Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O pior Natal da década

Redação de Redação
3 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Em setembro deste ano, a massa salarial real apresentou queda de R$ 2,5 bilhões em relação ao mesmo mês de 2013, por conta da queda do emprego e dos salários. Em janeiro deste ano, tivemos 4,3% de desemprego e atingimos agora, nove meses depois, 7,6% – mesmo índice de 2008.

O saldo da carteira de crédito de pessoas físicas, que cresceu 31% entre 2014 e 2012 e 13% entre 2014 e 2013, cresceu apenas 5,2% entre janeiro e setembro deste ano, sinalizando as dificuldades de acesso ao crédito e também resultado das altas taxas de juros cobradas e uma política extremamente cautelosa de análise e concessão de crédito.

O endividamento total das famílias está supreendentemente estabilizado, com tendência à queda no índice, quando expurgada a parcela imobiliária.

O mais preocupante indicador atual é o Índice de Confiança do Consumidor que, calculado a partir de setembro de 2005, quando foi estabelecida a base 100, nestes meses de 2015, tem atingido seguidos e sucessivos picos de baixa, estando agora em 75,7 – média composta pelas expectativas futuras de 81,1 e as de curto prazo, incríveis 65,7. Estamos muito perto do fundo do poço na confiança do consumidor.

Tudo isso num quadro onde Governo Federal e Congresso esgrimam de forma inconsequente, de pirraça em pirraça, acusação em acusação, enquanto o País agoniza.

Esse cenário adverso, em praticamente todos os seus indicadores determinantes do comportamento de compras e a propensão ao consumo, sinaliza o pior Natal da década, sem praticamente nenhuma possibilidade de reversão.
O vácuo de liderança que se criou na esfera federal, com a omissão do setor empresarial, criou o quadro que mantém o País sem rumo e sem proposta, enquanto se discute a quem cabe a maior parcela de culpa.

Nesse período, empregos minguam, famílias são colocadas em situação de penúria, conquistas sociais são perdidas, a economia esfria e a desesperança toma conta da sociedade. E em Brasília se discute quem tem o maior cacife para bancar o próximo blefe.

O todo desse cenário político-econômico, conjugado com um Black Friday ainda mais promocional e que vai antecipar as vendas de Natal e mais a expectativa de liquidações para queimar saldos de estoque, depois do final do ano, não deixam dúvidas: será um Natal para se esquecer.

Se no passado, em outros momentos recessivos, podíamos falar de um Natal bem brasileiro, de muita festa com pouco dinheiro, neste ano, ao que tudo indica, nem motivo para festas teremos.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS 

Postagem anterior

É hora de inventar novos remédios, porque é grave a crise

Próxima Postagem

Shopping Centers: as 4 dimensões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Shopping Centers: as 4 dimensões

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.