Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Abaixo os tapumes. Oportunidades que surgem nas vacâncias dos shoppings

Redação de Redação
21 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

A vacância nos shoppings, sobretudo naqueles abertos nos últimos três anos ainda está muito alta. Estimam-se que existam 12 mil lojas vagas nos 546 shoppings brasileiros. Para que este cenário seja amenizado, muitos deles estão repensando seus espaços vagos. Afinal, não existem perspectivas imediatas de que os varejistas tradicionais ocupem estes espaços tão cedo. Então, é hora de pensar em novas ancoragens.


Leia também:
>> LATAM Retail Show 2016 – A segunda edição do maior evento do varejo latino-americano
>> No LATAM Retail Show participante conhece projeto A Loja do Futuro

Algumas iniciativas que começam a ganhar espaço nos shoppings:

Bares e Restaurantes – as alamedas gourmet (não confundir com as praça de alimentação), com um conjunto de restaurantes de diferentes especialidades, já existem com relativo sucesso nos shoppings das capitais, mas ainda são incipientes em cidades do interior. Faltam bons players, é verdade, mas redes como Madero, Johnny Rockets, Rock & Ribs, Coco Bambu, Mousse Cake começam a expandir nacionalmente, abrindo novas possibilidades.

Casas de shows, teatros e baladas – sim, a vida noturna começa a conviver nos shopping centers, oferecendo atrações até a madrugada. Normalmente ocupam áreas externas e corredores secundários.

Parques temáticos – mega aquários, parques de diversões e centros de entretenimento já surgem como grandes âncoras de turismo, trazendo um novo público de regiões distantes, ávidos por momentos de lazer e passeios de finais de semana e de férias.

Serviços e conveniência – clínicas médicas, odontologia, escolas de idiomas, pet shops, além das já consagradas academias de ginástica, salões de beleza, lavanderias, poupatempos  e lotéricas que já trazem um público fiel e cativo. Agora, novas frentes surgem aumentando ainda mais as opções como estúdios de dança, laboratórios clínicos e buffet infantis.

Centros de eventos e exposições – em cidades do interior, espaços grandes e médios podem se transformar em espaços para feiras regionais, eventos locais e oferecerem novas vocações para parte dos espaços disponíveis.

Espaços de co-working – alguns shoppings em São Paulo já anunciaram as primeiras salas de co-working – espaços de compartilhados de profissionais liberais e pequenas empresas.

Escolas e faculdades – já tradicionais, mas que retornam com força novamente pela vacância de grandes áreas. Oferecem a vantagem de trazerem um alto volume de alunos que se transformam automaticamente em clientes importantes para a área de alimentação e consequentemente para as lojas.

Lojas digitais – lojas satélites que trazem o mundo digital para os shopping centers, ocupando áreas não ocupadas por lojas tradicionais, retraídas pelo momento econômico e carência de franqueados.

Enfim, o momento é de sair da caixa e pensar diferente, repensar, revocacionar. Só não vale deixarem os tapumes proliferarem, pois isto sim espantam os clientes.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 3

Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.