Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quer crescer e sustentar o negócio?

Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
22 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Empresas captam R$ 541,9 bi no mercado de capitais este ano até setembro, diz Anbima

Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso. O que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucessos existem alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.

Até o século XX, os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares: estrutura organizacional, processos e pessoas. Isso continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

As teorias ligadas aos temas de planejamento, estratégia, processos e pessoas sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada empresa e do nível de entendimento e perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo. Geralmente isso ocorria ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam. O tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não conseguir acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento vai perder relevância e parar de crescer.

A grande indagação que sempre faço é: como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil? Quando cito que no século XXI os pilares precisaram ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicados na prática e no dia a dia das corporações. A estrutura organizacional ganhou o reforço da estratégia e da governança e esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de governança, o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados.

No outro pilar, o de processos, há muito ele recebeu a companhia das tecnologias digitais. Estamos nos referindo ao Big Data, à Inteligência Artificial, machine learning e outras tantas, o que permite às empresas terem as informações de que precisam em tempo real do mercado em que atuam no Brasil e no mundo, do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios e, com isso, tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por dados, é possível evoluir para a geração de novos negócios e escalar. O que quero dizer é que os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser bem definidos. O resultado é uma melhor gestão do negócio e ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.

O pilar pessoas, este sim, está mais completo como sempre mereceu. Ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito. Se esses dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização, as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que têm. Por outro lado, o perfil dos executivos deve ser aderente à cultura e ao propósito existentes. Essa relação nunca foi tão questionada, estudada e demandada como nos dias de hoje. Tanto a cultura quanto o propósito são como a alma da organização. Sem elas a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders. Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retêm talentos e não conseguem identificar as causas com precisão. Investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e, se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a elas pode ruir a qualquer tempestade, é frágil.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Quando tendências viram modelos, ou seja, o novo veio mesmo para ficar

Próxima Postagem

Mercado Pago amplia oferta de serviços financeiros com conta digital protegida e seguros

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mercado Pago estreia no Metaverso e passa a ser o banco digital oficial no Inverso, servidor de GTA Role Play

Mercado Pago amplia oferta de serviços financeiros com conta digital protegida e seguros

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.