Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Orçamento Base Zero no capital de giro

Redação de Redação
25 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Finanças
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jéssica Costa*

Em momentos de crise econômica, moral e ética como o que enfrentamos, diversas ferramentas importantes estão sendo utilizadas pelas empresas para que consigam sobreviver ou ainda emergirem mais fortes.

Um método que vem sendo muito utilizado é a revisão de despesas de forma inteligente, otimizando gastos ao invés de cortar indiscriminadamente as despesas, chamado, entre outras formas, de Orçamento Base Zero. Além de reduzir gastos, ele deixa como legado uma nova forma de gestão.

Mas, o que mais podemos fazer?

Olhar para o capital de giro buscando eficiência também é um importante e relevante trabalho. Por vezes este tema é deixado de lado principalmente pela dificuldade em medi-lo, causada pela falta de controle e de indicadores, mas definitivamente, ele merece atenção.

O capital de giro é mais conhecido pelas contas de clientes, fornecedores e estoques, porém há uma série de contas que também fazem parte das operações da empresa que acabam por consumir ou contribuir com ele, tais como: trabalhistas, impostos, despesas, antecipação de fornecedores, antecipação de clientes, entre outros.

Um planejamento inadequado de capital de giro ou análise incorreta de sua necessidade, pode levar empresas lucrativas para situações de dificuldade de caixa e/ou perda de rentabilidade.

Construir metas de capital de giro não é um trabalho fácil. Um bom planejamento necessita de um orçamento do DRE e do fluxo de caixa. Para se ter um orçamento que considere todas as contas, são necessários controles que permitam calcular o planejamento de compras, produção, estoque, vendas, créditos e débitos de impostos, entre outros.

Existem dois principais caminhos dentro da eficiência de Capital de Giro. O primeiro é negociação com fornecedores e clientes. Aqui vale saber trabalhar bem e criar indicadores de desempenho.

O principal, porém, são os processos. Os processos que geram o capital de giro estão entrelaçados por várias áreas como vendas, estoques e compras, ressaltando a política de cada um deles.

O quão eficiente é o planejamento de compras? A empresa consegue analisar o custo de oportunidade de gerar estoques, comprando com desconto versus o custo financeiro do tempo de giro destes estoques? Cálculo simples, porém muitas vezes subestimado. O mesmo vale para o planejamento de produção e o planejamento de vendas. Eles precisam ser assertivos, objetivos e acurados.  Se, por exemplo, as vendas ficam sempre abaixo do esperado, o plano de produção gera mais estoques. Um problema que não é simples de resolver quando uma empresa possui milhares de SKUs.

Vale também revisar “problemas” nos processos de contas a pagar e contas a receber. As empresas, às vezes, não sabem que pagam atrasado com juros ou adiantado. É muito comum erros nos cadastros e falta de revisão de assertividade dos pagamentos.

Uma forma eficiente de analisar o capital de giro é atrelar todas as contas de capital de giro com custos financeiro. Ratear as despesas financeiras conforme os centros de custos de cada conta do capital é uma forma interessante de distribuir o custo financeiros para as atividades de vendas, compras e produção.

Outra armadilha muito comum está nas diretrizes de redução de custos e despesas em detrimento do aumento das despesas financeiras. Imagine que o gerente da sua indústria prefira realizar produções de grande escala, acumulando grandes estoques favorecendo a redução de custos com setup e parada de máquina.  Esse tipo de estratégia implica em aumentar estoques e, portanto, em aumento de capital de giro.

Tudo isto posto, seguramente uma profunda revisão na estratégia e no capital de giro tendem a trazer eficiência na gestão e mais oportunidade de crescimento e de fortalecimento do negócio.

Participe de nosso workshop Foco no Resultado. Este tema será debatido por lá: http://goo.gl/cr1aZh

*Jéssica Costa (jessica.costa@agrconsultores.com.br) é sócia e head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores

Postagem anterior

Agenor Leão, da Natura, confirma palestra no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Especialista em relacionamento com clientes da Claro estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Especialista em relacionamento com clientes da Claro estará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile