Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Retomada geral, porém desigual

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Retomada geral, porém desigual
[the_ad id="169690"]

Os números estão colocados e o cenário, desenhado. A vacinação avança, mas a contaminação poderá ainda crescer por conta do relaxamento das cautelas e protocolos e o sentimento que se dissemina de que o pior teria passado.

[the_ad id="138406"]

O Brasil que emerge da pandemia está mais dividido, polarizado e desigual. Profundamente desigual.

Mas emerge economicamente mais vigoroso pela conjugação dos bons resultados dos setores ligados ao agronegócio, pelas exportações com dólar elevado para outras economias também em retomada, especialmente a China, pelo nível de reservas internacionais e pelos investimentos externos apostando nos elementos estruturais que nos mantêm na linha de investimentos estratégicos externos. Apesar dos desatinos que insistimos em cometer em diversas frentes.

O emprego começa a retomar, a renda a evoluir, aumenta o estímulo às compras com uso de crédito e, aos poucos, timidamente, a confiança do consumidor também cresce. Está em recomposição a equação determinante do comportamento do consumo: renda, emprego, crédito e confiança.

Fica o sentimento de que o cenário à frente é mais positivo e isso estimula a propensão ao consumo, em especial nas categoriais mais discriminadas durante a fase mais aguda da pandemia, porém balizado pelos novos padrões incorporados ao estilo de vida e comportamento que emergiram desse período.

Os setores do consumo que vinham positivos por sua essencialidade, como alimentos, material de construção, medicamentos, artigos para o lar e cuidados pessoais, passam a dividir a renda com aqueles mais afetados durante o período anterior, como os segmentos de vestuário, calçados, moda de forma geral, entretenimento, viagens, lazer e diversão, além de bares e restaurantes. E retoma a vida com mais vigor nos shoppings e centros comerciais planejados.

O sentimento coletivo indica que, como se previa, às portas do segundo semestre, existe a generalizada percepção de que caminhamos para uma realidade transformada pela pandemia em que parte dos hábitos e atitudes desenvolvidos durante o período mais dramático foi percebida como positiva e vai determinar o redesenho estrutural do mercado.

Novos hábitos geram novas realidades

No uso mais constante e conveniente das compras online e a valorização da proximidade na hora de comprar. Na nova configuração do trabalho remoto e seus impactos na geografia de consumo. Na forma de se vestir e no que usar nas diversas ocasiões. Na valorização das alternativas para a alimentação preparada fora do lar. Na hiperconveniência gerada pela percepção do uso mais adequado do tempo. Na virtude e vantagens do aprendizado e atualização à distância. São muitas mudanças que vieram para ficar.

Nos elementos mais mundanos do consumo, mas também, para muitos, no relacionamento pessoal com a nova realidade. Numa atitude mais solidária. Numa maior consciência sobre cidadania e desigualdade. Na percepção da importância da atualização pessoal e profissional. Na preocupação com o cuidar da saúde e do bem-estar, para si e daqueles que são próximos. Na percepção da nossa vulnerabilidade.

Igualmente relevante é a transformação estrutural do mercado. Os grandes ficaram maiores e os menores ficaram menores. Os financeiramente bem estruturados ficaram ainda mais relevantes para evoluir. Os modelos de organização e gestão mudaram decisivamente com crescimento exponencial da importância da agilidade, flexibilidade e adaptabilidade. E a percepção de que é possível fazer mais com menos e de forma mais eficiente e eficaz.

É o início de um período de liderança e mudança estrutural no mercado precipitado pelo crescimento dos Ecossistemas de Negócios, exemplificados por Magalu, Mercado Livre, Via, Americanas-B2W, Carrefour, Vivo, Claro, Riachuelo e Renner. Mas também com outros ecossistemas emergindo em outros segmentos, como saúde e educação.

Só não podemos nos encantar com a retomada de forma inconsequente e alienante, minimizando a consciência sobre nossos problemas e dificuldades, sobre os erros cometidos, sobre a crescente desigualdade, sobre a expansão da informalidade e sobre a distância que cresceu no período e que nos separa das economias mais desenvolvidas.

No mais, é tempo de acelerar para retomar o passo e buscar se posicionar e antecipar à nova realidade reconfigurada. Um tempo desafiador e instigante.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado & Consumo.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

NRF Retail Converge aponta perspectivas do varejo após ano desafiador

Próxima Postagem

Mercado Livre: Entrega no mesmo dia reforça aposta em logística para fidelizar cliente

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre eleva em 50% investimento em marketing na Black Friday deste ano, ante 2023

Mercado Livre: Entrega no mesmo dia reforça aposta em logística para fidelizar cliente

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.