Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Expandir com as oportunidades geradas pela crise

Redação de Redação
24 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

De 2010 para cá, o varejo brasileiro apresentou um crescimento acumulado de 32,5% (ante o PIB, que cresceu 16,10% no mesmo período). Foram anos fortemente beneficiados pelo aumento do poder de compra dos brasileiros e do aumento da classe média (a renda per capita cresceu 35%). Todos os segmentos do varejo cresceram fortemente nestes anos: o número de shopping centers cresceu 30% (112 novos empreendimentos inaugurados); supermercados (crescimento de 40,5% em número de lojas); franquias (39.276 novas unidades abertas); e e-Commerce (triplicou em faturamento).


Leia também:

-> Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda

-> Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para NRF Big Show ganha peso a cada edição


O varejo se movimentou e muitos investimentos ocorreram no setor – criação de novos formatos de varejo e novas marcas, ingresso de redes internacionais, fusões e aquisições, reformas e ampliações de lojas, modernização e automação enfim, o varejo brasileiro cresceu e ganhou escala, sendo que podemos afirmar que muitas redes brasileiras hoje não ficam nada a dever em comparação com as de países desenvolvidos. Tornou-se também o maior empregador do Brasil e se tornou, enfim, protagonista da economia brasileira, deixando de ser um setor coadjuvante.

Mas pela primeira vez vemos sinais de reversão da tendência. O aumento do desemprego e da inflação faz com que as famílias brasileiras percam o poder de compra e, principalmente, gera expectativas negativas, contaminando confiança e a propensão ao consumo.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, 150 mil lojas já pararam de funcionar neste ano. Esse número já se constitui por si só histórico, afinal, nunca tantas lojas fecharam num período tão curto de tempo. Um segmento fortemente afetado pela conjuntura atual é a de eletroeletrônicos. Praticamente todas as grandes redes estão se ajustando, seja fechando lojas, seja diminuindo as áreas de vendas. A Via Varejo por exemplo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, já demitiram 11 mil pessoas e fechou 31 lojas neste ano. Outro setor que teve queda acentuada é o de automóveis, onde 691 concessionárias já fecharam as portas, reflexos da queda de 20% nas vendas.

Caminhando por muitas ruas comerciais e alguns shopping centers Brasil afora, começam a se tornar visíveis os efeitos da crise – a profusão de tapumes, placas de aluguel e lojas provisórias são notórias.

Mas existem varejistas que também enxergam oportunidades de crescerem justamente neste momento adverso, aproveitando a maior oferta de áreas e imóveis, e uma maior flexibilidade nas negociações com os proprietários e administradores de shoppings.

Redes como as Óticas Carol, Renner, a estreia da Natura no varejo, Daiso e Forever 21 são algumas que mantêm seu ritmo de crescimento e obviamente usufruem de uma oferta maior de pontos comerciais e com custos de ocupação menores.

É, portanto, um bom momento para expandir sua rede e conquistar novos mercados, aproveitando as diversas oportunidades atuais no mercado imobiliário, sustentadas por uma visão de investimentos no mercado brasileiro de médio e longo prazo. Pense nisto.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

Blog Exame/Mercado e Consumo: Lições de Gestão pelo Timão

Próxima Postagem

GS&AGR realiza treinamento da metodologia Orçamento Base Zero

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

GS&AGR realiza treinamento da metodologia Orçamento Base Zero

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.