Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sem bola de cristal, mas com alguns pensamentos sobre 2022

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
17 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Sem bola de cristal, mas com alguns pensamentos sobre 2022

Para quem trabalha com consultoria é comum que, no final do ano, as pessoas costumem perguntar sobre o que esperamos do ano seguinte. Geralmente é possível trazer algumas tendências e ideias sobre o próximo ano, mas no caso de 2022 essa pergunta não tem resposta fácil.

Observando o cenário, vemos no varejo alguma instabilidade por conta do cenário econômico e político – alta inflação, juros altos e desemprego – mas em retomada. Como um dos fatores principais para a tão esperada retomada é necessário que o consumidor recupere sua confiança e volte a consumir sem tanta preocupação com o futuro e cautela. E isso vai ser conquistado aos poucos conforme (e se) a economia se estabilizar.

No mercado de franquias, as redes retomaram seus planos expansionistas e, após um período de oportunidades em negociação com fornecedores e vacância, já estamos vivendo um período de baixa oferta em real estate.

Também acredito em uma continuidade do movimento que vimos em 2021 com marcas se unindo em fusões e aquisições para conquistar novos espaços e mercados. A associação entre empresas que têm sinergia entre seus negócios deve crescer. Inclusive aqui no Grupo Bittencourt estamos cada vez mais buscando esse caminho. Em 2021 nos associamos ao Grupo YOUR para o nosso ingresso no mercado Europeu e também investimos na StreamShop, startup de live commerce. Estamos ansiosos para os próximos movimentos que estamos planejando.

Outro tema que vai estar na agenda das empresas são as questões que envolvem o compromisso social, os cuidados com o meio ambiente, e a necessidade de governança entre as empresas – o tão falado ESG e, dessa vez, não apenas como algo a ser feito no futuro, mas como missões para o “agora”.

Como continuidade ao movimento de 2021, continuamos apostando nas marcas criando novos modelos de negócios para atender a diferentes públicos, desenvolvendo novos conceitos alinhados com a expectativa do consumidor e antecipando demandas que ainda não estão sendo endereçadas no varejo tradicional.

Para os gestores das empresas, os desafios continuam a serem grandes. Montar uma nova operação em tempos de alta nos preços dos insumos e até mesmo com falta de fornecedores adiciona uma dose extra na necessidade de se conter custos e segurar as margens para poder continuar crescendo. E isso passa em grande parte por otimizar processos e inserir tecnologia nos negócios e ter uma equipe preparada. Uma tríade poderosa e necessária para quem quiser se manter relevante.

Essas são algumas das minhas apostas para 2022. Mesmo sabendo que o cenário pode mudar a qualquer tempo, eu acredito que teremos um ano melhor e com boas e novas perspectivas tanto para os cidadãos quanto para as empresas.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rede de supermercados Enxuto inicia operação de entregas com robô

Próxima Postagem

Shoppings e galerias atraem novas lojas com retomada das vendas

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Shopping centers começam o ano com alta de 10% nas vendas

Shoppings e galerias atraem novas lojas com retomada das vendas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.