Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A política está em todo lugar

Redação de Redação
1 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Giuliana Grinover*

– Estamos numa etapa em nosso País onde o assunto é política, seja para debater os erros do presente ou para discutir os desafios do futuro. Nas empresas que trabalhamos, esbarramos com política o tempo todo. E muitas vezes, a tal “política” faz com que muitos processos travem, desperdiçando tempo e energia, bastante importantes nos dias atuais.

Quem nunca se pegou pensando: “para o que mesmo fui convocado para essa reunião?”, ou ainda, “qual foi o resultado que alcançamos nessa reunião, nessa discussão?”. As reuniões são extensas, cansativas, muitas vezes sem um alinhamento anterior e aí vem a tal política: interesses diversos, negociações, intenções e agendas paralelas e outros pontos importantes não são colocados em pauta. Resultados: deixamos de tomar decisões importantes, ações não são planejadas e executadas, e nossa produtividade cai.

Muitas vezes, em projetos em grandes empresas, para que algo seja modificado ou reconstruído, passamos por uma série de discussões, que a princípio parecem desnecessárias. Mas são sim, e muito, necessárias e obrigatórias para transformar e chegar num ponto comum e melhor.

Em uma reportagem da Exame, encontrei o seguinte texto:
A empresa não deveria ser um ambiente em que reina a objetividade? Em que os profissionais são avaliados apenas pelo cumprimento de metas? Em que as promoções são definidas com base no mérito e as pessoas são reconhecidas só pela competência? A resposta – goste-se ou não – é bastante simples: não. “Toda aglomeração humana se constrói em cima de laços sociais, que não são apenas racionais”, afirma Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP). “É aí que entra em ação a política.” A politicagem é apenas um lado da política, o mais visível e detestável. Mas há também o lado nobre: a capacidade de se relacionar, de negociar, de se expressar bem em situações diversas, de articular grupos em torno de idéias, de persuadir, de intermediar conflitos e de liderar equipes.

Em paralelo, e saindo um pouco do mundo empresarial, como é a gestão de uma cidade? Em entrevista a CBN, a Viviane Mosé descreve a iniciativa da gestão participativa, que juntou diversos interesses e setores diferentes com os mesmos princípios. Certo, o segredo então é encontrar um objetivo comum e juntar pessoas e setores que possuem princípios semelhantes? Tarefa nada fácil, mas não impossível.

E nas nossas famílias, quer mais política? Tratar aquela tia ou tio distante, que você tem que convidar para a festa de seu filhinho, mas que na verdade, nunca nem perguntou se vocês estavam bem? Quem não tem alguém assim na sua família?

Temos que conviver com a política dentro das empresas. Fato.
Temos que encontrar as lideranças e mapear as pessoas de poder. Muitas vezes, o poder pode evitar conflitos.
Temos que desenvolver a nossa capacidade de relacionar-se, mesmo que com nossos opositores.
Traçar pontos de convergência.
Tomar a frente e expor sua opinião é necessário, mas faça-o de forma pensada e estudada.
Política é uma habilidade a ser desenvolvida. E fundamental, para ascensão e crescimento profissional.
E então, se está na moda hoje, faça a sua política agora! Mas lembre-se que sua competência técnica deve ser sólida e vir junto à política.

*Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR

Postagem anterior

Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail's Big Show 2016

Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile