Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Brasil que queremos

Redação de Redação
25 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
LATAM Retail Show 2015. Rodadas de debates

LATAM Retail Show 2015. Rodadas de debates

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Definitivamente não é o Brasil dos últimos anos que queremos e precisamos. É um País mais moderno, competitivo globalmente em um maior número de segmentos e negócios e não apenas em alguns poucos setores econômicos.

Um país de um estado menos inchado e burocrático. Com uma carga tributária mais equilibrada e limitada. Mais justo socialmente, sem corrupção e sem desperdício de recursos e dinheiro público. Mais ágil, leve e provendo educação, saúde e segurança para a população e criando perspectiva de um desenvolvimento sustentável no longo prazo.

Que absorva com empregos os jovens que chegam ao mercado de trabalho e os estimule ao constante aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Sem dúvida essas são propostas facilmente adotadas pela esmagadora maioria da população e, muito provavelmente, aquela adotada por todo o empresariado.

Só que essas palavras, proféticas, não significarão nada e discursos não mudarão a realidade, a menos que possamos mudar a atitude e a ação do setor empresarial brasileiro.

O que vivemos nos últimos anos é resultado de uma combinação perversa, envolvendo políticos comprometidos com suas pequenas causas e governos envolvidos com suas próprias motivações de poder no longo prazo, que nos fizeram recuar, econômica e socialmente, pelo menos cinco anos, desempregou mais de 11 milhões de pessoas e rebaixou salários e benefícios de um contingente ainda maior de trabalhadores.

Mas parte dessa equação perversa é responsabilidade do setor empresarial que não se manifesta e propõe alternativas para o longo prazo porque se organiza de forma pulverizada e fragmentada, defendendo basicamente, interesses setoriais, temporais ou regionais.

Com raras e honrosas exceções, os líderes empresariais do setor privado brasileiro, tal qual os políticos, também se apequenam e pensam muito mais nas demandas pontuais e não naquelas que, antes de mais nada, visassem o melhor para o País no longo prazo.

Em boa parte esse comportamento é inerente à fragmentação da representação empresarial que não consegue alinhar visões, estratégia e propostas para o Brasil e se perde na discussão das questões do cotidiano.

E isso se equivale ao comportamento dos políticos comprometidos com a próxima eleição.

Em boa parte, e com poucas exceções e recursos, o que temos a título de representação empresarial é herança de um sistema sindical criado no passado distante e que não se modernizou ou atualizou. E para complicar ainda mais, é dependente de contribuições obrigatórias recolhidas por meio do Governo, o que compromete sua independência e autoridade.

Não temos uma representação empresarial integrada, supra setorial e nacional de fato e com visão estratégica e propostas de longo prazo para o Brasil.

O exemplo que vem do Japão

Faz falta um organismo ou entidade com a visão plural e de longo prazo como a Keidanren, no Japão, que nasceu logo após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial e se organizou para repensar o país integrando todos os setores empresariais com uma estrutura onde todos estão representados e atuantes.

Entidade que olhe o futuro do Japão com a mesma visão que aplica em seus negócios e empresas. Que propõe e discute com os governos e autoridades o que é melhor para o país no longo prazo, porém de forma integrada com os diversos setores empresariais.

Seguramente uma pesquisa no Brasil entre empresários e dirigentes de negócios mostraria profundo alinhamento nas propostas sobre o que é melhor para o País mas, com certeza também, mostraria uma profunda divergência sobre as ações necessárias e as formas de implementar o que se discute.

Está mais do que na hora de repensarmos e revermos a forma como o setor empresarial tem atuado e assumirmos que o futuro que queremos só existirá se sairmos dos diagnósticos e dos discursos para passarmos a atuar de forma mais decisiva para que isso aconteça.

Exatamente como em nossas empresas e negócios.

Nota. No LATAM Retail Show 2016, de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, também será debatido como os líderes, executivos e dirigentes do varejo, shoppings centers, franquias e comércio eletrônico devem se posicionar para que o setor empresarial, em especial o que envolve esses segmentos, se faça representar corretamente na construção de um país moderno e competitivo.

Será um debate aberto, de acesso gratuito, mediante cadastramento, ao final dos dias 23 e 24 de agosto, às 19h, no Grande Plenário do Salão de Convenções. No dia 23 com o debate “E agora Brasil?” e no dia 24 com o debate “O Brasil que queremos”. Participe. Veja a programação completa do evento www.latamretailshow.com.br

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

 

Postagem anterior

Expo LATAM Retail Show tem credenciamento gratuito e um leque de soluções

Próxima Postagem

Mega Fóruns LATAM Retail Show – uma discussão sobre o cenário brasileiro e o impacto no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Mega Fóruns LATAM Retail Show - uma discussão sobre o cenário brasileiro e o impacto no varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.