Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Corações e mentes = Engajamento

Redação de Redação
5 de fevereiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos
View of team motivation in the office

View of team motivation in the office

Por Jean Paul Rebetez*

Ultimamente, venho me deparando com um grupo de CEO’s e gestores que, de uma forma geral, estão preocupados com um assunto que parece ser, para muitos, do campo metafísico!

O assunto que vem chamando atenção nesses tempos bicudos de vendas em baixa, cortes de despesas e margens apertadas, por incrível que pareça, é ENGAJAMENTO.

Não é por menos, nesse mundo em que vivemos, cheio de obstáculos, rotinas pesadas, cenários em constante transformação e demandas que pipocam por todos os meios de comunicação possíveis, se não tivermos os corações e mentes da nossa equipe com certeza nossa produtividade estará em cheque.

A cobrança é cada vez maior e de todos os lados – já senti na pele, na cadeira de gestor onde me deparei com pessoas “ativamente desengajadas”, que não se sentiam parte da organização, promovendo a insatisfação e o desprezo pelo trabalho, com isso, a dificuldade de alcançar as metas propostas. Essas pessoas contaminam o ambiente e devem ser retiradas do jogo imediatamente, pois o poder de desagregar é nefasto para o resultado e olha que não estou nem falando de clima somente.

Promover o engajamento é trabalhoso, mas faz toda diferença na crise ou fora dela.

Engajamento gera direção, foco e alegria de participar e moldar o momento. A venda é resultado dessa combinação bombástica. Podemos alavancar uma empresa com esse espírito, quantas já não vimos nascerem e crescerem com um grupo forte de pessoas entusiasmadas e torcedoras. A recíproca é mais do que verdadeira, empresas que alcançaram o auge e lá pelas tantas perderam sua “alma”, pessoas que faziam diferença e sucumbiram!

Para compreender como gerar engajamento é preciso entender bem o cenário do seu negócio, as expectativas dos seus colaboradores, além de criar uma conexão com aspectos mais intangíveis tipo alinhamento com os valores e o propósito de sua marca (já sabemos o que é cultura organizacional?), qualidade de vida, local físico, sistemas de reconhecimento remunerados ou não, e possibilidades de carreira.

Seus líderes geram engajamento? Líderes que inspiram e formam alianças construtivas com seus subordinados geram muito mais resultados em qualquer cenário.

Existem várias definições para engajamento, mas a que eu gosto mais trata do assunto como sendo a ligação afetiva, de valores e de objetivos com o negócio.

Vocês devem estar se perguntado: “como promover o engajamento?”

Busquem ser líderes construtivos, atuem pelo exemplo, reconheçam quando o resultado é obtido, proximidade é a alma do negócio e por fim identifiquem os desagregadores, não precisamos deles!

Acreditem, esse papo pra lá de Marrakesh gera resultado!

*Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

Shopping Centers: Um raio X do setor em 2015

Próxima Postagem

NRF 2016: Inovações para o varejo da EXPO

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

NRF 2016: Inovações para o varejo da EXPO

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.