíveis indicações positivas, ou seja, nosso trunfo para vencer.

Realizar negócios exige dedicação e muito preparo. Ser reconhecido profissionalmente é a consequência de um árduo trabalho, é uma conquista. Se sobressair perante a concorrência exige informação, e habilidade em saber diferenciar seus benefícios em relação ao concorrente. É, acima de tudo, convencer o seu cliente de que você é a melhor opção.

Como último ponto, gostaria de frisar a disponibilidade ao cliente. Clientes gostam de conseguir contato quando querem. Não gostam de condições, horários e restrições quando desejam resolver algo.

A má notícia é que devemos estar sempre disponíveis. A boa é que os clientes reconhecem esta disposição, e retribuem com a preferência na hora de decidir pela compra.

Costumo dizer que para padres, médicos e vendedores, é sempre hora de atender quem precisa! Custe o que custar!

Portanto, mãos à obra e boas vendas!

*Fernando Lucena (fernando.lucena@gsfriedman.com.br) é sócio-diretor da GS&Friedman.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Como o BIG DATA ajuda a otimizar o orçamento e qualificar investimentos?

Próxima Postagem

Empreender com sucesso, apesar dos desafios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Empreender com sucesso, apesar dos desafios

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.